Política Nacional de Cuidados é uma política pública que visa garantir o direito ao cuidado, tanto de quem o recebe quanto de quem o dá. A lei que a instituiu foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024.
Objetivos
Promover a corresponsabilização social e de gênero.
Reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, remunerado e não remunerado.
Enfrentar desigualdades estruturais no acesso ao cuidado.
Reorganizar a visão social e cultural do cuidado.
Reduzir o trabalho não remunerado de cuidado, que é predominantemente realizado por mulheres.
Princípios
O cuidado é uma responsabilidade coletiva, que deve ser compartilhada entre homens e mulheres.
O cuidado deve ser apoiado por políticas públicas robustas.
O cuidado deve ser entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado.
Implementação. A Política Nacional de Cuidados será implementada de forma descentralizada e articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Gerenciamento de Projetos é a coordenação de atividades para atingir objetivos, respeitando prazos, custos e escopo. É uma área da administração que envolve planejamento, execução, monitoramento e controle.
Gerenciamento de projetos
Objetivo
Alcançar os objetivos do projeto, de acordo com as metas estabelecidas
Etapas
Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento
Ferramentas
Metodologias, técnicas, habilidades, conhecimentos e experiência
Atividades
Definir escopo, cronograma, alocar recursos, monitorar riscos, comunicar e colaborar
Benefícios
Otimizar o uso de recursos, evitar desperdícios, atingir resultados esperados
O gerenciamento de projetos pode ser aplicado em diversos projetos, como:
Desenvolvimento de software.
Lançamento de novos produtos.
Lançamento de novos serviços.
Organização de eventos.
Implementação de mudanças nas organizações.
O gerenciamento de projetos é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso de projetos, independentemente do seu tamanho e complexidade.
O QUE É GESTÃO DE PROJETOS?
MÓDULO 2. PMI. Project Management Institute
PMI pode referir-se a Project Management Institute, uma organização global que promove a gestão de projetos, ou a Procedimento de Manifestação de Interesse, um instrumento previsto na Lei 14.133/2021.
Project Management Institute (PMI)
É uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais de gestão de projetos.
Oferece certificações, padrões, cursos, ferramentas, publicações e comunidades.
Promove a formação e educação dos profissionais de gestão de projetos.
Desenvolve padrões globais que estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos.
Promove o debate sobre a gestão de projetos.
Investe na qualificação dos profissionais do setor.
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)
É um instrumento auxiliar previsto na Lei 14.133/2021.
Tem por intuito solicitar à iniciativa privada a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras
O QUE É O PMI?
MÓDULO 3. PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de boas práticas para a gestão de projetos. O seu objetivo é padronizar e difundir as melhores práticas de gestão de projetos.
Principais objetivos do PMBOK
Identificar e descrever processos.
Reconhecer os ciclos de vida dos projetos.
Identificar as fases dos projetos.
Estabelecer termos padronizados para facilitar a comunicação entre equipes.
Clarificar o entendimento sobre orçamento, qualidade, aquisição, cronograma e outras competências.
Quem é responsável pelo PMBOK? O PMBOK é elaborado, editado e publicado pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição internacional sem fins lucrativos.
Principais mudanças da 7ª edição
A sétima e atual versão do PMBOK foi lançada em 2021. Entre as principais mudanças, destacam-se:
A aplicação do guia é extensiva a todo e qualquer projeto.
O público-alvo inclui também as equipes envolvidas e os product owners (POs).
As orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais.
O QUE É O PMBOOK?
MÓDULO 4. (PMO) Escritório de Gerenciamento de Projetos
Escritório de Prrojetos, também conhecido como PMO (Project Management Office), é um departamento que orienta e gerência projetos de uma empresa.
Funções
Centralizar a gestão de projetos, padrões, decisões e estratégias.
Supervisionar o trabalho dos gerentes de projetos.
Orientar e aconselhar os gerentes de projetos.
Oferecer treinamentos.
Padronizar e centralizar as boas práticas de projetos.
Compartilhar lições aprendidas.
Estabelecer uma comunicação eficiente entre os diferentes times e projetos.
Gerir o portfólio de projetos.
Benefícios
Aumentar a taxa de sucesso dos projetos.
Reduzir custos.
Aumentar a produtividade.
Garantir que mais projetos de grande escala obtenham sucesso a longo prazo.
Reduzir a carga de trabalho dos executivos.
Tipos de PMO
PMO de suporte.
PMO diretivo.
PMO de controle.
Importância
O PMO é mais relevante para organizações corporativas que gerenciam vários projetos de alta prioridade a qualquer momento.
Certificação Project Management Professional (PMP) é uma credencial que atesta a capacidade de um profissional gerir projetos. É uma das certificações mais reconhecidas e valorizadas no mundo.
Certificação PMP
O que é
Certificação de gerenciamento de projetos
Quem pode obter
Profissionais com experiência na área de gerenciamento de projetos
O que comprova
Habilidade para gerir pessoas, processos e prioridades de um projeto
A certificação PMP pode ser um diferencial competitivo significativo na carreira. Ela pode abrir o leque para atuar em diversas áreas, como:
Petróleo e Gás.
Tecnologia da Informação.
Marketing.
O PMI também oferece outras certificações, como:
Certified Associate in Project Management (CAPM).
PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP).
COMO CERTIFICAR EM PMP?
MÓDULO 6. QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS?
Um Stakeholder é uma pessoa, grupo ou organização que tem interesse ou é afetado por uma empresa, projeto ou iniciativa. O termo vem do inglês stake, que significa interesse, e holders, que significa aquele que possui.
Stakeholder
Definição
Parte interessada que pode influenciar ou ser influenciada por uma organização
São fundamentais para o gerenciamento e manutenção de uma empresa
É importante conhecer os stakeholders para:
Estabelecer boa comunicação e colaboração.
Atender às expectativas e alcançar os objetivos esperados.
Legitimar as iniciativas de um negócio.
Influenciar seus resultados.
Garantir que as necessidades e expectativas deles sejam consideradas e atendidas.
Para identificar os stakeholders relevantes, é possível:
Realizar reuniões de brainstorming.
Consultar pesquisas com o público.
Conversar com especialistas na área de atuação do negócio.
É importante gerenciar os stakeholders para construir relações positivas e assegurar o sucesso da organização a longo prazo.
STAKEHOLDERS
MÓDULO 7. SPONSOR DE PROJETO
Sponsor de Projeto, também conhecido como patrocinador, é uma pessoa ou grupo que fornece recursos e suporte para um projeto. O sponsor é responsável por garantir o sucesso do projeto.
Responsabilidades do sponsor
Defesa
Defender o projeto, comunicar sua importância e obter adesão
Suporte
Fornecer recursos e suporte à equipe do projeto
Alinhamento
Garantir que o projeto esteja alinhado com a visão e a missão da empresa
Orientação
Orientar o projeto, tomar decisões críticas, enfrentar desafios
Comunicação
Facilitar a comunicação entre a equipe do projeto e a gerência sênior
Acompanhamento
Acompanhar de perto o projeto e estar presente nas situações críticas
Intervenção
Intervir em problemas críticos, remover barreiras entre equipes e departamentos
O sponsor pode ser:
Um membro sênior da gerência.
Um executivo.
Um parceiro.
Um fornecedor.
Um cliente.
Uma autoridade governamental.
O sponsor é um elo vital entre a equipe do projeto e a gerência sênior. Ele é fundamental para o sucesso do projeto.
STAKEHOLDERS
MÓDULO 8. CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
Ciclo de Vida de um Projeto é o conjunto de fases que um projeto passa desde o início até o fim. Ele é uma estrutura que ajuda a organizar e gerenciar o projeto.
Etapas São:
Desenvolvimento do Projeto.
Planejamento do Projeto.
Execução do Projeto.
Controle do Projeto.
Finalização do Projeto.
Ciclo de vida de um projeto
Objetivo
Guiar o projeto até a conclusão, com qualidade e eficiência
Vantagens
Permite monitorar o progresso, identificar desvios, e evitar imprevistos
Fases
Iniciação, planejamento, execução, ajustes e alterações, e encerramento
Adaptabilidade
Pode ser flexível e ajustado às necessidades específicas de cada projeto
O ciclo de vida de um projeto é importante porque:
Permite que o projeto seja executado com mais organização e estratégia
Permite que o projeto seja monitorado e controlado com mais eficiência
Permite que o projeto seja finalizado com mais qualidade e rapidez
Permite que o projeto seja entregue dentro do prazo e orçamento
O ciclo de vida de um projeto pode ser subdividido em subunidades, de acordo com a complexidade do projeto.
CICLO DE VIDA DE UM PROJETO (fases)
MÓDULO 9. TRIPLA RESTRIÇÃO DE UM PROJETO
Tripla Restrição é um conceito de gestão de projetos que considera as limitações de tempo, custo e escopo de um projeto. É também conhecida como triângulo das restrições ou tríplice restrição.
Descrição
Escopo
O que será efetivamente construído
Prazo
A linha do tempo para entregar o projeto
Custo
O orçamento, limite de gastos destinado ao projeto
A tripla restrição é um modelo mental que ajuda a equilibrar as três áreas para manter um produto final de alta qualidade.
Como a tripla restrição funciona?
Qualquer alteração em uma das restrições afeta as outras duas.
Para aumentar o escopo, você precisa aumentar o custo e/ou o prazo.
Para diminuir o prazo, você precisa aumentar o custo e/ou reduzir o escopo.
Para diminuir o custo, você precisa reduzir o escopo.
Para manter o controle da tripla restrição, o gerente de projeto pode fazer trade-offs.
Por exemplo, se o escopo do projeto se expande, a equipe pode implantar mais recursos para entregar o trabalho no prazo, o que implicaria em um custo maior.
MÓDULO 10. (10) ÁREAS DO CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Áreas de Gerenciamento de Projetos são as áreas de conhecimento e atividades que devem ser planejadas e controladas para que um projeto seja bem-sucedido.
Áreas de Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Integração
Gerenciamento do Escopo
Gerenciamento do Tempo
Gerenciamento do Custo
Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento do Recursos Humanos
Gerenciamento das Comunicações
Gerenciamento do Risco
Gerenciamento das Aquisições
Gerenciamento das Partes Interessadas
O gerenciamento de projetos é uma área da administração de empresas. O objetivo é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo e conforme as metas.
O gerenciamento de projetos envolve:
Definir os conhecimentos, habilidades e recursos necessários.
10 ÁREAS DO CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
MÓDULO 11. GERENCIAMENTO DO ESCOPO DE UM PROJETO
Escopo de um Projeto é o conjunto de atividades, recursos e prazos necessários para atingir os objetivos do projeto. É um documento que define os limites do projeto e o que deve ser entregue.
Escopo do projeto
O que é
Tudo o que é necessário para entregar um produto, serviço ou resultado
Entregar um resultado preciso, que cumpra as expectativas de todos
O que ajuda
Evitar atrasos ou excesso de trabalho
O que orienta
O planejamento, a execução e o controle do projeto
O escopo do projeto é um documento que deve ser definido, documentado e disponível para consulta a qualquer momento.
Para definir o escopo de um projeto, você pode:
Descrever detalhadamente o projeto e o produto.
Definir metas, prazos e entregáveis.
Identificar as necessidades das partes interessadas.
Considerar os recursos disponíveis.
Estabelecer os processos.
Considerar os pressupostos e dependências.
Um escopo incompleto pode prejudicar o mapeamento de tarefas, custos e prazos, o que pode levar a atrasos e aumento de custos.
ESCOPO DO PROJETO
MÓDULO 12. ÁREAS DE UM PROJETO
Áreas de um projeto são as subdisciplinas que compõem a gestão de projetos. Elas são organizadas por ordem de importância e não têm uma ordem cronológica.
Essas áreas são chamadas de “Marco de Projeto” são nessas áreas subdividas por níveis de planejamento e execução que facilitam o desempenho das atividades do projeto.
MARCO OU MILESTONES DO PROJETO
MARCO DO PROJETO NO MS PROJECT
MÓDULO 13. CRONOGRAMA DO PROJETO
Cronograma de Projeto é um documento que organiza as tarefas e prazos de um projeto. Ele é uma ferramenta de gestão que ajuda a garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo.
O que ele contém?
Datas de início e término de cada etapa.
Marcos, como entregas principais, revisões, reuniões.
Dependências entre as atividades.
Recursos necessários, como pessoas, equipamentos e materiais.
Grau de priorização de cada fase.
Para que serve?
Garante que todos os envolvidos no projeto entendam suas responsabilidades e prazos.
Ajuda a evitar atrasos nas entregas.
Permite antecipar desvios e tomar ações corretivas.
Ajuda a assegurar a satisfação do cliente.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CRONOGRAMA DO PROJETO
MÓDULO 14 . CURVA S DO PROJETO
Curva de Avanço Físico de um Projeto é um gráfico que mostra o progresso do projeto ao longo do tempo, relacionando o trabalho realizado com o tempo. É uma ferramenta de gestão de projetos que permite acompanhar o andamento do projeto e comparar o que foi planejado com o que foi realizado.
Como funciona
O eixo vertical (y) do gráfico corresponde à baseline de custos e trabalho.
O eixo horizontal (x) corresponde ao tempo de andamento do projeto.
O formato do gráfico normalmente forma um “S” solto e raso.
Vantagens
Permite monitorar todas as etapas do projeto, desde o seu início até a sua etapa final.
Permite extrair uma série de decisões administrativas e financeiras.
Permite acompanhar custos, mão de obra e recursos alocados.
Permite rever etapas ou realizar atualizações corretivas em casos de atrasos, problemas ou gastos excessivos.
Usos
É uma ferramenta muito eficiente para apresentar informações gerenciais para o acompanhamento de projetos.
É muito versátil, sendo facilmente entendido pela alta direção e podendo ser detalhado até o nível necessário para as equipes trabalhando no projeto.
CURVA “S” NO EXCEL
MÓDULO 15 – SOFTWARE MS PROJECT
Software Microsoft Project é um software de gestão de projetos que ajuda a planejar, executar e acompanhar o progresso de iniciativas. Ele é desenvolvido pela Microsoft e faz parte do Microsoft 365.
O que o Microsoft Project faz
Planejamento
Cria planos de projetos, define prazos, e estima esforços
Execução
Designa tarefas, gerencia recursos, e controla orçamentos
Acompanhamento
Gera relatórios, visualiza o cronograma, e acompanha o caminho crítico
Colaboração
Permite a colaboração em projetos, mesmo quando se está em diferentes locais
Integração
Integra-se com outras aplicações da Microsoft, como Excel, Word, e Teams
O Microsoft Project é uma ferramenta popular no gerenciamento de projetos. Ele pode ajudar gerentes de projeto a:
Aumentar as chances de sucesso.
Garantir que os projetos sejam entregues no prazo e dentro do orçamento.
Melhorar os negócios.
Desenvolver planos.
Analisar fluxo de trabalho.
O Microsoft Project está disponível na versão para a Web e na versão para a área de trabalho.
CURVA “S” NO EXCEL
MÓDULO 16 – SOFTWARE PRIMAVERA P6
Primavera P6 é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que permite planejar, gerenciar e analisar projetos, programas e portfólios. É desenvolvido pela Oracle.
O Primavera P6 pode ser usado em diversas indústrias, como construção, governo, saúde e manufatura.
Principais recursos
Priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos.
Identificar riscos ocultos no cronograma de projetos.
Agendar, rastrear e relatar projetos.
Gerenciar projetos complexos e multifacetados.
Versões
Primavera P6 Professional, que inclui um programa de software.
Primavera P6 Enterprise, que inclui um software e um aplicativo da web.
Acesso
O Primavera P6 pode ser instalado em um computador ou acessado como um aplicativo on-line.
O Primavera P6 EPPM é 100% baseado na web, então ele roda em um navegador.
Recomendações
Treinamento para usuários iniciantes é altamente recomendado.
O Primavera P6 pode ser usado para projetos de qualquer tamanho.
SOFTWARE PRIMAVERA P6
Pilares da Encubadora de Tecnologia Social
VEM COMIGO!
MOTIVACIONAL
EM CADA CASA E EMPRESA, UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERATIVA DIGITAL
“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo.
A frase pode ser interpretada de várias formas, como:
As nossas ações inspiram e transformam as pessoas.
As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade.
As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada.
As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade.
As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas.
Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.
Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
O que fazem as incubadoras sociais?
Apoiar a criação de negócios inovadores.
Gerar alto impacto social.
Sustentabilidade financeira.
Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local.
Estimular a capacidade empreendedora.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Como as incubadoras sociais funcionam?
Orientam na mobilização de recursos.
Acompanham o progresso do projeto.
Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas.
Avaliam o impacto de seus projetos sociais.
Identificam indicadores chave de desempenho.
Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados.
Exemplos de incubadoras sociais:
SIE – Incubadora Social da UFR.
Incubadora Social da UFT.
Incubadora Social da FEA Social.
TECNOLOGIA SOCIAL
CAMINHO OU DESTINO?
Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados.
Destino
Um estado ou fim predeterminado.
Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.
Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.
O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.
A aplicação, o emprego ou o uso.
O fim para que se reserva alguma coisa.
Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.
Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.
Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável.
Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica
Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.
Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.
Posts.
Personagem.
Ambiente.
Conflito.
E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.
Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem.
O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências.
Algumas técnicas de storytelling incluem:
Educação em post.
Jornada do herói.
A montanha.
Sobreposição de narrativas.
Sparklines.
In media res.
Convergência de ideias.
Alguns elementos principais do storytelling são:
Mensagem.
Ambiente.
Personagem.
Conflito.
Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como:
Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal.
O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000.
Princípios do ócio criativo
Equilibrar trabalho, estudo e lazer.
Extrair o máximo de cada momento.
Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade.
Explorar novas ideias.
Conectar pontos aparentemente desconexos.
Resultar em soluções inovadoras.
Atividades que estimulam o ócio criativo
Quebra-cabeças.
Jogos de tabuleiro.
Atividades manuais.
Caminhar na natureza.
Desenhar.
Escrever.
Contemplar o ambiente ao redor.
Visitar galerias de arte.
Assistir a peças teatrais.
Ouvir música.
O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas.
ÓCIO CRIATIVO
CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES
A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes define o conceito de “cidades inteligentes” no Brasil e estabelece uma agenda para a transformação digital das cidades.
Objetivos
Integrar a transformação digital nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável.
Prover acesso equitativo à internet de qualidade.
Melhorar a mobilidade e acessibilidade.
Implementar tecnologias verdes.
Promover a economia circular.
Ampliar o uso de tecnologias digitais para promover a transparência.
Estimular o ecossistema de inovação.
Características
Considera os riscos e oportunidades da transformação digital.
Leva em conta as diversidades e desigualdades presentes nas cidades brasileiras.
Propõe um uso ético da tecnologia, a serviço do bem comum e das pessoas.
Respeita a dignidade humana e a privacidade.
Processo de construção
Foi construída por meio de um processo colaborativo, com a participação de instituições públicas e privadas.
O processo de construção coletiva do documento contou com a realização de Oficinas de trabalho.
Foi lançada em dezembro de 2020.
A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da SMDRU/MDR onde estão expressos o conceito de “cidades inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a transformação digital das cidades brasileiras na perspectiva do desenvolvimento urbano.
APRESENTAÇÃO DA CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES
PROJETO AVANÇA BRASIL
Avança Brasil foi um programa federal de infraestrutura do governo Cardoso, que pretendia modernizar o país. O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento.
Características do Programa
O programa envolvia vários projetos em áreas como economia, política e sociedade.
O objetivo era modernizar o país.
Os investimentos em infraestrutura eram considerados fundamentais para a expansão da economia.
O programa tinha um orçamento estimado de US$ 43 bilhões.
O programa foi planejado para ser implementado de 2000 a 2020.
Impactos ambientais
O programa gerou impactos ambientais, como o desmatamento e a perda de oportunidades de uso sustentável da floresta.
O sistema de avaliação de impacto ambiental no Brasil não era capaz de atender ao desafio apresentado pelo Avança Brasil.
Substituição do programa . O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento sob os governos Lula da Silva e Rousseff.
Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas e práticas de gestão que visam acelerar e aumentar a eficiência de projetos. Elas são baseadas em ciclos de trabalho iterativos e incrementais.
As metodologias ágeis valorizam:
Flexibilidade.
Adaptação a mudanças.
Comunicação eficaz.
Trabalho em equipe.
Resposta rápida às necessidades do cliente.
Colaboração interativa.
Entrega rápida de produtos ou serviços funcionais.
Algumas metodologias ágeis incluem:
Scrum.
Kanban.
Extreme Programming (XP).
Lean Software Development.
Crystal.
Microsoft Solutions Framework (MSF).
As metodologias ágeis podem ser mais adequadas para projetos complexos, em que há incerteza, múltiplos fatores interdependentes e falta de soluções claras.
As metodologias ágeis podem ajudar as empresas a:
Ser mais eficientes, Manter-se competitivas.
Atrair e reter talentos.
Personalizar a solução oferecida.
Garantir que o produto ou serviço satisfaça as necessidades do cliente.
METODOLOGIAS AGÉIS
ESTRUTURA SOCIAL DIGITAL
Estrutura Social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente por meio de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.
ESTRUTURA SOCIAL (sociologia)
PILARES DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
4 PILARES DA EDUCAÇÃO
Qual é o objetivo do Pilar aprender a Fazer na educação para o século XXI?
Aprender a fazer. Neste pilar, o importante é entender e reconhecer as habilidades pessoais de cada um. Não apenas visando uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, é preciso conhecer as competências que tornam a pessoa apta a diferentes situações ao longo da vida, além de trabalhar em equipe.
DESAFIOS DA GOVERNANÇA FUTURISTA
COMPETÊNCIAS DO GESTOR DO SÉCULO XXI
IPS. ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL
Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de uma região. Ele permite avaliar a qualidade de vida da população e identificar necessidades básicas não atendidas.
Como é calculado? O IPS é baseado em indicadores selecionados em três dimensões:
Necessidades Humanas Básicas.
Fundamentos do Bem-Estar.
Oportunidades.
O IPS é uma ferramenta de gestão territorial que usa dados públicos.
O IPS permite comparar municípios, estados e regiões.
Para que serve? O IPS pode ser usado para:
Definir políticas públicas com base nas demandas de cada região.
Identificar as diferenças entre os territórios.
Corrigir o rumo das políticas públicas.
Identificar se as pessoas têm o que precisam para prosperar.
Alguns indicadores do IPS:
Mortalidade infantil.
Baixo peso ao nascer.
Mortalidade materna.
Internações infantis por crise respiratória aguda.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais e 169 objetivos que visam promover o desenvolvimento sustentável. Eles foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e devem ser alcançados até 2030.
Os ODS são um apelo global para:
Acabar com a pobreza.
Proteger o meio ambiente e o clima.
Garantir paz e prosperidade para todos.
Promover o bem-estar e os direitos de todas as pessoas.
Os ODS são baseados em três pilares fundamentais:
Social.
Ambiental.
Econômico.
Eles servem como diretrizes para:
Governos.
Empresas.
Sociedade civil.
Cidadãos comprometidos com a sustentabilidade.
Cada país adapta as metas às suas realidades e desafios, incorporando-as em políticas públicas, programas e projetos.
Vamos Conhecer 7 Princípios Para Governança Pública.
Capacidade de Respostas.
Integridade.
Confiabilidade.
Melhoria Regulatória.
Transparência.
Prestação de Contas
Responsabilidade
Governança pública é um conjunto de práticas, princípios e mecanismos que orientam a gestão pública.
O objetivo é tomar decisões e administrar relações com a sociedade, para prestar serviços e conduzir políticas públicas.
Princípios da governança pública.
Capacidade de resposta.
Integridade.
Confiabilidade.
Melhoria regulatória.
Mecanismos da governança pública.
Prestação de contas e responsabilidade.
Transparência.
Liderança.
Estratégia.
Controle.
Objetivos da governança pública
Garantir a transparência, a eficiência e a eficácia na gestão pública.
Conduzir políticas públicas.
Prestar serviços de interesse da sociedade.
Atender aos interesses coletivos.
Pilares da Governança Pública
Transparência.
Accountability.
A governança pública é implementada por meio de práticas que envolvem a avaliação, a direção e o monitoramento da gestão. Essas práticas devem ser transparentes e atender aos interesses coletivos.
GOVERNANÇA PÚBLICA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Privada é um conjunto de normas e práticas que visam melhorar a competitividade e os resultados de uma empresa. Também é conhecida como governança corporativa.
Objetivos.
Aumentar a competitividade da empresa.
Melhorar os processos internos.
Fortalecer a marca no mercado.
Atrair mais clientes e investidores.
Reduzir irregularidades.
Princípios
Transparência.
Equidade.
Prestação de contas.
Responsabilidade.
Benefícios
Criação de uma cultura organizacional ética e transparente.
Fortalecimento da imagem institucional.
Aumento da confiança da equipe.
Governança privada e governança pública. A governança Pública e a Governança Privada têm diferentes finalidades, mas são baseadas nos mesmos princípios.
Governança corporativa no setor público. No setor público, a governança corporativa deve levar em conta o ambiente político, com foco em verificações, contabilidade e sistemas de valores.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
ADMINISTRAÇÃO
Administração é a atividade de gerenciar recursos, pessoas ou negócios para atingir objetivos. É uma área de conhecimento que envolve o planejamento, a organização, a liderança e o controle.
O que um administrador faz?
Planeja, organiza, controla e assessoras as organizações.
Implementa programas e projetos.
Elabora planejamento organizacional.
Promove estudos de racionalização.
Controla o desempenho organizacional.
Toma decisões estratégicas.
Otimiza processos
Lidera equipes.
Onde a administração está presente?
Nas empresas.
Nas instituições de direito público e privado.
Na administração pública.
Como a administração evoluiu?
A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XIX, levou à necessidade de organizar os estabelecimentos.
O desenvolvimento de novas tecnologias e a globalização transformaram as práticas administrativas.
A administração moderna foca na adaptabilidade, na diversidade e na inclusão.
A palavra administração vem do latim
Ad quer dizer direção ou tendência para
Minister quer dizer subordinação ou obediência
O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
TECNOLOGIA SOCIAL
Pilar 1. Comunicação Assertiva.
Pilar 2. Ação Humana.
Pilar 3. Busca por Conhecimento
Pilar 4. Organização e Planejamento.
Pilar 5. Insistência e Persistência.
PILAR 1. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Comunicação Assertiva é a capacidade de expressar-se de forma clara e respeitosa, sem desrespeitar os outros. É uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis e a evitar conflitos.
Características
Transmitir informações de forma objetiva.
Manter um ambiente de diálogo aberto.
Evitar ambiguidades e mal-entendidos.
Construir uma conversa coerente e ágil.
Dialogar com firmeza, mas sem deixar de ser respeitoso.
Vantagens
Reduz a tensão.
Melhora a relação entre cliente e empresa.
Favorece a colaboração mais eficiente.
Minimiza conflitos desnecessários.
Demonstra a inteligência social.
Faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse.
Dicas
Dê espaço a si para refletir.
Reconheça seus sentimentos.
Ouça o que sua intuição lhe diz.
Escolha o canal adequado para cada tipo de contato.
Tenha um discurso sempre alinhado com os objetivos da organização.
Aplicabilidade. A comunicação assertiva é fundamental para bons profissionais, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
PILAR 2. AÇÃO HUMANA
Ação Humana é o comportamento ou conduta deliberada, consciente e voluntária, que visa alcançar um fim.
Características
A ação humana é deliberada, ou seja, inicia-se com a percepção de um fim.
A ação humana é motivada por necessidades vitais elementares.
A ação humana é moldada pelas decisões e comportamentos que tomamos.
Consequências
A ação humana pode ter consequências no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza.
As decisões e comportamentos que tomamos moldam nosso caráter.
Teorias sobre a ação humana
Aristóteles diz que a felicidade é o fim das ações humanas.
Ludwig von Mises, economista austríaco, defende o capitalismo laissez-faire a partir da praxeologia.
A praxeologia é uma metodologia que busca investigar o processo humano de tomada de decisão.
Axioma da ação
O axioma da ação é a base da praxeologia na Escola Austríaca.
O axioma da ação propõe que todos os Homo sapiens utilizem propositalmente meios para atingir os fins desejados.
PILAR 3. BUSCA POR CONHECIMENTO
O Conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.
Conhecimento é a capacidade de compreender, apreender e entender as coisas, e de criar e experimentar o novo. É uma forma de compreender a realidade, que se fundamenta na percepção, na imaginação ou no intelecto.
O conhecimento é construído através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É uma relação entre o sujeito (que é aquele que conhece) e o objeto (que é aquilo a ser conhecido).
O conhecimento pode ser produzido de diversas maneiras, como:
Senso comum: é um tipo de conhecimento empírico e espontâneo, ametódico, assistemático e acrítico.
Conhecimento científico: requer base teórica e comprovações a partir de experimentações.
Conhecimento filosófico: pode estar presente ou não a experiência, mas é válido o desenvolvimento de uma teoria que não possa ser testada, mas que é uma abstração teórica validada pela lógica.
A epistemologia é a principal disciplina que investiga o conhecimento, estudando o que as pessoas sabem, como o conhecem e o que significa saber algo.
PILAR 4. ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO
Planejamento é a criação de estratégias para atingir objetivos, enquanto organização é a capacidade de colocar as coisas no seu lugar. Ambos são conceitos complementares e importantes para o sucesso de um negócio.
Planejamento
Consiste em definir objetivos, metas e prazos.
É uma etapa mais a longo prazo e contínua.
Ajuda a prever o futuro e os riscos.
Permite encontrar oportunidades para atingir as metas.
É um instrumento fundamental para reconhecer riscos e antecipar possíveis desafios.
Organização
É uma etapa mais pontual e setorizada
Envolve etapas mais concretas e objetivas
Visa manter a ordem de determinados acontecimentos
Garante que os processos sejam feitos de forma correta
Permite perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa
Planejamento e organização. São conceitos que estão presentes no ciclo do processo administrativo, juntamente com a direção e o controle.
PILAR 5. INSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA
Insistência é continuar a fazer o mesmo, sem resultados diferentes, enquanto persistência é continuar a fazer algo apesar das dificuldades.
Insistência
Colocar toda a energia para alcançar um objetivo, mas sempre da mesma forma.
Ser enfadonho e teimoso.
Desgastar-se sem ver mudanças significativas.
Insistir significa colocar toda sua energia para alcançar um determinado objetivo, porém de maneira sempre igual, sem buscar soluções criativas e sem enxergar novas possibilidades.
A persistência, por outro lado, consiste em buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que ser quer, de forma mais eficaz.
Persistência
Buscar soluções inovadoras para alcançar o objetivo.
Ser esforçado e ter foco nos objetivos.
Não desistir, mas mudar a estratégia, aprender com os erros, se adaptar e tentar de novo.
Ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de compreender as dificuldades e experiências negativas.
A palavra persistência vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza.
A persistência é uma característica de quem não desiste fácil, que se esforça e foca nos objetivos, sem se deixar abalar facilmente por críticas ou comentários negativos.
A persistência é a chave dos resilientes, que são aqueles que não desistem, mas mudam a estratégia, aprendem com os erros, se adaptam e tentam de novo.
Tecnologias Que Mudam Vidas
O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE
“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo.
A frase pode ser interpretada de várias formas, como:
As nossas ações inspiram e transformam as pessoas.
As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade.
As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada.
As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade.
As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas.
A frase pode ser usada para motivar as pessoas a:
Perseverar apesar das críticas.
Acreditar em si.
Construir um legado que ecoará na eternidade.
Deixar um rastro positivo no mundo.
Transformar o hoje e inspirar o amanhã.
MOTIVACIONAL
VEM COMIGO!
PARCERIA QUE DEU CERTO
QUAL É A SUA GERAÇÃO?
Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes.
Características das gerações
Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.
As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais.
As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.
Algumas gerações
Geração Lost (nascidos no final do século XIX).
Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial).
Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964).
Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996).
Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010).
Geração Alpha (nascidos a partir de 2010).
A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos.
APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)
Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos.
Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo
Podem ajudar a compreender e organizar ideias.
Podem ser uma forma de motivar os alunos,
Podem contribuir para o desenvolvimento criativo.
Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta.
Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade.
Como usar imagens (post) no Processo Educativo
Podem ser usadas para abordar temas complexos.
Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras.
Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual.
Podem ser usadas para mediar a aprendizagem.
Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias.
MIDSET DE CRESCIMENTO
O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.
De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.
A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”.
São características da Geração Z:
Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado.
Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade.
Serem empreendedores e adaptáveis.
Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos.
Serem ativistas sociais e ambientais.
Valorizarem a inclusão e a justiça social.
Serem consumidores exigentes.
Serem mais conscientes e buscarem propósito.
Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho.
A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha.
A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade.
NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM
BULLYING / CYBERBULLYING
Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática.
O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia.
O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como:
No trabalho.
No sistema prisional.
No ambiente militar.
Nas relações familiares.
No ambiente esportivo.
O bullying pode ser verbal, como:
Insultar.
Ofender.
Xingar.
Fazer gozações.
Colocar apelidos. pejorativos.
Fazer piadas ofensivas.
O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais.
Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível.
BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!
CYBERBULLYING
Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares.
O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como:
Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas.
Compartilhamento de fotos constrangedoras.
Disseminação de mentiras para humilhar alguém.
Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes.
Montagens constrangedoras.
Divulgação de fotos íntimas.
Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa.
O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta.
Algumas consequências do cyberbullying:
Depressão.
Transtornos de ansiedade.
Dificuldade em adaptar-se à escola.
Desconfiança de outras pessoas.
Isolamento social.
Desânimo constante.
Irritabilidade.
Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados.
EDUCAÇÃO SOCIAL
Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas.
A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade.
O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação.
EDUCAÇÃO SOCIAL
Vamos Começar Uma Nova História?
INCUBADORA SOCIAL
NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER
NA CIDADE OU NA ROÇA ESTAREMOS LÁ!
APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCATEC
POR TODA UMA VIDA
Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira.
Origem
A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).
Símbolo
O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares.
A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país.
Importância
A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.
Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste.
Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor.