22. Gerenciamento de Projetos

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POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS 

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Política Nacional de Cuidados é uma política pública que visa garantir o direito ao cuidado, tanto de quem o recebe quanto de quem o dá. A lei que a instituiu foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024. 

Objetivos 

  • Promover a corresponsabilização social e de gênero. 
  • Reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, remunerado e não remunerado. 
  • Enfrentar desigualdades estruturais no acesso ao cuidado. 
  • Reorganizar a visão social e cultural do cuidado. 
  • Reduzir o trabalho não remunerado de cuidado, que é predominantemente realizado por mulheres. 

Princípios

  • O cuidado é uma responsabilidade coletiva, que deve ser compartilhada entre homens e mulheres.  
  • O cuidado deve ser apoiado por políticas públicas robustas.  
  • O cuidado deve ser entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado.  

Implementação. A Política Nacional de Cuidados será implementada de forma descentralizada e articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA 

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O QUE VAMOS ESTUDAR? 

Índice 

  • Módulo 1. O Que é o Gerenciamento de Projetos.
  • Módulo 2. PMI
  • Módulo 3. PMBOK
  • Módulo 4. PMO. Escritório de Projetos
  • Módulo 5. Certificação PMP
  • Módulo 6. Quem são os Stakeholders
  • Módulo 7. Sponsor de Projeto
  • Módulo 8. Ciclo de Vida de um Projetos
  • Módulo 9. Tripla Restrição de Projetos
  • Módulo 10. (10) Áreas do Conhecimento do Gerenciamento de Projetos. 
  • Módulo 11. Gerenciamento do Escopo de um Projeto
  • Módulo 12. Áreas do Projeto
  • Módulo 13. Cronograma do Projeto
  • Módulo 14. Curva “S” ou curva de avanço físico do Projeto
  • Módulo 15. Software – MS Projeto
  • Módulo 16. Primavera P6

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Barbárie Cultural

Professores, Livros e Máquinas

Chamamos isso de educação moderna 

ESTILOS 

SER ESPECIALISTA OU GENERALISTA? 

MÓDULO 1. GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Gerenciamento de Projetos é a coordenação de atividades para atingir objetivos, respeitando prazos, custos e escopo. É uma área da administração que envolve planejamento, execução, monitoramento e controle. 

 

Gerenciamento de projetos

Objetivo

Alcançar os objetivos do projeto, de acordo com as metas estabelecidas

Etapas

Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento

Ferramentas

Metodologias, técnicas, habilidades, conhecimentos e experiência

Atividades

Definir escopo, cronograma, alocar recursos, monitorar riscos, comunicar e colaborar

Benefícios

Otimizar o uso de recursos, evitar desperdícios, atingir resultados esperados

O gerenciamento de projetos pode ser aplicado em diversos projetos, como: 

  • Desenvolvimento de software.
  • Lançamento de novos produtos.
  • Lançamento de novos serviços.
  • Organização de eventos.
  • Implementação de mudanças nas organizações. 

O gerenciamento de projetos é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso de projetos, independentemente do seu tamanho e complexidade.  

O QUE É GESTÃO DE PROJETOS? 

MÓDULO 2. PMI. Project Management Institute 

PMI pode referir-se a Project Management Institute, uma organização global que promove a gestão de projetos, ou a Procedimento de Manifestação de Interesse, um instrumento previsto na Lei 14.133/2021. 

Project Management Institute (PMI) 

  • É uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais de gestão de projetos. 
  • Oferece certificações, padrões, cursos, ferramentas, publicações e comunidades. 
  • Promove a formação e educação dos profissionais de gestão de projetos. 
  • Desenvolve padrões globais que estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos. 
  • Promove o debate sobre a gestão de projetos. 
  • Investe na qualificação dos profissionais do setor. 

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) 

  • É um instrumento auxiliar previsto na Lei 14.133/2021. 
  • Tem por intuito solicitar à iniciativa privada a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras

O QUE É O PMI? 

MÓDULO 3. PMBOK (Project Management Body of Knowledge) 

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de boas práticas para a gestão de projetos. O seu objetivo é padronizar e difundir as melhores práticas de gestão de projetos. 

Principais objetivos do PMBOK 

  • Identificar e descrever processos. 
  • Reconhecer os ciclos de vida dos projetos. 
  • Identificar as fases dos projetos. 
  • Estabelecer termos padronizados para facilitar a comunicação entre equipes. 
  • Clarificar o entendimento sobre orçamento, qualidade, aquisição, cronograma e outras competências. 

Quem é responsável pelo PMBOK? O PMBOK é elaborado, editado e publicado pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição internacional sem fins lucrativos. 

Principais mudanças da 7ª edição

A sétima e atual versão do PMBOK foi lançada em 2021. Entre as principais mudanças, destacam-se: 

  • A aplicação do guia é extensiva a todo e qualquer projeto. 
  • O público-alvo inclui também as equipes envolvidas e os product owners (POs). 

As orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais. 

O QUE É O PMBOOK? 

MÓDULO 4. (PMO) Escritório de Gerenciamento de Projetos

Escritório de Prrojetos, também conhecido como PMO (Project Management Office), é um departamento que orienta e gerência projetos de uma empresa. 

Funções 

  • Centralizar a gestão de projetos, padrões, decisões e estratégias. 
  • Supervisionar o trabalho dos gerentes de projetos. 
  • Orientar e aconselhar os gerentes de projetos. 
  • Oferecer treinamentos. 
  • Padronizar e centralizar as boas práticas de projetos. 
  • Compartilhar lições aprendidas. 
  • Estabelecer uma comunicação eficiente entre os diferentes times e projetos. 
  • Gerir o portfólio de projetos. 

Benefícios 

  • Aumentar a taxa de sucesso dos projetos. 
  • Reduzir custos. 
  • Aumentar a produtividade. 
  • Garantir que mais projetos de grande escala obtenham sucesso a longo prazo. 
  • Reduzir a carga de trabalho dos executivos. 

Tipos de PMO

  • PMO de suporte.
  • PMO diretivo.
  • PMO de controle. 

Importância

O PMO é mais relevante para organizações corporativas que gerenciam vários projetos de alta prioridade a qualquer momento. 

O QUE É O PMO? 

MÓDULO 5. CERTIFICAÇÃO PMP (Project Menagement Professional)

Certificação Project Management Professional (PMP) é uma credencial que atesta a capacidade de um profissional gerir projetos. É uma das certificações mais reconhecidas e valorizadas no mundo. 

 

Certificação PMP

O que é

Certificação de gerenciamento de projetos

Quem pode obter

Profissionais com experiência na área de gerenciamento de projetos

O que comprova

Habilidade para gerir pessoas, processos e prioridades de um projeto

Vantagens

Aumenta as chances de empregabilidade

Onde é reconhecida

Em mais de 150 países

Quem a oferece

Project Management Institute (PMI)

Para obter a certificação PMP, é necessário: 

  • Ter experiência de pelo menos 3 anos na área
  • Ter educação formal em Gerenciamento de Projetos
  • Ser aprovado em um exame de múltipla escolha

A certificação PMP pode ser um diferencial competitivo significativo na carreira. Ela pode abrir o leque para atuar em diversas áreas, como: 

  • Petróleo e Gás.
  • Tecnologia da Informação.
  • Marketing. 

O PMI também oferece outras certificações, como: 

  • Certified Associate in Project Management (CAPM).
  • PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP). 

COMO CERTIFICAR EM PMP? 

MÓDULO 6. QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS? 

Um Stakeholder é uma pessoa, grupo ou organização que tem interesse ou é afetado por uma empresa, projeto ou iniciativa. O termo vem do inglês stake, que significa interesse, e holders, que significa aquele que possui. 

 

Stakeholder

Definição

Parte interessada que pode influenciar ou ser influenciada por uma organização

Exemplos

Colaboradores, clientes, investidores, fornecedores, comunidades locais, reguladores governamentais

Importância

São fundamentais para o gerenciamento e manutenção de uma empresa

É importante conhecer os stakeholders para: 

  • Estabelecer boa comunicação e colaboração.
  • Atender às expectativas e alcançar os objetivos esperados. 
  • Legitimar as iniciativas de um negócio. 
  • Influenciar seus resultados. 
  • Garantir que as necessidades e expectativas deles sejam consideradas e atendidas. 

Para identificar os stakeholders relevantes, é possível: 

  • Realizar reuniões de brainstorming.
  • Consultar pesquisas com o público.
  • Conversar com especialistas na área de atuação do negócio. 

É importante gerenciar os stakeholders para construir relações positivas e assegurar o sucesso da organização a longo prazo. 

STAKEHOLDERS

MÓDULO 7. SPONSOR DE PROJETO  

Sponsor de Projeto, também conhecido como patrocinador, é uma pessoa ou grupo que fornece recursos e suporte para um projeto. O sponsor é responsável por garantir o sucesso do projeto. 

 

Responsabilidades do sponsor

Defesa

Defender o projeto, comunicar sua importância e obter adesão

Suporte

Fornecer recursos e suporte à equipe do projeto

Alinhamento

Garantir que o projeto esteja alinhado com a visão e a missão da empresa

Orientação

Orientar o projeto, tomar decisões críticas, enfrentar desafios

Comunicação

Facilitar a comunicação entre a equipe do projeto e a gerência sênior

Acompanhamento

Acompanhar de perto o projeto e estar presente nas situações críticas

Intervenção

Intervir em problemas críticos, remover barreiras entre equipes e departamentos

O sponsor pode ser: 

  • Um membro sênior da gerência. 
  • Um executivo. 
  • Um parceiro. 
  • Um fornecedor. 
  • Um cliente. 
  • Uma autoridade governamental. 

O sponsor é um elo vital entre a equipe do projeto e a gerência sênior. Ele é fundamental para o sucesso do projeto. 

STAKEHOLDERS

MÓDULO 8. CICLO DE VIDA DE UM PROJETO

Ciclo de Vida de um Projeto é o conjunto de fases que um projeto passa desde o início até o fim. Ele é uma estrutura que ajuda a organizar e gerenciar o projeto. 

Etapas São: 

  • Desenvolvimento do Projeto.
  • Planejamento do Projeto.
  • Execução do Projeto. 
  • Controle do Projeto. 
  • Finalização do Projeto. 
 

Ciclo de vida de um projeto

Objetivo

Guiar o projeto até a conclusão, com qualidade e eficiência

Vantagens

Permite monitorar o progresso, identificar desvios, e evitar imprevistos

Fases

Iniciação, planejamento, execução, ajustes e alterações, e encerramento

Adaptabilidade

Pode ser flexível e ajustado às necessidades específicas de cada projeto

O ciclo de vida de um projeto é importante porque: 

  • Permite que o projeto seja executado com mais organização e estratégia 
  • Permite que o projeto seja monitorado e controlado com mais eficiência 
  • Permite que o projeto seja finalizado com mais qualidade e rapidez 
  • Permite que o projeto seja entregue dentro do prazo e orçamento 

O ciclo de vida de um projeto pode ser subdividido em subunidades, de acordo com a complexidade do projeto. 

CICLO DE VIDA DE UM PROJETO (fases)

MÓDULO 9. TRIPLA RESTRIÇÃO DE UM PROJETO 

Tripla Restrição é um conceito de gestão de projetos que considera as limitações de tempo, custo e escopo de um projeto. É também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição. 

 

Descrição

Escopo

O que será efetivamente construído

Prazo

A linha do tempo para entregar o projeto

Custo

O orçamento, limite de gastos destinado ao projeto

A tripla restrição é um modelo mental que ajuda a equilibrar as três áreas para manter um produto final de alta qualidade. 

Como a tripla restrição funciona?

  • Qualquer alteração em uma das restrições afeta as outras duas. 
  • Para aumentar o escopo, você precisa aumentar o custo e/ou o prazo. 
  • Para diminuir o prazo, você precisa aumentar o custo e/ou reduzir o escopo. 
  • Para diminuir o custo, você precisa reduzir o escopo. 

Para manter o controle da tripla restrição, o gerente de projeto pode fazer trade-offs. 

Por exemplo, se o escopo do projeto se expande, a equipe pode implantar mais recursos para entregar o trabalho no prazo, o que implicaria em um custo maior. 

O Smartsheet define a tripla restrição como

  • Escopo.
  • Cronograma.
  • Custo ou “bom, rápido, barato”. 

RESTRIÇÃO TRIPLA DE UM PROJETO

MÓDULO 10. (10) ÁREAS DO CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Áreas de Gerenciamento de Projetos são as áreas de conhecimento e atividades que devem ser planejadas e controladas para que um projeto seja bem-sucedido. 

Áreas de Gerenciamento de Projetos

  1. Gerenciamento de Integração
  2. Gerenciamento do Escopo
  3. Gerenciamento do Tempo
  4. Gerenciamento do Custo
  5. Gerenciamento da Qualidade
  6. Gerenciamento do Recursos Humanos
  7. Gerenciamento das Comunicações
  8. Gerenciamento do Risco
  9. Gerenciamento das Aquisições
  10. Gerenciamento das Partes Interessadas

O gerenciamento de projetos é uma área da administração de empresas. O objetivo é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e conforme as metas. 

O gerenciamento de projetos envolve: 

  • Definir os conhecimentos, habilidades e recursos necessários. 
  • Elaborar planos. 
  • Executar processos de controle. 
  • Monitorar o desempenho do projeto. 
  • Resolver conflitos de interesses. 
  • Motivar a equipe. 

10 ÁREAS DO CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

MÓDULO 11. GERENCIAMENTO DO ESCOPO DE UM PROJETO 

Escopo de um Projeto é o conjunto de atividades, recursos e prazos necessários para atingir os objetivos do projeto. É um documento que define os limites do projeto e o que deve ser entregue. 

 

Escopo do projeto

O que é

Tudo o que é necessário para entregar um produto, serviço ou resultado

O que inclui

Metas, objetivos, prazos, entregas, custos, atividades, restrições, premissas

O que define

O que está e o que não está incluído no projeto

O que permite

Entregar um resultado preciso, que cumpra as expectativas de todos

O que ajuda

Evitar atrasos ou excesso de trabalho

O que orienta

O planejamento, a execução e o controle do projeto

O escopo do projeto é um documento que deve ser definido, documentado e disponível para consulta a qualquer momento. 

Para definir o escopo de um projeto, você pode: 

  1. Descrever detalhadamente o projeto e o produto. 
  1. Definir metas, prazos e entregáveis. 
  1. Identificar as necessidades das partes interessadas. 
  1. Considerar os recursos disponíveis. 
  1. Estabelecer os processos. 
  1. Considerar os pressupostos e dependências. 

Um escopo incompleto pode prejudicar o mapeamento de tarefas, custos e prazos, o que pode levar a atrasos e aumento de custos. 

ESCOPO DO PROJETO 

MÓDULO 12. ÁREAS DE UM PROJETO

Áreas de um projeto são as subdisciplinas que compõem a gestão de projetos. Elas são organizadas por ordem de importância e não têm uma ordem cronológica. 

Essas áreas são chamadas de “Marco de Projeto” são nessas áreas subdividas por níveis de planejamento e execução que facilitam o desempenho das atividades do projeto.

MARCO OU MILESTONES DO PROJETO 

MARCO DO PROJETO NO MS PROJECT

MÓDULO 13. CRONOGRAMA DO PROJETO 

Cronograma de Projeto é um documento que organiza as tarefas e prazos de um projeto. Ele é uma ferramenta de gestão que ajuda a garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo. 

O que ele contém? 

  • Datas de início e término de cada etapa. 
  • Marcos, como entregas principais, revisões, reuniões. 
  • Dependências entre as atividades. 
  • Recursos necessários, como pessoas, equipamentos e materiais. 
  • Grau de priorização de cada fase. 

Para que serve? 

  • Garante que todos os envolvidos no projeto entendam suas responsabilidades e prazos. 
  • Ajuda a evitar atrasos nas entregas. 
  • Permite antecipar desvios e tomar ações corretivas. 
  • Ajuda a assegurar a satisfação do cliente. 

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CRONOGRAMA DO PROJETO

MÓDULO 14 . CURVA S DO PROJETO 

Curva de Avanço Físico de um Projeto é um gráfico que mostra o progresso do projeto ao longo do tempo, relacionando o trabalho realizado com o tempo. É uma ferramenta de gestão de projetos que permite acompanhar o andamento do projeto e comparar o que foi planejado com o que foi realizado. 

Como funciona

  • O eixo vertical (y) do gráfico corresponde à baseline de custos e trabalho.  
  • O eixo horizontal (x) corresponde ao tempo de andamento do projeto.  
  • O formato do gráfico normalmente forma um “S” solto e raso.  

Vantagens

  • Permite monitorar todas as etapas do projeto, desde o seu início até a sua etapa final. 
  • Permite extrair uma série de decisões administrativas e financeiras.  
  • Permite acompanhar custos, mão de obra e recursos alocados.  
  • Permite rever etapas ou realizar atualizações corretivas em casos de atrasos, problemas ou gastos excessivos.  

Usos

  • É uma ferramenta muito eficiente para apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos.  
  • É muito versátil, sendo facilmente entendido pela alta direção e podendo ser detalhado até o nível necessário para as equipes trabalhando no projeto.  

CURVA “S” NO EXCEL

MÓDULO 15 – SOFTWARE MS PROJECT

Software Microsoft Project é um software de gestão de projetos que ajuda a planejar, executar e acompanhar o progresso de iniciativas. Ele é desenvolvido pela Microsoft e faz parte do Microsoft 365. 

 

O que o Microsoft Project faz

Planejamento

Cria planos de projetos, define prazos, e estima esforços

Execução

Designa tarefas, gerencia recursos, e controla orçamentos

Acompanhamento

Gera relatórios, visualiza o cronograma, e acompanha o caminho crítico

Colaboração

Permite a colaboração em projetos, mesmo quando se está em diferentes locais

Integração

Integra-se com outras aplicações da Microsoft, como Excel, Word, e Teams

O Microsoft Project é uma ferramenta popular no gerenciamento de projetos. Ele pode ajudar gerentes de projeto a: 

  • Aumentar as chances de sucesso.
  • Garantir que os projetos sejam entregues no prazo e dentro do orçamento.
  • Melhorar os negócios.
  • Desenvolver planos.
  • Analisar fluxo de trabalho. 

O Microsoft Project está disponível na versão para a Web e na versão para a área de trabalho. 

CURVA “S” NO EXCEL

MÓDULO 16 – SOFTWARE PRIMAVERA P6 

Primavera P6 é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que permite planejar, gerenciar e analisar projetos, programas e portfólios. É desenvolvido pela Oracle. 

O Primavera P6 pode ser usado em diversas indústrias, como construção, governo, saúde e manufatura. 

Principais recursos 

  • Priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos. 
  • Identificar riscos ocultos no cronograma de projetos. 
  • Agendar, rastrear e relatar projetos. 
  • Gerenciar projetos complexos e multifacetados. 

Versões 

  • Primavera P6 Professional, que inclui um programa de software. 
  • Primavera P6 Enterprise, que inclui um software e um aplicativo da web. 

Acesso

  • O Primavera P6 pode ser instalado em um computador ou acessado como um aplicativo on-line.  
  • O Primavera P6 EPPM é 100% baseado na web, então ele roda em um navegador. 

Recomendações 

  • Treinamento para usuários iniciantes é altamente recomendado. 
  • O Primavera P6 pode ser usado para projetos de qualquer tamanho. 

SOFTWARE PRIMAVERA P6

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“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

TODAS AS PESSOAS DEVERIAM ASSISTIR ESSE VÍDEO 

EU, DANIEL BLACK 

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Formação Profissional

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GERENCIAMENTO DE PROJETOS

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Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.

Cursos: ESG. Governança

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Cursos: ESG. Gerenciamento das Cidades 

Gerenciamento das Cidades

  1. ESG. Governança
  2. Gerenciamento das Cidades
  3. Temas do Século XXI
  4. Estados Brasileiro
  5. Municípios Brasileiro
  6. IBGE Cidades
  7. Planejamento Urbano
  8. Ciência da Administração
  9. Urbanização
  10. Licitação Pública
  11. Políticas Públicas
  12. Gerenciamento de Projetos

Cursos: ESG. Inovação & Tecnologia 

Inovação & Tecnologia

  1. ESG. Governança
  2. Inovação & Tecnologia
  3. Tecnologias
  4. Tecnologia da Informação
  5. Ciência de Dados & Inteligência Artificial 
  6. Engenharia da Computação
  7. Engenharia de Software
  8. Modelo de Ecossistema Digital
  9. Engenharia de Transporte e Logística 
  10. Engenharia de Transporte e Logística
  11. Engenharia Eletrônica e Robótica
  12. Estrutura de Redes de Computadores 
  13. Lean IT Para Projetos
  14. Sistemas Estruturados Para Indústria 4.0
  15. Metaverso 
  16. Cloud & IOT
  17. Robótica Educacional 
  18. Business & IT
  19. Segurança e Defesa Cibernética 
  20. Redes Sociais 
  21. Condomínios Inteligentes 
  22. Business
  23. ERP
  24. Gestão de Mídias Sociais
  25. CRM

Cursos: ESG. Cidades Inteligentes 

Cidades Inteligentes 

  1. ESG. Governança
  2. Cidades Inteligentes
  3. CBCI
  4. Sociedade 5.0
  5. Cidade Modelo
  6. Smart City

Cursos: ESG. Branding Social  

Branding Social

  1. ESG. Governança
  2. Branding Social 
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  6. Outbound Marketing

Cursos: ESG. Indústria & Comércio 

Indústria & Comércio

  1. ESG. Governança
  2. Indústria & Comércio
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  7. Usina de Cana-de-Açúcar
  8. Normas Técnicas
  9. ISO 14001
  10. IS0 9001
  11. Gestão da Qualidade

Cursos: ESG. Segurança Pública 

Segurança Pública

  1. ESG. Governança
  2. Segurança Pública
  3. Prevenção / Uso de Drogas
  4. Violência no Brasil 
  5. Código de Defesa do Consumidor
  6. Violência Contra Animais
  7. Violência Sexual no Brasil 
  8. Fake News
  9. Violência Contra Mulheres
  10. Violência Contra LGBTQIAP+
  11. Violência Contra Negros
  12. Violência Contra Crianças
  13. Violência Contra Jovens
  14. Violência Contra Idosos

Cursos: ESG. Educação 4.0

Educação 4.0

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  2. Educação 4.0
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Cursos: ESG. Serviços Essenciais 

Serviços Essenciais 

  1. ESG. Governança
  2. Serviços Essenciais 
  3. Água Potável 
  4. Energia Elétrica
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  6. Saneamento Básico
  7. Transporte Público 
  8. Áreas Verdes Para Lazer
  9. Ruas Calçadas
  10. Ruas Asfaltadas
  11. Coleta de Lixo Orgânico
  12. Coleta de Lixo Reciclado
  13. Coleta de Lixo Hospitalar
  14. Reciclagem de Lixo

Cursos: ESG. Politicas Sociais 

Politicas Sociais

  1. ESG. Governança
  2. Políticas Sociais 
  3. Como Se Faz Tecnologia Social? 
  4. Segregação Socioespacial
  5. Pessoas em Situação de Rua 
  6. Religião 
  7. Consumo de Álcool
  8. Consumo de Drogas
  9. Pobreza no Brasil 
  10. Fome no Brasil 
  11. Direitos Humanos
  12. Bolsa Família
  13. Gravidez na Adolescência
  14. Assistencialismo no Brasil

Cursos: ESG. Saúde Pública

Saúde Pública

  1. ESG. Governança
  2. Saúde Pública
  3. INSS no Brasil
  4. Saúde Mental 
  5. Saúde Física 
  6. Psicologia Social 
  7. Psicologia
  8. Hospitais Públicos no Brasil 
  9. Psiquiatria
  10. Assistência Social 
  11. Assistencialismo Social 

Cursos: ESG. Temas do Século XXI

Cursos: EADs

Estude em Nossas EADs

  1. EAD Turismo
  2. EAD PCD
  3. EAD Mulher
  4. EAD Juventude
  5. EAD Gerando Renda
  6. EAD Cidades

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TECNOLOGIA SOCIAL

Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O que fazem as incubadoras sociais? 

  • Apoiar a criação de negócios inovadores. 
  • Gerar alto impacto social. 
  • Sustentabilidade financeira. 
  • Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local. 
  • Estimular a capacidade empreendedora. 
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Como as incubadoras sociais funcionam? 

  • Orientam na mobilização de recursos. 
  • Acompanham o progresso do projeto. 
  • Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas. 
  • Avaliam o impacto de seus projetos sociais. 
  • Identificam indicadores chave de desempenho. 
  • Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados. 

Exemplos de incubadoras sociais: 

  • SIE – Incubadora Social da UFR.
  • Incubadora Social da UFT.
  • Incubadora Social da FEA Social. 

TECNOLOGIA SOCIAL 

CAMINHO OU DESTINO?

Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados. 

Destino

  • Um estado ou fim predeterminado.  
  • Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.  
  • Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.  
  • O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.  
  • A aplicação, o emprego ou o uso.  
  • O fim para que se reserva alguma coisa.  
  • Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.  
  • Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.  
  • Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. 

Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica

Sinônimos de destino 

  • Sina.
  • Sorte.
  • Fatalidade.
  • Fado.
  • Estrela.
  • Dita.
  • Fortuna.
  • Acaso.
  • Ventura.
  • Fadário.

STORYTELLING CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – 50 POST

Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.

  • Posts.
  • Personagem.
  • Ambiente.
  • Conflito.
  • E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem. 

O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências. 

Algumas técnicas de storytelling incluem: 

  • Educação em post. 
  • Jornada do herói. 
  • A montanha. 
  • Sobreposição de narrativas. 
  • Sparklines. 
  • In media res. 
  • Convergência de ideias. 

Alguns elementos principais do storytelling são: 

  • Mensagem.
  • Ambiente.
  • Personagem.
  • Conflito. 

Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como: 

  • Comunicação.
  • Educação Formal.
  • Educação Interativa. 
  • Marketing.
  • Administração.
  • Processos seletivos. 

COMO USAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO

Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal. 

O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000. 

Princípios do ócio criativo 

  • Equilibrar trabalho, estudo e lazer. 
  • Extrair o máximo de cada momento. 
  • Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade. 
  • Explorar novas ideias. 
  • Conectar pontos aparentemente desconexos. 
  • Resultar em soluções inovadoras. 

Atividades que estimulam o ócio criativo 

  • Quebra-cabeças. 
  • Jogos de tabuleiro. 
  • Atividades manuais. 
  • Caminhar na natureza. 
  • Desenhar. 
  • Escrever. 
  • Contemplar o ambiente ao redor. 
  • Visitar galerias de arte. 
  • Assistir a peças teatrais. 
  • Ouvir música. 

O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas. 

ÓCIO CRIATIVO 

CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES 

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes define o conceito de “cidades inteligentes” no Brasil e estabelece uma agenda para a transformação digital das cidades. 

Objetivos 

  • Integrar a transformação digital nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável. 
  • Prover acesso equitativo à internet de qualidade. 
  • Melhorar a mobilidade e acessibilidade. 
  • Implementar tecnologias verdes. 
  • Promover a economia circular. 
  • Ampliar o uso de tecnologias digitais para promover a transparência. 
  • Estimular o ecossistema de inovação. 

Características

  • Considera os riscos e oportunidades da transformação digital.  
  • Leva em conta as diversidades e desigualdades presentes nas cidades brasileiras.  
  • Propõe um uso ético da tecnologia, a serviço do bem comum e das pessoas.  
  • Respeita a dignidade humana e a privacidade.  

Processo de construção

  • Foi construída por meio de um processo colaborativo, com a participação de instituições públicas e privadas.  
  • O processo de construção coletiva do documento contou com a realização de Oficinas de trabalho.  
  • Foi lançada em dezembro de 2020.  

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da SMDRU/MDR onde estão expressos o conceito de “cidades inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a transformação digital das cidades brasileiras na perspectiva do desenvolvimento urbano. 

APRESENTAÇÃO DA CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES 

PROJETO AVANÇA BRASIL

Avança Brasil foi um programa federal de infraestrutura do governo Cardoso, que pretendia modernizar o país. O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento. 

Características do Programa

  • O programa envolvia vários projetos em áreas como economia, política e sociedade.  
  • O objetivo era modernizar o país.  
  • Os investimentos em infraestrutura eram considerados fundamentais para a expansão da economia.  
  • O programa tinha um orçamento estimado de US$ 43 bilhões.  
  • O programa foi planejado para ser implementado de 2000 a 2020.  

Impactos ambientais 

  • O programa gerou impactos ambientais, como o desmatamento e a perda de oportunidades de uso sustentável da floresta. 
  • O sistema de avaliação de impacto ambiental no Brasil não era capaz de atender ao desafio apresentado pelo Avança Brasil. 

Substituição do programa . O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento sob os governos Lula da Silva e Rousseff. 

BRASIL, UM PAÍS DO FUTURO

LINGUAGEM DO FUTURO

METODOLOGIAS ÁGEIS 

Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas e práticas de gestão que visam acelerar e aumentar a eficiência de projetos. Elas são baseadas em ciclos de trabalho iterativos e incrementais. 

As metodologias ágeis valorizam: 

  • Flexibilidade. 
  • Adaptação a mudanças. 
  • Comunicação eficaz. 
  • Trabalho em equipe. 
  • Resposta rápida às necessidades do cliente. 
  • Colaboração interativa. 
  • Entrega rápida de produtos ou serviços funcionais. 

Algumas metodologias ágeis incluem: 

  • Scrum. 
  • Kanban. 
  • Extreme Programming (XP).
  • Lean Software Development. 
  • Crystal. 
  • Microsoft Solutions Framework (MSF). 

As metodologias ágeis podem ser mais adequadas para projetos complexos, em que há incerteza, múltiplos fatores interdependentes e falta de soluções claras. 

As metodologias ágeis podem ajudar as empresas a: 

  • Ser mais eficientes, Manter-se competitivas.
  • Atrair e reter talentos.
  • Personalizar a solução oferecida.
  • Garantir que o produto ou serviço satisfaça as necessidades do cliente. 

METODOLOGIAS AGÉIS

ESTRUTURA SOCIAL DIGITAL  

Estrutura Social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente por meio de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.
 

ESTRUTURA SOCIAL (sociologia)

PILARES DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

4 PILARES DA EDUCAÇÃO 

Qual é o objetivo do Pilar aprender a Fazer na educação para o século XXI?
 
  • Aprender a fazer. Neste pilar, o importante é entender e reconhecer as habilidades pessoais de cada um. Não apenas visando uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, é preciso conhecer as competências que tornam a pessoa apta a diferentes situações ao longo da vida, além de trabalhar em equipe.

DESAFIOS DA GOVERNANÇA FUTURISTA

COMPETÊNCIAS DO GESTOR DO SÉCULO XXI

IPS. ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL   

Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de uma região. Ele permite avaliar a qualidade de vida da população e identificar necessidades básicas não atendidas. 

Como é calculado? O IPS é baseado em indicadores selecionados em três dimensões: 

  1. Necessidades Humanas Básicas.
  2. Fundamentos do Bem-Estar.
  3. Oportunidades.

O IPS é uma ferramenta de gestão territorial que usa dados públicos.  

O IPS permite comparar municípios, estados e regiões.  

Para que serve? O IPS pode ser usado para:

  • Definir políticas públicas com base nas demandas de cada região.
  • Identificar as diferenças entre os territórios.
  • Corrigir o rumo das políticas públicas.
  • Identificar se as pessoas têm o que precisam para prosperar.

Alguns indicadores do IPS: 

  • Mortalidade infantil. 
  • Baixo peso ao nascer. 
  • Mortalidade materna. 
  • Internações infantis por crise respiratória aguda. 
  • Acesso à água canalizada. 
  • Acesso a esgotamento sanitário. 
  • Acesso a banheiro. 
  • Acesso à energia elétrica. 

IPS É O FUTURO DA NAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURA SOCIAL DO IPS.

ÍNDICADORES DO IPS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E CORPORATIVA DO SÉCULO XXI 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais e 169 objetivos que visam promover o desenvolvimento sustentável. Eles foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e devem ser alcançados até 2030. 

Os ODS são um apelo global para: 

  • Acabar com a pobreza. 
  • Proteger o meio ambiente e o clima. 
  • Garantir paz e prosperidade para todos. 
  • Promover o bem-estar e os direitos de todas as pessoas. 

Os ODS são baseados em três pilares fundamentais:

  • Social.
  • Ambiental.
  • Econômico.

Eles servem como diretrizes para:

  • Governos.
  • Empresas.
  • Sociedade civil.
  • Cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. 

Cada país adapta as metas às suas realidades e desafios, incorporando-as em políticas públicas, programas e projetos. 

Você pode saber mais sobre os ODS no site da ONU. 

IBGE EXPLICA. O QUE SÃO AS ODS?  

GOVERNANÇA PÚBLICA 

Vamos Conhecer 7 Princípios Para Governança Pública. 

  1. Capacidade de Respostas.
  2. Integridade. 
  3. Confiabilidade. 
  4. Melhoria Regulatória.
  5. Transparência.
  6. Prestação de Contas
  7. Responsabilidade

Governança pública é um conjunto de práticas, princípios e mecanismos que orientam a gestão pública.

O objetivo é tomar decisões e administrar relações com a sociedade, para prestar serviços e conduzir políticas públicas. 

Princípios da governança pública.

  • Capacidade de resposta.
  • Integridade.
  • Confiabilidade.
  • Melhoria regulatória. 

Mecanismos da governança pública.

  • Prestação de contas e responsabilidade.
  • Transparência.
  • Liderança.
  • Estratégia.
  • Controle. 

Objetivos da governança pública 

  • Garantir a transparência, a eficiência e a eficácia na gestão pública. 
  • Conduzir políticas públicas. 
  • Prestar serviços de interesse da sociedade. 
  • Atender aos interesses coletivos. 

Pilares da Governança Pública

  • Transparência.
  • Accountability. 

A governança pública é implementada por meio de práticas que envolvem a avaliação, a direção e o monitoramento da gestão. Essas práticas devem ser transparentes e atender aos interesses coletivos. 

GOVERNANÇA PÚBLICA 

GOVERNANÇA CORPORATIVA 

Governança Privada é um conjunto de normas e práticas que visam melhorar a competitividade e os resultados de uma empresa. Também é conhecida como governança corporativa. 

Objetivos.

  • Aumentar a competitividade da empresa.
  • Melhorar os processos internos.
  • Fortalecer a marca no mercado.
  • Atrair mais clientes e investidores.
  • Reduzir irregularidades. 

Princípios 

  • Transparência.
  • Equidade.
  • Prestação de contas.
  • Responsabilidade. 

Benefícios 

  • Criação de uma cultura organizacional ética e transparente.
  • Fortalecimento da imagem institucional.
  • Aumento da confiança da equipe. 

Governança privada e governança pública. A governança Pública e a Governança Privada têm diferentes finalidades, mas são baseadas nos mesmos princípios. 

Governança corporativa no setor público. No setor público, a governança corporativa deve levar em conta o ambiente político, com foco em verificações, contabilidade e sistemas de valores. 

GOVERNANÇA CORPORATIVA 

ADMINISTRAÇÃO

Administração é a atividade de gerenciar recursos, pessoas ou negócios para atingir objetivos. É uma área de conhecimento que envolve o planejamento, a organização, a liderança e o controle. 

O que um administrador faz? 

  • Planeja, organiza, controla e assessoras as organizações. 
  • Implementa programas e projetos. 
  • Elabora planejamento organizacional. 
  • Promove estudos de racionalização. 
  • Controla o desempenho organizacional. 
  • Toma decisões estratégicas. 
  • Otimiza processos
  • Lidera equipes. 

Onde a administração está presente? 

  • Nas empresas.
  • Nas instituições de direito público e privado.
  • Na administração pública. 

Como a administração evoluiu?

  • A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XIX, levou à necessidade de organizar os estabelecimentos. 
  • O desenvolvimento de novas tecnologias e a globalização transformaram as práticas administrativas.  
  • A administração moderna foca na adaptabilidade, na diversidade e na inclusão.  

A palavra administração vem do latim 

  • Ad quer dizer direção ou tendência para
  • Minister quer dizer subordinação ou obediência

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 

TECNOLOGIA SOCIAL 

  • Pilar 1. Comunicação Assertiva. 
  • Pilar 2. Ação Humana.
  • Pilar 3. Busca por Conhecimento
  • Pilar 4. Organização e Planejamento. 
  • Pilar 5. Insistência e Persistência. 

PILAR 1. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 

Comunicação Assertiva é a capacidade de expressar-se de forma clara e respeitosa, sem desrespeitar os outros. É uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis e a evitar conflitos. 

Características 

  • Transmitir informações de forma objetiva. 
  • Manter um ambiente de diálogo aberto. 
  • Evitar ambiguidades e mal-entendidos. 
  • Construir uma conversa coerente e ágil. 
  • Dialogar com firmeza, mas sem deixar de ser respeitoso. 

Vantagens 

  • Reduz a tensão. 
  • Melhora a relação entre cliente e empresa. 
  • Favorece a colaboração mais eficiente. 
  • Minimiza conflitos desnecessários. 
  • Demonstra a inteligência social. 
  • Faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse. 

Dicas 

  • Dê espaço a si para refletir. 
  • Reconheça seus sentimentos. 
  • Ouça o que sua intuição lhe diz. 
  • Escolha o canal adequado para cada tipo de contato. 
  • Tenha um discurso sempre alinhado com os objetivos da organização. 

Aplicabilidade. A comunicação assertiva é fundamental para bons profissionais, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 

PILAR 2. AÇÃO HUMANA 

Ação Humana é o comportamento ou conduta deliberada, consciente e voluntária, que visa alcançar um fim. 

Características

  • A ação humana é deliberada, ou seja, inicia-se com a percepção de um fim. 
  • A ação humana é motivada por necessidades vitais elementares. 
  • A ação humana é moldada pelas decisões e comportamentos que tomamos. 

Consequências

  • A ação humana pode ter consequências no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. 
  • As decisões e comportamentos que tomamos moldam nosso caráter. 

Teorias sobre a ação humana

  • Aristóteles diz que a felicidade é o fim das ações humanas. 
  • Ludwig von Mises, economista austríaco, defende o capitalismo laissez-faire a partir da praxeologia. 
  • A praxeologia é uma metodologia que busca investigar o processo humano de tomada de decisão. 

Axioma da ação 

  • O axioma da ação é a base da praxeologia na Escola Austríaca.
  • O axioma da ação propõe que todos os Homo sapiens utilizem propositalmente meios para atingir os fins desejados.

PILAR 3. BUSCA POR CONHECIMENTO 

O Conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Conhecimento é a capacidade de compreender, apreender e entender as coisas, e de criar e experimentar o novo. É uma forma de compreender a realidade, que se fundamenta na percepção, na imaginação ou no intelecto. 

O conhecimento é construído através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É uma relação entre o sujeito (que é aquele que conhece) e o objeto (que é aquilo a ser conhecido). 

O conhecimento pode ser produzido de diversas maneiras, como:

  • Senso comum: é um tipo de conhecimento empírico e espontâneo, ametódico, assistemático e acrítico. 
  • Conhecimento científico: requer base teórica e comprovações a partir de experimentações. 
  • Conhecimento filosófico: pode estar presente ou não a experiência, mas é válido o desenvolvimento de uma teoria que não possa ser testada, mas que é uma abstração teórica validada pela lógica. 

A epistemologia é a principal disciplina que investiga o conhecimento, estudando o que as pessoas sabem, como o conhecem e o que significa saber algo. 

PILAR 4. ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO  

Planejamento é a criação de estratégias para atingir objetivos, enquanto organização é a capacidade de colocar as coisas no seu lugar. Ambos são conceitos complementares e importantes para o sucesso de um negócio. 

Planejamento 

  • Consiste em definir objetivos, metas e prazos. 
  • É uma etapa mais a longo prazo e contínua. 
  • Ajuda a prever o futuro e os riscos. 
  • Permite encontrar oportunidades para atingir as metas. 
  • É um instrumento fundamental para reconhecer riscos e antecipar possíveis desafios. 

Organização 

  • É uma etapa mais pontual e setorizada
  • Envolve etapas mais concretas e objetivas
  • Visa manter a ordem de determinados acontecimentos
  • Garante que os processos sejam feitos de forma correta
  • Permite perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa

Planejamento e organização. São conceitos que estão presentes no ciclo do processo administrativo, juntamente com a direção e o controle. 

PILAR 5. INSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA  

Insistência é continuar a fazer o mesmo, sem resultados diferentes, enquanto persistência é continuar a fazer algo apesar das dificuldades. 

Insistência 

  • Colocar toda a energia para alcançar um objetivo, mas sempre da mesma forma. 
  • Ser enfadonho e teimoso. 
  • Desgastar-se sem ver mudanças significativas. 

Insistir significa colocar toda sua energia para alcançar um determinado objetivo, porém de maneira sempre igual, sem buscar soluções criativas e sem enxergar novas possibilidades.

A persistência, por outro lado, consiste em buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que ser quer, de forma mais eficaz.

Persistência

  • Buscar soluções inovadoras para alcançar o objetivo.  
  • Ser esforçado e ter foco nos objetivos.  
  • Não desistir, mas mudar a estratégia, aprender com os erros, se adaptar e tentar de novo.  
  • Ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de compreender as dificuldades e experiências negativas.  

A palavra persistência vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza. 

A persistência é uma característica de quem não desiste fácil, que se esforça e foca nos objetivos, sem se deixar abalar facilmente por críticas ou comentários negativos. 

A persistência é a chave dos resilientes, que são aqueles que não desistem, mas mudam a estratégia, aprendem com os erros, se adaptam e tentam de novo. 

Tecnologias Que Mudam Vidas

O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

MOTIVACIONAL 

VEM COMIGO!

PARCERIA QUE DEU CERTO  

QUAL É A SUA GERAÇÃO? 

Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes. 

Características das gerações

  • Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.  
  • As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. 
  • As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.  

Algumas gerações 

  • Geração Lost (nascidos no final do século XIX). 
  • Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial). 
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964). 
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
  • Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). 
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). 
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). 

A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos. 

APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

MIDSET DE CRESCIMENTO 

O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Pessoas Desaparecidas

Ajude a Encontrar 

De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

GERAÇÃO Z

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”. 

São características da Geração Z: 

  • Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado. 
  • Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade. 
  • Serem empreendedores e adaptáveis. 
  • Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos. 
  • Serem ativistas sociais e ambientais. 
  • Valorizarem a inclusão e a justiça social. 
  • Serem consumidores exigentes. 
  • Serem mais conscientes e buscarem propósito. 
  • Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho. 

A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha. 

A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade. 

NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM

BULLYING / CYBERBULLYING

Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática. 

O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia. 

O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como: 

  • No trabalho.
  • No sistema prisional.
  • No ambiente militar.
  • Nas relações familiares.
  • No ambiente esportivo. 

O bullying pode ser verbal, como: 

  • Insultar. 
  • Ofender. 
  • Xingar. 
  • Fazer gozações. 
  • Colocar apelidos.  pejorativos. 
  • Fazer piadas ofensivas. 

O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais. 

Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível. 

BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares. 

O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como: 

  • Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. 
  • Compartilhamento de fotos constrangedoras. 
  • Disseminação de mentiras para humilhar alguém. 
  • Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes. 
  • Montagens constrangedoras. 
  • Divulgação de fotos íntimas. 
  • Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa. 

O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta. 

Algumas consequências do cyberbullying: 

  • Depressão. 
  • Transtornos de ansiedade. 
  • Dificuldade em adaptar-se à escola. 
  • Desconfiança de outras pessoas. 
  • Isolamento social. 
  • Desânimo constante. 
  • Irritabilidade. 

Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas. 

A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade. 

O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Vamos Começar Uma Nova História?

INCUBADORA SOCIAL

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER 

NA CIDADE OU NA ROÇA ESTAREMOS LÁ!

APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCATEC 

POR TODA UMA VIDA

Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira. 

Origem 

  • A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
  • O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).

Símbolo 

  • O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.

Dia da Consciência Negra

  • O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 
  • A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país. 

Importância 

  • A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
  • A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social. 
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS.

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde.  

NÃO DESISTA: Ainda Existe Vida Ai! 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

PROJETO CEQUAL ALAGOAS

INCUBADORA SOCIAL. Feita Para Você 

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SABER CIENTÍFICO / SABER PEDAGÓGICO

Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste. 

Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor. 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

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