Caderno 15. Tecnologia & Inovação

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TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Tecnologia e Inovação são conceitos complementares que se relacionam de forma fundamental. A tecnologia fornece os recursos para que a inovação seja possível, enquanto a inovação impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias. 

Tecnologia 

  • Conjunto de ferramentas, máquinas, equipamentos, sistemas e métodos. 
  • Desenvolvidos para aperfeiçoar, automatizar e digitalizar operações e serviços. 

Inovação 

  • Processo de criação e implementação de novas ideias, produtos, serviços ou métodos. 
  • Que resultam em melhorias significativas e agregam valor ao negócio. 

Vantagens da tecnologia e inovação 

  • Aumento da eficiência e produtividade. 
  • Abertura para novos modelos de negócios. 
  • Aumento da receita. 
  • Maior chance de fidelização de clientes. 
  • Redução de custos. 
  • Consolidação de novos modelos de negócio. 

Exemplos de inovação tecnológica 

  • A criação da internet. 
  • A criação do avião. 
  • A criação das máquinas a vapor. 
  • O domínio da agricultura. 
  • A criação do dinheiro. 
  • As grandes navegações. 
  • A energia elétrica. 
  • Os combustíveis fósseis. 

Exemplos de Inovação

  • Tecnológica, na prática, Smart TV.
  • Câmera digital.
  • Delivery.
  • Próteses robóticas.
  • Entrega de produtos via aplicativos contratados. 

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES 

Carta Brasileira Para Cidades Inteligentes é um documento que define os princípios para a transformação digital das cidades brasileiras. O documento foi elaborado de forma colaborativa por diversos setores da sociedade. 

Objetivos da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes 

  • Promover o desenvolvimento urbano sustentável. 
  • Integrar as agendas de desenvolvimento urbano e transformação digital. 
  • Ajudar o Brasil a construir cidades melhores para as pessoas. 
  • Apoiar a modernização dos municípios. 
  • Elevar a qualidade de vida. 

Princípios da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes 

  • Usar a tecnologia de forma ética, a serviço do bem comum e das pessoas. 
  • Respeitar a dignidade humana e a privacidade. 
  • Aumentar a eficiência das ações feitas no território. 
  • Promover o letramento digital. 
  • Promover a governança e a gestão colaborativas. 
  • Reduzir desigualdades. 
  • Aumentar a resiliência. 

Destinatários da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é um guia para gestores públicos e todos os agentes comprometidos com o desenvolvimento de cidades inteligentes. 

CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES

INOVAÇÃO

Inovação é o processo de criar ou melhorar algo, introduzindo novidades ou mudanças. Pode ser a criação de um novo produto, serviço ou negócio, ou a melhoria de um já existente. A inovação é fundamental para o progresso tecnológico e social, e é uma força importante para o crescimento econômico. 

Características da inovação 

  • É baseada em conhecimento, criatividade e implementação. 
  • Pode envolver a utilização de tecnologias avançadas. 
  • Pode ser uma mudança significativa ou uma pequena melhoria. 
  • Pode ser a resolução de problemas sociais. 
  • Pode ser a criação de novos valores. 
  • Pode ser a melhoria da eficiência e produtividade. 
  • Pode ser a redução de custos. 
  • Pode ser o aumento da qualidade. 
  • Pode ser a melhoria da satisfação do cliente. 

Inovação disruptiva. A inovação disruptiva é aquela que rompe com a ordem comum de um segmento e implementa um novo modelo. Um exemplo é a Netflix. A inovação está presente em boa parte dos planos estratégicos das empresas. 

Inovação é um termo amplamente utilizado, mas que, por sua vez, pode ser mal compreendido. Na sua definição mais básica, é a implementação de ideias, processos, métodos ou produtos que sejam significativamente melhorados. Exatamente, inovação não se trata apenas da criação de algo novo, do zero.

TECNOLOGIA 

Existem diversos tipos de tecnologias, que podem ser classificados conforme a área de aplicação ou contexto. 

Tipo de tecnologia

Descrição

Tecnologia da Informação (TI)

Computadores, servidores, redes, sistemas de informação, e-mail, redes sociais, sistemas de dados

Tecnologia de Comunicação

Telefones, televisões, rádio, satélites, redes de comunicação, e-mail, redes sociais, videoconferências

Tecnologia Médica

Avanços na saúde

Tecnologia Industrial

Automação, robótica, sistemas de controle, técnicas e sistemas de produção

Tecnologia de Segurança

Proteção de ativos, informações, segurança física e digital de indivíduos e organizações

Tecnologia Educacional

Plataformas de ensino a distância, videoaulas, MOOC, gamificação, recursos interativos de ensino

Tecnologia Assistencial

Dispositivos para a mediação de processos de cuidar-assistir

Tecnologia Gerencial

Dispositivos para a mediação de processos de gestão-gerência de serviços-setores-unidades

Algumas tecnologias emergentes são: 

  • Inteligência artificial (IA). 
  • Computação quântica. 
  • Biologia sintética. 
  • Internet das Coisas (IoT). 
  • Realidade aumentada. (AR) e Realidade virtual (VR). 
  • Blockchain. 

A tecnologia está em constante evolução, criando ferramentas aplicáveis para todos os campos do conhecimento. 

ENTENDA O QUE É TECNOLOGIA 

Tecnologia Produtiva

Pilares da Encubadora de Tecnologia Social

VEM COMIGO!

Temas Tecnologicos

CURVA DE DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO

A curva de duplicação do conhecimento é uma teoria que estima o ritmo de crescimento do conhecimento humano ao longo do tempo. Foi desenvolvida pelo futurista Buckminster Fuller nos anos 1980. 

Como funciona a curva de duplicação do conhecimento?

  • Até 1900, o conhecimento humano dobrava a cada século. 
  • Após a Segunda Guerra Mundial, o conhecimento humano dobrava a cada 25 anos.  
  • Hoje, o conhecimento humano dobra a cada 12 meses.  
  • Com a Internet das Coisas, é previsto que o conhecimento humano dobre a cada 12 horas.  

Implicações da curva de duplicação do conhecimento

  • A necessidade de desenvolver habilidades para interagir com o conhecimento disponível nos meios digitais.  
  • A necessidade de se reinventar e estar aberto ao novo. 
  • A dificuldade que empresas têm de se atualizar e abraçar as constantes inovações.  

Considerações sobre a curva de duplicação do conhecimento

  • A quantidade de informações disponíveis na Internet, somado ao ritmo acelerado com que o conhecimento é produzido, tem sido objeto de estudo nas últimas décadas.  
  • Informação não é conhecimento. 

Nota. Duplicando do conhecimento Na década de 80, o inventor estadunidense desenvolveu a chamada curva de duplicação do conhecimento. Em resumo, ele estimou que o conhecimento humano dobrava a cada século até 1900. Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o conhecimento estava dobrando a cada 25 anos.

O PARADOXO DO CONHECIMENTO

PROGRAMA AVANÇA BRASIL 

O Programa Avança Brasil foi um programa de infraestrutura do governo de Fernando Henrique Cardoso, implementado entre 2000 e 2003. O programa tinha como objetivo modernizar o país, investindo em infraestrutura e integrando a economia brasileira à internacional. 

Objetivos do programa 

  • Construir infraestrutura de transporte, energia e comunicações. 
  • Reduzir desequilíbrios regionais e desigualdade social. 
  • Modernizar o país. 
  • Integrar a economia brasileira à internacional. 

Implementação

  • O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento, durante os governos Lula da Silva e Rousseff.  
  • O programa envolveu inúmeros projetos em diversas áreas, como economia, política e sociedade.  
  • O programa criou a figura do gerente na gestão pública.  
  • O programa mudou o modelo de responsabilização pela execução dos programas públicos.  

5 PILARES DA TECNOLOGIA SOCIAL 

Tecnologia Social é um conjunto de técnicas e metodologias que visam resolver problemas sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Princípios 

  • Baseia-se na participação coletiva. 
  • Combina o conhecimento popular, a organização social e o conhecimento técnico-científico. 
  • É desenvolvida em interação com a comunidade. 
  • Deve ser efetiva e reaplicável. 

Aplicações

  • Pode ser aplicada em comunidades urbanas e rurais.  
  • Pode ser vinculada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  
  • Pode ser utilizada para promover a saúde, a educação, a habitação, a renda, os recursos hídricos, o saneamento básico, a energia, o ambiente, a igualdade de raça e gênero.  

Exemplos 

  • Cisterna de placas pré-moldadas. 
  • Soro caseiro. 
  • Bombas de insulina. 
  • Microcrédito. 
  • Encauchados de Vegetais da Amazônia. 
  • Aplicativo Be my Eyes. 
  • Programas como Headspace e Lojong. 
  • Programas como Ribon.io e Humble Bundle. 

Objetivos 

  • Promover a autonomia comunitária. 
  • Reduzir as desigualdades. 
  • Construir um mundo mais justo, resiliente e sustentável. 

Nota. A tecnologia social é, portanto, qualquer técnica, método ou produto surgido da interação entre os conhecimentos popular e científico e que, aplicado a uma determinada situação, traga soluções efetivas para um grupo de pessoas ou comunidades.

BRASIL, UM PAÍS DO FUTURO

ORDEM DIGITAL MUNDIAL

CIDADE INTELIGENTE

Uma cidade inteligente é uma cidade que usa tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Também conhecidas como smart cities, essas cidades promovem o desenvolvimento econômico sustentável. 

Características 

  • Integram tecnologia de ponta com inovação. 
  • Utilizam sensores, dispositivos IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). 
  • Monitoram e gerenciam recursos de forma inteligente. 
  • Otimizam serviços urbanos, como transporte público, segurança e iluminação. 
  • Utilizam fontes de energia limpa e renovável. 
  • Reaproveitam a água e tratam o lixo. 
  • Compartilham produtos, serviços e espaços. 

Vantagens 

  • Aumentam a qualidade de vida dos habitantes. 
  • Tornam a cidade mais funcional e conectada. 
  • Proporcionam aos cidadãos uma melhor qualidade de vida. 
  • São mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes. 
  • Diminuem a emissão de gases geradores do efeito estufa (GEE). 

Exemplos de cidades inteligentes

  • Florianópolis, que em 2024 foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil.  
  • Curitiba, que em 2022 foi uma das primeiras capitais do país a receber o sinal do 5G.  

SMART CITY

METODOLOGIAS ÁGEIS

Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas e práticas que visam agilizar a gestão de projetos. Elas são baseadas em ciclos curtos, entregas frequentes e equipes auto-organizadas. 

 

Metodologias ágeis

Objetivo

Acelerar a conclusão de projetos, aumentar a eficiência e produtividade

Princípios

Flexibilidade, colaboração, adaptação, priorização de entregas contínuas

Vantagens

Melhora a produtividade, otimiza fluxos de trabalho, gera valor para o cliente

Aplicações

Desenvolvimento de software, marketing, gestão de projetos

Frameworks

Scrum, Kanban, SAFe (Scaled Agile Framework), XP (Extreme Programming)

As metodologias ágeis surgiram no setor de TI, mas hoje são aplicadas em diversas áreas. Elas são baseadas no Manifesto Ágil, que propõe uma abordagem mais prática e menos burocrática para o desenvolvimento de software. 

Algumas características das metodologias ágeis são: 

  • Trabalho em equipe, colaboração e comunicação constante
  • Foco no cliente e na entrega de valor
  • Incentivo à inspeção e adaptação frequentes
  • Priorização de entregas contínuas que gerem valor ao cliente

Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Não apenas isso, mas o agile baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos, com total iteratividade.

METODOLOGIAS ÁGEIS

TECNOLOGIAS CONTADAS EM VÍDEOS 

Digitalização é o processo de transformar informações analógicas em digitais, ou seja, de passar do papel para o formato eletrônico. 

A digitalização pode ser aplicada a: 

  • Documentos, como contratos, notas fiscais e processos judiciais
  • Planos de marketing
  • Procedimentos burocráticos

A digitalização pode ser feita por meio de softwares e dispositivos eletrônicos, como scanners. 

A digitalização tem como objetivo: 

  • Preservar o conteúdo analógico de forma virtual
  • Facilitar o armazenamento, o compartilhamento e o acesso
  • Economizar tempo na busca de informações
  • Garantir que os documentos estejam sempre acessíveis e protegidos

A digitalização também pode ser usada para mudar o modelo de negócios, disponibilizando novas oportunidades de geração de receita e valor. 

A digitalização é diferente da digitação, que consiste em copiar as informações de um papel para um sistema digital, usando um teclado. 

 

Pensamento computacional, do inglês “computational thinking”, é “uma abordagem usada para a solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação”, na definição do projeto Google for Education, de 2015. Mas o conceito de pensamento computacional já passou por diversas evoluções ao longo do tempo.

IA. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

Inteligência artificial (IA) é um campo da ciência que se dedica a criar máquinas que possam aprender, raciocinar e agir de forma semelhante aos humanos.  A IA permite que os sistemas técnicos percebam o ambiente, resolvam problemas e tomem decisões de forma independente. 

Como funciona a IA?

  • Os sistemas de IA recebem dados, processam-nos e respondem.  
  • Os sistemas de IA podem adaptar o seu comportamento, analisando os efeitos das ações anteriores. 
  • Os sistemas de IA aprendem por si, processando um grande volume de dados que recebem de seus usuários.  

Aplicações da IA

  • Assistentes de voz, como a Alexa, da Amazon.  
  • Reconhecimento facial, usado em smartphones, bancos virtuais e sistemas de segurança pública.  
  • Modelos meteorológicos, usados por emissoras para fazer previsões precisas.  
  • Modelos de IA para descobrir pontos de dados atípicos em um conjunto de dados 

Tipos de IA 

  • Inteligência Artificial Simbólica, ligada à forma como os seres humanos racionam. 
  • Inteligência Artificial Conexionista, ligada à simulação de componentes do cérebro. 

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? 

DIGITALIZAÇÃO

Digitalização é o processo de transformar informações analógicas em digitais, ou seja, de passar do papel para o formato eletrônico. 

A digitalização pode ser aplicada a: 

  • Documentos, como contratos, notas fiscais e processos judiciais. 
  • Planos de marketing. 
  • Procedimentos burocráticos. 

A digitalização pode ser feita por meio de softwares e dispositivos eletrônicos, como scanners. 

A digitalização pretende: 

  • Preservar o conteúdo analógico de forma virtual. 
  • Facilitar o armazenamento, o compartilhamento e o acesso. 
  • Economizar tempo na busca de informações. 
  • Garantir que os documentos estejam sempre acessíveis e protegidos. 

A digitalização também pode ser usada para mudar o modelo de negócios, disponibilizando novas oportunidades de geração de receita e valor.  A digitalização é diferente da digitação, que consiste em copiar as informações de um papel para um sistema digital, usando um teclado. 

O QUE É ARMAZENAMENTO EM NUVEM? 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL 

Pensamento Computacional é uma habilidade que permite resolver problemas de forma sistemática, eficiente e criativa. É uma abordagem que utiliza conceitos da Ciência da Computação. 

Principais características 

  • Decompor problemas em partes menores. 
  • Reconhecer padrões. 
  • Abstrair informações. 
  • Criar algoritmos para solucionar problemas. 
  • Explorar os domínios computacionais de forma crítica, estratégica e criativa. 

Importância 

  • Contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico. 
  • Contribui para o desenvolvimento do raciocínio. 
  • Pode ser usado para resolver problemas ou questões pessoais simples. 
  • Pode ser usado para estruturar ações pedagógicas. 

História 

  • O termo “Pensamento Computacional” foi utilizado pela primeira vez em 1980 pelo matemático Seymour Papert. 
  • A professora de ciência da computação Jeannette Wing popularizou o termo. 

No ensino

  • O pensamento computacional pode ser desenvolvido desde a infância.  
  • O ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais é um novo componente curricular no ensino fundamental e médio.  

Pensamento Computacional, do inglês “computational thinking”, é “uma abordagem usada para a solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação”, na definição do projeto Google for Education, de 2015. Mas o conceito de pensamento computacional já passou por diversas evoluções ao longo do tempo.

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

MOTIVACIONAL 

EM CADA CASA E EMPRESA, UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERATIVA DIGITAL

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

TODAS AS PESSOAS DEVERIAM ASSISTIR ESSE VÍDEO 

EU, DANIEL BLACK 

Formação Social Tecnológica

Formação Profissional

Ser Humano vs Máquina

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Caderno 15 de Estudos

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO 

Salas de Aulas Digitais

Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.

Cursos: ESG. Gerenciamento das Cidades 

Gerenciamento das Cidades

  1. ESG. Governança
  2. Gerenciamento das Cidades
  3. Temas do Século XXI
  4. Estados Brasileiro
  5. Municípios Brasileiro
  6. IBGE Cidades
  7. Planejamento Urbano
  8. Ciência da Administração
  9. Urbanização
  10. Licitação Pública
  11. Políticas Públicas
  12. Gerenciamento de Projetos

Cursos: ESG. Inovação & Tecnologia 

Inovação & Tecnologia

  1. ESG. Governança
  2. Inovação & Tecnologia
  3. Tecnologias
  4. Tecnologia da Informação
  5. Ciência de Dados & Inteligência Artificial 
  6. Engenharia da Computação
  7. Engenharia de Software
  8. Modelo de Ecossistema Digital
  9. Engenharia de Transporte e Logística 
  10. Engenharia de Transporte e Logística
  11. Engenharia Eletrônica e Robótica
  12. Estrutura de Redes de Computadores 
  13. Lean IT Para Projetos
  14. Sistemas Estruturados Para Indústria 4.0
  15. Metaverso 
  16. Cloud & IOT
  17. Robótica Educacional 
  18. Business & IT
  19. Segurança e Defesa Cibernética 
  20. Redes Sociais 
  21. Condomínios Inteligentes 
  22. Business
  23. ERP
  24. Gestão de Mídias Sociais
  25. CRM

Cursos: ESG. Cidades Inteligentes 

Cidades Inteligentes 

  1. ESG. Governança
  2. Cidades Inteligentes
  3. CBCI
  4. Sociedade 5.0
  5. Cidade Modelo
  6. Smart City

Cursos: ESG. Branding Social  

Branding Social

  1. ESG. Governança
  2. Branding Social 
  3. Marketing Social 
  4. Patrocinadores
  5. Inbound Marketing
  6. Outbound Marketing

Cursos: ESG. Indústria & Comércio 

Indústria & Comércio

  1. ESG. Governança
  2. Indústria & Comércio
  3. Distrito Industrial 
  4. Construção Civil 
  5. Indústria 4.0
  6. Logística 
  7. Usina de Cana-de-Açúcar
  8. Normas Técnicas
  9. ISO 14001
  10. IS0 9001
  11. Gestão da Qualidade

Cursos: ESG. Segurança Pública 

Segurança Pública

  1. ESG. Governança
  2. Segurança Pública
  3. Prevenção / Uso de Drogas
  4. Violência no Brasil 
  5. Código de Defesa do Consumidor
  6. Violência Contra Animais
  7. Violência Sexual no Brasil 
  8. Fake News
  9. Violência Contra Mulheres
  10. Violência Contra LGBTQIAP+
  11. Violência Contra Negros
  12. Violência Contra Crianças
  13. Violência Contra Jovens
  14. Violência Contra Idosos

Cursos: ESG. Educação 4.0

Educação 4.0

  1. ESG. Governança
  2. Educação 4.0
  3. Analfabetismo Digital 
  4. Alfabetização Digital
  5. Analfabetismo Digital 
  6. Analfabetismo Funcional 
  7. Geração Criança
  8. Universitários 
  9. Sete Artes Liberais
  10. OSPB
  11. Evasão Escolar
  12. Pedagogia Social 
  13. Salas de Aulas Interativas
  14. Educação C.L.A.
  15. Escola Waldorf

Cursos: ESG. Serviços Essenciais 

Serviços Essenciais 

  1. ESG. Governança
  2. Serviços Essenciais 
  3. Água Potável 
  4. Energia Elétrica
  5. Internet 5G
  6. Saneamento Básico
  7. Transporte Público 
  8. Áreas Verdes Para Lazer
  9. Ruas Calçadas
  10. Ruas Asfaltadas
  11. Coleta de Lixo Orgânico
  12. Coleta de Lixo Reciclado
  13. Coleta de Lixo Hospitalar
  14. Reciclagem de Lixo

Cursos: ESG. Politicas Sociais 

Politicas Sociais

  1. ESG. Governança
  2. Políticas Sociais 
  3. Como Se Faz Tecnologia Social? 
  4. Segregação Socioespacial
  5. Pessoas em Situação de Rua 
  6. Religião 
  7. Consumo de Álcool
  8. Consumo de Drogas
  9. Pobreza no Brasil 
  10. Fome no Brasil 
  11. Direitos Humanos
  12. Bolsa Família
  13. Gravidez na Adolescência
  14. Assistencialismo no Brasil

Cursos: ESG. Saúde Pública

Saúde Pública

  1. ESG. Governança
  2. Saúde Pública
  3. INSS no Brasil
  4. Saúde Mental 
  5. Saúde Física 
  6. Psicologia Social 
  7. Psicologia
  8. Hospitais Públicos no Brasil 
  9. Psiquiatria
  10. Assistência Social 
  11. Assistencialismo Social 

Cursos: ESG. Temas do Século XXI

Cursos: EADs

Estude em Nossas EADs

  1. EAD Turismo
  2. EAD PCD
  3. EAD Mulher
  4. EAD Juventude
  5. EAD Gerando Renda
  6. EAD Cidades

INCUBADORA DE TECH SOCIAL vs CIDADES INTELIGENTES 

Seja Bem-Vindo(a)!

TECNOLOGIA SOCIAL

Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O que fazem as incubadoras sociais? 

  • Apoiar a criação de negócios inovadores. 
  • Gerar alto impacto social. 
  • Sustentabilidade financeira. 
  • Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local. 
  • Estimular a capacidade empreendedora. 
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Como as incubadoras sociais funcionam? 

  • Orientam na mobilização de recursos. 
  • Acompanham o progresso do projeto. 
  • Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas. 
  • Avaliam o impacto de seus projetos sociais. 
  • Identificam indicadores chave de desempenho. 
  • Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados. 

Exemplos de incubadoras sociais: 

  • SIE – Incubadora Social da UFR.
  • Incubadora Social da UFT.
  • Incubadora Social da FEA Social. 

TECNOLOGIA SOCIAL 

CAMINHO OU DESTINO?

Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados. 

Destino

  • Um estado ou fim predeterminado.  
  • Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.  
  • Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.  
  • O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.  
  • A aplicação, o emprego ou o uso.  
  • O fim para que se reserva alguma coisa.  
  • Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.  
  • Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.  
  • Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. 

Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica

Sinônimos de destino 

  • Sina.
  • Sorte.
  • Fatalidade.
  • Fado.
  • Estrela.
  • Dita.
  • Fortuna.
  • Acaso.
  • Ventura.
  • Fadário.

STORYTELLING CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – 50 POST

Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.

  • Posts.
  • Personagem.
  • Ambiente.
  • Conflito.
  • E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem. 

O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências. 

Algumas técnicas de storytelling incluem: 

  • Educação em post. 
  • Jornada do herói. 
  • A montanha. 
  • Sobreposição de narrativas. 
  • Sparklines. 
  • In media res. 
  • Convergência de ideias. 

Alguns elementos principais do storytelling são: 

  • Mensagem.
  • Ambiente.
  • Personagem.
  • Conflito. 

Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como: 

  • Comunicação.
  • Educação Formal.
  • Educação Interativa. 
  • Marketing.
  • Administração.
  • Processos seletivos. 

COMO USAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO

Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal. 

O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000. 

Princípios do ócio criativo 

  • Equilibrar trabalho, estudo e lazer. 
  • Extrair o máximo de cada momento. 
  • Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade. 
  • Explorar novas ideias. 
  • Conectar pontos aparentemente desconexos. 
  • Resultar em soluções inovadoras. 

Atividades que estimulam o ócio criativo 

  • Quebra-cabeças. 
  • Jogos de tabuleiro. 
  • Atividades manuais. 
  • Caminhar na natureza. 
  • Desenhar. 
  • Escrever. 
  • Contemplar o ambiente ao redor. 
  • Visitar galerias de arte. 
  • Assistir a peças teatrais. 
  • Ouvir música. 

O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas. 

ÓCIO CRIATIVO 

Tecnologia & Inovação – Post. 1

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
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  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
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Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

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Como usar imagens (post) no Processo Educativo

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
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  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
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  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

Tecnologias Que Mudam Vidas

O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

MOTIVACIONAL 

VEM COMIGO!

PARCERIA QUE DEU CERTO  

QUAL É A SUA GERAÇÃO? 

Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes. 

Características das gerações

  • Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.  
  • As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. 
  • As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.  

Algumas gerações 

  • Geração Lost (nascidos no final do século XIX). 
  • Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial). 
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964). 
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
  • Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). 
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). 
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). 

A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos. 

APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

MIDSET DE CRESCIMENTO 

O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Pessoas Desaparecidas

Ajude a Encontrar 

De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

GERAÇÃO Z

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”. 

São características da Geração Z: 

  • Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado. 
  • Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade. 
  • Serem empreendedores e adaptáveis. 
  • Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos. 
  • Serem ativistas sociais e ambientais. 
  • Valorizarem a inclusão e a justiça social. 
  • Serem consumidores exigentes. 
  • Serem mais conscientes e buscarem propósito. 
  • Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho. 

A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha. 

A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade. 

NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM

BULLYING / CYBERBULLYING

Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática. 

O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia. 

O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como: 

  • No trabalho.
  • No sistema prisional.
  • No ambiente militar.
  • Nas relações familiares.
  • No ambiente esportivo. 

O bullying pode ser verbal, como: 

  • Insultar. 
  • Ofender. 
  • Xingar. 
  • Fazer gozações. 
  • Colocar apelidos.  pejorativos. 
  • Fazer piadas ofensivas. 

O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais. 

Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível. 

BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares. 

O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como: 

  • Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. 
  • Compartilhamento de fotos constrangedoras. 
  • Disseminação de mentiras para humilhar alguém. 
  • Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes. 
  • Montagens constrangedoras. 
  • Divulgação de fotos íntimas. 
  • Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa. 

O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta. 

Algumas consequências do cyberbullying: 

  • Depressão. 
  • Transtornos de ansiedade. 
  • Dificuldade em adaptar-se à escola. 
  • Desconfiança de outras pessoas. 
  • Isolamento social. 
  • Desânimo constante. 
  • Irritabilidade. 

Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas. 

A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade. 

O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Tecnologia Social

  • Pilar 1. Comunicação Assertiva. 
  • Pilar 2. Ação Humana.
  • Pilar 3. Busca por Conhecimento
  • Pilar 4. Organização e Planejamento. 
  • Pilar 5. Insistência e Persistência. 

PILAR 1. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 

Comunicação Assertiva é a capacidade de expressar-se de forma clara e respeitosa, sem desrespeitar os outros. É uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis e a evitar conflitos. 

Características 

  • Transmitir informações de forma objetiva. 
  • Manter um ambiente de diálogo aberto. 
  • Evitar ambiguidades e mal-entendidos. 
  • Construir uma conversa coerente e ágil. 
  • Dialogar com firmeza, mas sem deixar de ser respeitoso. 

Vantagens 

  • Reduz a tensão. 
  • Melhora a relação entre cliente e empresa. 
  • Favorece a colaboração mais eficiente. 
  • Minimiza conflitos desnecessários. 
  • Demonstra a inteligência social. 
  • Faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse. 

Dicas 

  • Dê espaço a si para refletir. 
  • Reconheça seus sentimentos. 
  • Ouça o que sua intuição lhe diz. 
  • Escolha o canal adequado para cada tipo de contato. 
  • Tenha um discurso sempre alinhado com os objetivos da organização. 

Aplicabilidade. A comunicação assertiva é fundamental para bons profissionais, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 

PILAR 2. AÇÃO HUMANA 

Ação Humana é o comportamento ou conduta deliberada, consciente e voluntária, que visa alcançar um fim. 

Características

  • A ação humana é deliberada, ou seja, inicia-se com a percepção de um fim. 
  • A ação humana é motivada por necessidades vitais elementares. 
  • A ação humana é moldada pelas decisões e comportamentos que tomamos. 

Consequências

  • A ação humana pode ter consequências no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. 
  • As decisões e comportamentos que tomamos moldam nosso caráter. 

Teorias sobre a ação humana

  • Aristóteles diz que a felicidade é o fim das ações humanas. 
  • Ludwig von Mises, economista austríaco, defende o capitalismo laissez-faire a partir da praxeologia. 
  • A praxeologia é uma metodologia que busca investigar o processo humano de tomada de decisão. 

Axioma da ação 

  • O axioma da ação é a base da praxeologia na Escola Austríaca.
  • O axioma da ação propõe que todos os Homo sapiens utilizem propositalmente meios para atingir os fins desejados.

PILAR 3. BUSCA POR CONHECIMENTO 

O Conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Conhecimento é a capacidade de compreender, apreender e entender as coisas, e de criar e experimentar o novo. É uma forma de compreender a realidade, que se fundamenta na percepção, na imaginação ou no intelecto. 

O conhecimento é construído através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É uma relação entre o sujeito (que é aquele que conhece) e o objeto (que é aquilo a ser conhecido). 

O conhecimento pode ser produzido de diversas maneiras, como:

  • Senso comum: é um tipo de conhecimento empírico e espontâneo, ametódico, assistemático e acrítico. 
  • Conhecimento científico: requer base teórica e comprovações a partir de experimentações. 
  • Conhecimento filosófico: pode estar presente ou não a experiência, mas é válido o desenvolvimento de uma teoria que não possa ser testada, mas que é uma abstração teórica validada pela lógica. 

A epistemologia é a principal disciplina que investiga o conhecimento, estudando o que as pessoas sabem, como o conhecem e o que significa saber algo. 

PILAR 4. ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO  

Planejamento é a criação de estratégias para atingir objetivos, enquanto organização é a capacidade de colocar as coisas no seu lugar. Ambos são conceitos complementares e importantes para o sucesso de um negócio. 

Planejamento 

  • Consiste em definir objetivos, metas e prazos. 
  • É uma etapa mais a longo prazo e contínua. 
  • Ajuda a prever o futuro e os riscos. 
  • Permite encontrar oportunidades para atingir as metas. 
  • É um instrumento fundamental para reconhecer riscos e antecipar possíveis desafios. 

Organização 

  • É uma etapa mais pontual e setorizada
  • Envolve etapas mais concretas e objetivas
  • Visa manter a ordem de determinados acontecimentos
  • Garante que os processos sejam feitos de forma correta
  • Permite perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa

Planejamento e organização. São conceitos que estão presentes no ciclo do processo administrativo, juntamente com a direção e o controle. 

PILAR 5. INSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA  

Insistência é continuar a fazer o mesmo, sem resultados diferentes, enquanto persistência é continuar a fazer algo apesar das dificuldades. 

Insistência 

  • Colocar toda a energia para alcançar um objetivo, mas sempre da mesma forma. 
  • Ser enfadonho e teimoso. 
  • Desgastar-se sem ver mudanças significativas. 

Insistir significa colocar toda sua energia para alcançar um determinado objetivo, porém de maneira sempre igual, sem buscar soluções criativas e sem enxergar novas possibilidades.

A persistência, por outro lado, consiste em buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que ser quer, de forma mais eficaz.

Persistência

  • Buscar soluções inovadoras para alcançar o objetivo.  
  • Ser esforçado e ter foco nos objetivos.  
  • Não desistir, mas mudar a estratégia, aprender com os erros, se adaptar e tentar de novo.  
  • Ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de compreender as dificuldades e experiências negativas.  

A palavra persistência vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza. 

A persistência é uma característica de quem não desiste fácil, que se esforça e foca nos objetivos, sem se deixar abalar facilmente por críticas ou comentários negativos. 

A persistência é a chave dos resilientes, que são aqueles que não desistem, mas mudam a estratégia, aprendem com os erros, se adaptam e tentam de novo. 

Vamos Começar Uma Nova História?

INCUBADORA SOCIAL

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER 

NA CIDADE OU NA ROÇA ESTAREMOS LÁ!

APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCATEC 

POR TODA UMA VIDA

Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira. 

Origem 

  • A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
  • O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).

Símbolo 

  • O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.

Dia da Consciência Negra

  • O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 
  • A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país. 

Importância 

  • A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
  • A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social. 
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS.

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde.  

NÃO DESISTA: Ainda Existe Vida Ai! 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

PROJETO CEQUAL ALAGOAS

INCUBADORA SOCIAL. Feita Para Você 

EXISTIMOS: Para Ser Todos Iguais 

SEJA UMA PESSOAS “HAIA” 

SABER CIENTÍFICO / SABER PEDAGÓGICO

Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste. 

Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor. 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

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