Caderno 18. Empreendedorismo

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TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO HUMANA

TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO MECANIZADA

TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO ROBÓTICA

EDUCAÇÃO NO CONTEXTO FILOSÓFICO

PARÂMETROS DA GOVERNANÇA ESG

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS 

CARTILHA / Clique no Botão Abaixo 

Política Nacional de Cuidados é uma política pública que visa garantir o direito ao cuidado, tanto de quem o recebe quanto de quem o dá. A lei que a instituiu foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024. 

Objetivos 

  • Promover a corresponsabilização social e de gênero. 
  • Reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, remunerado e não remunerado. 
  • Enfrentar desigualdades estruturais no acesso ao cuidado. 
  • Reorganizar a visão social e cultural do cuidado. 
  • Reduzir o trabalho não remunerado de cuidado, que é predominantemente realizado por mulheres. 

Princípios

  • O cuidado é uma responsabilidade coletiva, que deve ser compartilhada entre homens e mulheres.  
  • O cuidado deve ser apoiado por políticas públicas robustas.  
  • O cuidado deve ser entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado.  

Implementação. A Política Nacional de Cuidados será implementada de forma descentralizada e articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA 

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Globalização Ainda Existe?

Globalização Ainda Existe? Sim, a globalização ainda existe e está em uma fase de interações avançadas entre os países. Ela se manifesta de diversas formas, como cultural, social, econômica e tecnológica. 

  • Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas.

Globalização cultural e social 

  • Promove a interconexão entre culturas e sociedades. 
  • Influencia identidades, valores e interações sociais. 

Globalização econômica 

  • Caracterizada por grandes fluxos de mercadorias, capitais e serviços. 
  • Consolidou a industrialização em países emergentes, como a região do Sudeste Asiático. 
  • Avançou a divisão internacional do trabalho. 

Globalização tecnológica 

  • O avanço da tecnologia de informação, com o surgimento da internet, permite a partilha de informação e conecta regiões do planeta. 

Impactos da globalização 

  • A globalização aumenta o ritmo das mudanças disruptivas nos meios de produção. 
  • Pode levar a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis. 
  • Pode trazer disparidades de salários cada vez maiores. 

Perspectivas da globalização 

  • A lógica de negócios para a integração permanece forte. 
  • As economias de escala associadas às cadeias de valor globais modernas podem tornar as empresas relutantes em desmantelá-las. 
  • Avaliar como a ordem global evoluirá no futuro constitui um desafio. 

GLOBALIZAÇÃO NA ATUALIDADE

O Que Vamos Aprender?

Índice

  • Módulo 1. ESG
  • Módulo 2. ODS / ONU
  • Módulo 3. Pensamento Computacional
  • Módulo 4. Inteligência Artificial 
  • Módulo 5. Empreendedorismo do Século XXI
  • Módulo 6. Marketing 
  • Módulo 7. Marketing Digital
  • Módulo 8. Branding Social
  • Módulo 9. E-Commerce
  • Módulo 10. Gestão de Pessoas
  • Módulo 11. Indústria & Comércio
  • Módulo 12. Comunicação & Marketing
  • Módulo 13. Internet 5G 
  • Módulo 14. Internet das Coisas (IoT)
  • Módulo 15. Controle Contábil 
  • Módulo 16. Mulher no Empreendedorismo 
  • Módulo 17. Saúde Mental
  • Módulo 18. Mindset de Crescimento
  • Módulo 19. Vendas
  • Módulo 20. Neuromarketing
  • Módulo 21. Clientes
  • Módulo 22. Dropshipping
  • Módulo 23. Redes Sociais
  • Módulo 24. Planejamento
  • Módulo 25. Produtividade

Clique Nos Links Abaixo

Incubadora de Tecnologia Social

Barbárie Cultural

Professores, Livros e Máquinas

Chamamos isso de educação moderna 

Empreendedorismo Sem Moral, Justiça e Ética

O EMPREENDEDORISMO QUE O BRASIL REJEITA

EMPREENDEDORISMO SOCIAL – NEGÓCIO SOCIAL – IMPACTO SOCIAL? 

Negócio Social é uma empresa que busca resolver problemas sociais e ambientais, além de gerar lucro. O objetivo é criar um impacto positivo na sociedade. 

Princípios 

  • Considerar a qualidade de vida e o acesso a necessidades básicas. 
  • Ser financeiramente autossustentável. 
  • Equilibrar viabilidade econômica e impacto social. 
  • Replicar o modelo em outros locais com o mesmo problema. 
  • Escalar o negócio para beneficiar mais pessoas. 

Estratégias 

  • Parcerias com outras empresas. 
  • Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil. 
  • Cuidado com a cadeia produtiva. 
  • Gerenciamento do impacto ambiental. 
  • Articulação com as políticas públicas. 

Exemplos 

  • Feira Preta. 
  • GRAACC. 
  • BOOMERA. 
  • Prosas, que conecta patrocinadores e proponentes de projetos sociais. 
  • Grameen Danone. 
  • Grameen Bank. 

Importância. Os negócios sociais promovem mudanças significativas e duradouras, oferecendo soluções concretas para problemas sociais urgentes. 

Desenvolvimento. Elaborar um negócio social exige insights e processos construídos coletivamente. 

DESCOBRINDO O BRASIL DOS NEGÓCIOS SOCIAIS

PITCH

Pitch é uma apresentação curta e direta sobre um negócio, produto ou ideia. O objetivo é despertar o interesse de investidores, parceiros ou clientes. O termo surgiu em Hollywood, quando produtores e executivos de cinema não tinham tempo para ler roteiros inteiros. Por isso, pediam um pitch, que era uma versão resumida da história. 

O Pitch Pode Ser Usado Para: 

  • Apresentar uma empresa a investidores ou outros empreendedores.
  • Apresentar um produto a possíveis clientes.
  • Captar investidores para aplicarem recursos no negócio.
  • Fazer negócios. 

A duração de um pitch pode variar entre 30 segundos e 20 minutos. A duração depende do tipo de apresentação, do público, do local e do tempo disponível. 

Para Fazer Um Pitch de Sucesso, é Importante: 

  • Ser claro e conciso. 
  • Ser transparente. 
  • Ser único. 
  • Vender ideias e conceitos relevantes. 
  • Usar slides anexos para prever perguntas. 
  • Evidenciar os benefícios do negócio. 

PITCH

BUSINESS CASE

Business case, ou caso de negócios, é um documento que justifica a realização de um projeto ou investimento. Ele é desenvolvido no início de um projeto e é usado para avaliar os benefícios, custos e riscos. O business case é uma apresentação que pode ser verbal ou escrita. Ele é apresentado a gestores e à alta diretoria de uma empresa. 

O Que Deve Conter Um Business Case? 

  • Problema: O que é o problema e quem o tem?
  • Solução: Qual é a solução proposta e como ela responde ao problema?
  • Benefícios: Quais são os benefícios financeiros e não financeiros?
  • Escopo: O que a solução envolve?
  • Stakeholders: Quem são os stakeholders e quais são seus principais interesses?
  • Recursos: Quais recursos são necessários?
  • Riscos: Quais são os impactos de quaisquer riscos?
  • Custos: Quais são as principais fontes de custo?
  • Métricas: Como o sucesso pode ser medido?

Como Fazer Um Business Case Eficaz? 

  • Construir um documento bem eficaz e explicativo. 
  • Utilizar indicadores relevantes. 
  • Utilizar storytelling para cativar e convencer os gestores. 
  • Reunir os benefícios, as desvantagens, custos e riscos da situação atual e projeção do futuro. 

COMO FAZER UM BUSINESS CASE 

GATILHOS MENTAIS

Gatilhos Mentais.  São estímulos que influenciam as decisões e comportamentos das pessoas de forma inconsciente. Eles são usados para incentivar ações específicas, como comprar um produto, se inscrever em um serviço ou compartilhar uma informação. 

Como Funcionam

  • O cérebro cria atalhos mentais para poupar esforços na hora de tomar decisões. 
  • Os gatilhos mentais ativam as heurísticas, que são atalhos que envolvem focar em apenas um aspecto de um problema complexo. 
  • Os gatilhos mentais podem ativar reações emocionais, facilitando escolhas com base em confiança, reciprocidade, escassez ou prova social. 

Onde São Usados

  • São frequentemente utilizados por profissionais de Marketing e Vendas. 
  • São uma técnica de persuasão, isto é, uma estratégia de comunicação que utiliza recursos emocionais ou simbólicos. 

Alguns Exemplos de Gatilhos Mentais 

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Antecipação.
  • Histórias.
  • Prova social.
  • Novidade.
  • Reciprocidade.

ENTENDA O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS

SMART CITY

CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS 

Smart City – Consciência e Responsabilidade no Empreendedorismo de Inovação

EMPREENDEDORISMO COM: Missão – Visão – Valores

Ser Empreendedor(a) é ter iniciativa para criar algo novo, seja um produto, serviço, empresa, marca ou projeto. Empreendedores costumam ter uma visão inovadora e são capazes de transformar crises em oportunidades. 

Características de Um Empreendedor 

  • Ter uma ideia ou oportunidade. 
  • Ser proativo. 
  • Ser criativo. 
  • Saber planejar e organizar. 
  • Ser capaz de gerir recursos. 
  • Ser capaz de estabelecer metas desafiadoras. 
  • Ser capaz de identificar e aproveitar oportunidades. 
  • Ser capaz de solucionar problemas. 
  • Ser capaz de comunicar-se de forma clara e eficiente. 
  • Ser capaz de gerir relações. 

Empreender Pode Significar: 

  • Iniciar uma empresa. 
  • Criar um novo serviço. 
  • Desenvolver um novo produto. 
  • Adotar uma nova forma de fazer algo já existente. 
  • Criar um projeto social, sem fins lucrativos. 
  • Resolver um problema. 

Empreendedorismo está relacionado com inovação, planejamento, organização e gerenciamento de recursos. É um estilo de vida que pode gerar valor e contribuir para o desenvolvimento econômico e social. 

SOMOS EMPREENDEDORES DO BRASIL 

EMPREENDEDORES COM DIFERENCIAIS

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UM BRASIL EMPREENDEDOR 

EMPREENDEDORISMO  INCLUSIVO

EMPREENDEDORISMO PARA SOCIEDADE 5.0

Avança Brasil foi um programa federal de infraestrutura do governo Cardoso, que pretendia modernizar o país. O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento. 

Características do Programa

  • O programa envolvia vários projetos em áreas como economia, política e sociedade.  
  • O objetivo era modernizar o país.  
  • Os investimentos em infraestrutura eram considerados fundamentais para a expansão da economia.  
  • O programa tinha um orçamento estimado de US$ 43 bilhões.  
  • O programa foi planejado para ser implementado de 2000 a 2020.  

Impactos Ambientais 

  • O programa gerou impactos ambientais, como o desmatamento e a perda de oportunidades de uso sustentável da floresta. 
  • O sistema de avaliação de impacto ambiental no Brasil não era capaz de atender ao desafio apresentado pelo Avança Brasil. 

Substituição do Programa . O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento sob os governos Lula da Silva e Rousseff. 

BRASIL, UM PAÍS DO FUTURO

EMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADES ESG

Responsabilidade ESG é um conjunto de práticas empresariais que visam a sustentabilidade, a justiça social e a boa governança. A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance. 

Objetivos da Responsabilidade ESG 

  • Minimizar o impacto ambiental. 
  • Construir um mundo mais justo e responsável. 
  • Manter bons processos administrativos. 
  • Melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e comunidades. 
  • Mostrar aos investidores que o negócio é transparente e holístico. 

Práticas de ESG 

  • Melhorar a eficiência energética.
  • Reduzir a geração de resíduos.
  • Promover diversidade e inclusão.
  • Estruturar políticas de compliance e transparência.
  • Reduzir turnover e absenteísmo. 

Implementação da Responsabilidade ESG 

  • Garantir que as parcerias comerciais estejam alinhadas aos mesmos preceitos. 
  • Considerar mecanismos como código de conduta para parceiros. 
  • Participar de programas de voluntariado. 
  • Organizar campanhas de conscientização sobre questões sociais. 
  • Buscar parcerias com outras organizações que compartilhem dos mesmos valores e objetivos. 

ESG É RESPONSABILIDADE DO COMPLIANCE? 

EMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADES ODS/ONU

Responsabilidade Social no empreendedorismo é o compromisso de uma empresa em ir além do lucro, considerando os interesses da sociedade e do meio ambiente. 

Importância 

  • Contribuir para o desenvolvimento social. 
  • Garantir a confiança da população. 
  • Mostrar que a empresa não existe apenas para explorar recursos. 
  • Prevenir acidentes e reduzir riscos. 

Como Praticar 

  • Estabelecer valores e práticas sustentáveis. 
  • Engajar-se com a comunidade local. 
  • Cuidar do bem-estar dos funcionários. 
  • Criar programas de responsabilidade social. 
  • Incentivar parcerias sociais. 
  • Ser transparente e prestar contas. 
  • Investir em inovação
  • Gerir projetos. 
  • Escalar soluções. 
  • Colaborar com parceiros externos. 

Empreendedorismo Social. O empreendedorismo social é uma abordagem que visa resolver problemas sociais e ambientais de forma inovadora. 

Desafios Sociais e Ambientais 

  • Pobreza extrema e desigualdade econômica. 
  • Acesso limitado à educação. 
  • Escassez de recursos naturais. 
  • Mudanças climáticas. 
  • Problemas de saúde pública. 
  • Poluição ambiental. 

ODS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS 

EMPREENDEDORISMO COM GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRABALHO 

Gestão Estratégica de Negócios é um conjunto de ações que visa gerenciar os recursos de uma empresa para atingir os seus objetivos. 

Principais Objetivos 

  • Utilizar os recursos da empresa de forma eficiente. 
  • Desenvolver vantagens competitivas. 
  • Contribuir para a competitividade da empresa. 
  • Oferecer estratégias de gestão e tomada de decisão. 

Ações. Envolvidas Planejamento, Organização, Liderança, Controle. 

Benefícios. Uma gestão estratégica bem executada pode trazer benefícios para a empresa a curto, médio e longo prazo. 

Onde Estudar. É possível estudar gestão estratégica de negócios em cursos como: 

  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios da PUC-Campinas. 
  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios da PUC Minas.
  • Pós-Graduação EAD – Gestão Estratégica de Negócios da Conquer. 
  • MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da FGV. 
  • Pós-Graduação em Administração Estratégica e Gestão de Negócios da FIA. 

Áreas de Atuação. Os egressos desses cursos podem atuar em diversas áreas, como planejamento, gestão de vendas, controladoria, finanças e cadeia de suprimentos. 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS 

EMPREENDEDORISMO SEM DESCRIMINAÇÃO

Discriminação no Empreendedorismo pode ocorrer de várias formas, como por gênero, raça, deficiência, religião, orientação sexual, nacionalidade e aparência física. 

Discriminação de Gênero

  • Uma pesquisa do Sebrae apontou que 42% das empreendedoras brasileiras já presenciaram situações de preconceito. 
  • A região Sul teve a maior proporção de mulheres donas de negócio que identificaram atitudes preconceituosas. 

Discriminação Racial 

  • Uma pesquisa da CEGOS mostrou que o racismo é a principal forma de discriminação no trabalho em 75% das empresas brasileiras.
  • Muitos empreendedores têm que lidar com ambientes racistas que pouco favorecem o crescimento de pessoas pretas.

Discriminação por Deficiência 

  • Redes de apoio e mentoria desempenham um papel crucial no desenvolvimento de empreendedores com deficiência.

Discriminação no Trabalho

  • A discriminação no trabalho são práticas injustas que tratam colaboradores de maneira desigual com base em características pessoais. 
  • A discriminação pode ocorrer quando uma empresa não contrata um profissional em função de suas crenças. 

O combate à discriminação no empreendedorismo é importante para construir um mundo mais justo. 

DESCRIMINAÇÃO NO EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDIRISMO COM DIAGRAMA “CHA”

Gestão Humana no empreendedorismo é o conjunto de técnicas e práticas que permitem gerir os recursos humanos de uma empresa. O objetivo é que a organização e os colaboradores alcancem os seus objetivos. 

A Gestão Humana é Uma Área Estratégica Que Pode Ajudar a: 

  • Aumentar o controle e a autonomia da empresa. 
  • Descentralizar a administração. 
  • Aumentar a capacidade de atendimento. 
  • Aumentar a possibilidade de o gestor assumir papéis mais estratégicos. 
  • Desenvolver os funcionários. 
  • Melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa. 
  • Atrair e reter profissionais talentosos. 

Algumas Políticas de Gestão de Pessoas Que Podem Ser Implementadas São: 

  • Motivação.
  • Liderança.
  • Comunicação.
  • Cooperação.
  • Capacitação. 

Algumas Dicas Para a Gestão de Pessoas em Empreendimentos São:

  • Preocupar-se com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.  
  • Buscar a diversidade cognitiva.  
  • Basear a provisão (recrutamento, seleção e contratação) no planejamento feito na etapa da aplicação.  

O Que é a Gestão de Pessoas e Negócios? A gestão de pessoas e negócios é a conciliação entre essas duas frentes em uma organização, de modo que o empreendedor saiba como gerar resultados financeiros e de crescimento saudável por meio de suas equipes.

O QUE É RESILIÊNCIA? 

EMPREENDEDORISMO NA CIDADE OU NA ROÇA 

Cidades Mais Pobres do Brasil são Marajá do Sena, no Maranhão, e Matões do Norte, também no Maranhão. 

Marajá do Sena

  • Tem a pior renda per capita do país.  
  • Mais de 50% da população vive com menos de R$ 20 por dia.  
  • A Organização das Nações Unidas considera valores abaixo de R$ 5 situação de extrema pobreza.  

Matões do Norte 

  • Tem uma renda por pessoa de apenas R 27,17. 
  • Está a cerca de 147. km de distância de São Luís. 

Outras Cidades Pobres

  • Uiramutã, no estado de Roraima, enfrenta dificuldades consideráveis em relação à qualidade de vida.  
  • Alto Alegre e Trairão, no estado de Roraima, enfrentam desafios similares.  
  • Rurópolis, no Pará, registra a menor renda média do país entre as pessoas que declaram imposto de renda.  

A Pobreza no Brasil também afeta mais as pessoas pretas e pardas do que as brancas. As mulheres também enfrentam proporção maior de pobreza. 

A Desigualdade Regional é evidente quando se analisa a pobreza por estrato geográfico. 

EXTREMO DO BRASIL: MARAJÁ DO SENA

EMPREENDEDIRISMO E SUA MARCA REFLETE SUA MORAL 

Branding é a gestão da identidade de uma marca, visando torná-la mais conhecida e desejada. 

O Que Envolve o Branding? 

  • Criar um nome, símbolo ou design distintivo. 
  • Definir um tom de voz para se comunicar com o público. 
  • Planear ações de marketing promocional e de experiência. 
  • Posicionar a marca na mente dos consumidores. 
  • Criar uma imagem de qualidade, credibilidade e satisfação. 

Como o Branding Pode Ajudar Uma Empresa? 

  • Aumentar a visibilidade da empresa. 
  • Atrair e reter clientes. 
  • Diferenciar a empresa de outras. 
  • Inspirar emoções e impressões nas pessoas. 
  • Criar vínculos e aproximação com o público-alvo. 
  • Tornar a marca mais desejada. 
  • Agregar valor à marca. 

Exemplos de Branding

  • A Apple é um exemplo de empresa que conseguiu impulsionar o seu crescimento com um forte branding.  
  • As marcas de carro Lexus e Toyota são exemplos de marcas fortes que se distinguem, apesar de pertencerem à mesma matriz. 

EMPREENDEDIRISMO E SUA MARCA REFLETE SUA MORAL 

MUNDO EMPREENDEDOR

O Mundo do Empreendedorismo é o universo das pessoas que criam e gerenciam negócios para obter lucro. Empreendedores são pessoas que iniciam algo novo, que veem o que ninguém vê e que agem. 

Comunidades e iniciativas empreendedoras

  • Endeavor Brasil: Uma comunidade global de empreendedores de alto impacto.  
  • Mundo Empreendedor: Um grupo de profissionais empreendedores que fomenta empresas que buscam assessoria para se profissionalizar e crescer.  
  • Podcast Mundo Empreendedor: Um podcast que comenta sobre o que está acontecendo de interessante para os empreendedores.  

Dicas Para Começar a Empreender 

  • Reconheça os seus objetivos e metas.
  • Entenda seu perfil de empreendedor.
  • Escolha acertadamente a área para empreender.
  • Estude o público-alvo.
  • Aposte no seu desenvolvimento. 

Histórico do Empreendedorismo. O empreendedorismo é uma prática antiga, mas o termo popularizou-se apenas no século XX. Ao longo da história, muitos empreendedores se destacaram. 

Brasil e Empreendedorismo. O Brasil está entre as dez nações mais empreendedoras do mundo, segundo dgmassessoria.com.br. 

COMO ABRIR UM NEGÓCIO

EXISTEM SÓ DOIS TIPOS DE EMPREENDEDORISMO COM VÁRIOS FOCOS

EMPREENDEDORISMO PESSOAL 

Empreendedorismo Pessoal é uma postura comportamental que pode ser desenvolvida na vida pessoal e profissional. 

Características do empreendedorismo pessoal 

  • Ser capaz de tomar decisões. 
  • Lidar com conflitos. 
  • Gerir prazos. 
  • Antecipar adversidades. 
  • Planejar recursos. 
  • Ser resiliente. 
  • Interagir com diferentes personalidades. 
  • Ter iniciativa.
  • Ter autonomia.
  • Ter autoconfiança.
  • Ter otimismo.
  • Ter perseverança e alto comprometimento. 

Desenvolvimento do empreendedorismo pessoal 

  • Buscar bons caminhos e ideias. 
  • Aperfeiçoar-se mediante cursos e networking com outros profissionais. 
  • Fazer pesquisas. 
  • Organizar as suas ideias e estabelecer metas. 
  • Definir o que realmente é importante na sua relação pessoal e profissional. 
  • Trabalhar nisso, avaliar e estar pronto para as surpresas na trajetória. 

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional 

  • Estabelecer limites saudáveis entre trabalho e vida pessoal. 
  • Definir horários para começar e terminar o seu expediente. 
  • Escolher dias e momentos de pura dedicação à família, aos amigos e às atividades prazerosas. 

EMPREENDEDORISMO COMERCIAL 

Empreendedorismo Comercial é a atividade de criar e desenvolver empresas visando obter lucro. É o modelo de empreendedorismo mais popular e comum. 

Características do empreendedorismo comercial

  • Foco nos retornos econômicos.
  • Criação de produtos e serviços.
  • Observação do mercado consumidor.
  • Investimento em ideias para atender às necessidades do mercado. 

Dicas para empreender comercialmente

  • Formalizar a empresa com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). 
  • Optar pelo MEI (Microempreendedor Individual) para empresas com faturamento anual de até R$ 81.000,00.  
  • Revisar a comunicação com os clientes e como se pensa os produtos.  
  • Considerar temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e experiência do consumidor.  

Empreendedorismo por necessidade 

  • Acontece quando a decisão de abrir um negócio é tomada por falta de outras possibilidades de geração de renda.

Exemplo: se alguém está desempregado e não consegue uma recolocação no mercado. 

 

Pilares do Empreendedorismo

PILAR. NÍVEIS DE FALÊNCIAS

PILAR. GESTÃO NO TEMPO 

PILAR. PENSAMENTO COMPUTACIONAL

PILAR. INOVAÇÃO & TECNOLOGIA 

PILAR. SER HUMANO vs MÁQUINAS

PILAR. MINDSET DE CRESCIMENTO

PILAR. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

LOJAS QUE FALIRAM 

ESTILOS 

SER ESPECIALISTA OU GENERALISTA? 

Vamos Estudar?

MÓDULO 1. CURVA DE DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO  

Curva de Duplicação do conhecimento é uma teoria que estima o ritmo de crescimento do conhecimento humano ao longo do tempo. Foi desenvolvida pelo futurista Buckminster Fuller nos anos 1980. 

Como Funciona a Curva de Duplicação do Conhecimento?

  • Até 1900, o conhecimento humano dobrava a cada século.  
  • Após a Segunda Guerra Mundial, o conhecimento humano dobrava a cada 25 anos.  
  • Hoje, o conhecimento humano dobra a cada 12 meses.  
  • Com a Internet das Coisas, é previsto que o conhecimento humano dobre a cada 12 horas.  

Implicações da Curva de Duplicação do Conhecimento

  • A necessidade de desenvolver habilidades para interagir com o conhecimento disponível nos meios digitais.  
  • A necessidade de se reinventar e estar aberto ao novo.  
  • A dificuldade que empresas têm de se atualizar e abraçar as constantes inovações.  

Considerações Sobre a Curva de Duplicação do Conhecimento

  • A quantidade de informações disponíveis na Internet, somado ao ritmo acelerado com que o conhecimento é produzido, tem sido objeto de estudo nas últimas décadas.  
  • Informação não é conhecimento. 

O PARADOXO DO CONHECIMENTO

MÓDULO 2. ODS / ONU 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas e objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. O objetivo é alcançar esses objetivos até 2030. 

Os ODS São Um Apelo Global Para: 

  • Acabar com a pobreza e a fome. 
  • Garantir água, saneamento e energia para todos. 
  • Oferecer saúde e educação de qualidade para todos. 
  • Combater as desigualdades e as injustiças. 
  • Promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. 
  • Enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas. 
  • Proteger a biodiversidade. 
  • Promover sociedades pacíficas e inclusivas. 

Os ODS são integrados, reconhecendo que a ação em uma área afetará os resultados em outras. 

Os Países Devem: 

  • Definir as suas próprias metas com base nos ODS.  
  • Incorporar os ODS nas suas políticas, planos de governo, programas, projetos e ações.  
  • Priorizar o progresso para não deixar ninguém para trás.  

A Implementação da Agenda 2030 Exige: 

  • Parcerias. 
  • Solidariedade. 
  • Engajamento entre governos, setor privado, sociedade civil e o Sistema ONU.

IBGE EXPLICA – ODS 

MÓDULO 2.1 ESG 

ESG é uma sigla em inglês que significa “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança). É um conceito que avalia as práticas de uma empresa nesses três eixos. 

O ESG é Uma Abordagem Estratégica e de Análise Usada Para: 

  • Mensurar o quanto uma empresa está comprometida com a sustentabilidade. 
  • Minimizar os impactos ambientais. 
  • Construir um mundo mais justo e responsável. 
  • Manter os melhores processos de administração. 
  • Assegurar a competitividade e a perenidade de uma empresa. 

O ESG é usado tanto internamente, na gestão da empresa, quanto externamente, para analisá-la.  O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. 

Algumas Práticas Relacionadas ao ESG são: 

  • Representatividade e inclusão de minorias. 
  • Valorização dos funcionários. 
  • Combate a preconceitos, misoginia, assédio sexual. 
  • Promoção do bem-estar no ambiente de trabalho. 
  • Cumprimento das leis trabalhistas e dos direitos humanos. 

O QUE É “ESG”? 

MÓDULO 3. PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Pensamento Computacional é a habilidade de resolver problemas de forma sistemática, usando conceitos da computação. É uma abordagem que pode ser usada para resolver problemas em diversas áreas do conhecimento. 

Principais Características 

  • Decomposição: Dividir um problema grande em partes menores. 
  • Reconhecimento de Padrões: identificar repetições e similaridades. 
  • Abstração: Definir padrões, generalizar instâncias e parametrizar dados. 
  • Algoritmos: Criar soluções a partir da sistematização, usando lógica e racionalidade

Aplicações 

  • Na resolução de problemas pessoais, como organizar o que fazer com os amigos. 
  • Na construção do pensamento lógico. 
  • Na aprendizagem colaborativa. 
  • Na criatividade. 
  • Na interpretação textual. 

Importância. O pensamento computacional é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação. 

No Ensino. A Política Nacional de Educação Digital (PNED) inclui o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais no ensino fundamental e médio. 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

MÓDULO 4. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite a máquinas simularem a capacidade de pensar e agir como seres humanos. 

Como Funciona

  • A IA aprende a reconhecer padrões e tendências analisando grande volumes de dados.  
  • A IA pode tomar decisões autônomas, resolver problemas e prever ocorrências futuras.  
  • A IA pode ser usada para automatizar processos, reduzir custos e aumentar a comodidade do usuário. 

Aplicações

  • Assistentes de voz, como a Alexa, da Amazon.  
  • Reconhecimento facial para confirmar a identidade de uma pessoa.  
  • Logística, gerenciamento de cadeia de suprimentos, planejamento urbano e gerenciamento de projetos.  
  • Análise de imagens de partidas de esportes para otimizar posições e estratégias.  

Abordagens 

  • Simbolismo, que propõe representar o conhecimento por meio da manipulação de símbolos. 
  • Conexionismo, que se baseia em um modelo matemático inspirado no funcionamento dos neurônios. 

História 

  • A ideia de “uma máquina que pensa” remonta à Grécia antiga. 
  • Alan Turing, famoso por decifrar o código alemão ENIGMA durante a Segunda Guerra Mundial, propôs o “Teste de Turing”. 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

MÓDULO 5. EMPREENDEDORISMO DO SÉCULO XXI 

 

Empreendedorismo do Século XXI é um processo de identificar, criar e implementar oportunidades, de forma inovadora e sustentável. É uma prática que envolve riscos e adaptações constantes. 

Características do Empreendedorismo no Século XXI 

  • Identificar problemas e oportunidades. 
  • Desenvolver soluções. 
  • Investir recursos. 
  • Adaptar-se a mudanças rápidas. 
  • Colaborar com outros empreendedores. 
  • Adotar práticas responsáveis e sustentáveis. 
  • Priorizar a experiência do cliente. 
  • Oferecer suporte personalizado. 
  • Resolver problemas rapidamente. 
  • Comunicar-se de forma eficaz. 

Fatores Que Impulsionam o Empreendedorismo

  • Avanços tecnológicos. 
  • Globalização.
  • Mudanças na mentalidade dos indivíduos. 

Oportunidades e Desafios. O empreendedorismo do século XXI oferece inúmeras oportunidades, mas também apresenta desafios significativos. 

Como se destacar. Para se destacar no empreendedorismo do século XXI, é fundamental desenvolver habilidades como: 

  • Curiosidade intelectual.
  • Investigação.
  • Reflexão.
  • Análise crítica.
  • Imaginação.
  • Criatividade.
  • Atuação em rede.

DESAFIOS DO EMPREENDEDOR 

MÓDULO 6. MARKETING

Marketing é a atividade de criar, comunicar, entregar e trocar produtos ou serviços com valor para os clientes. É um processo contínuo de pesquisa, avaliação e comunicação entre as empresas e os consumidores. 

O Marketing Envolve: 

  • Identificar as necessidades e desejos dos clientes. 
  • Definir, dimensionar e quantificar o tamanho do mercado. 
  • Criar e gerenciar produtos. 
  • Precificar. 
  • Inovar. 
  • Desenvolver estratégias de comunicação e vendas. 
  • Otimizar mecanismos de busca. 

O marketing busca compreender os clientes a fim de criar relações duradouras. Um dos objetivos do marketing é a satisfação do cliente, que pode se traduzir em compras bem sucedidas para os investidores. 

O Marketing Pode Ser Utilizado Para: 

  • Criar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. 
  • Superar a concorrência. 
  • Investigar soluções para os problemas dos clientes. 
  • Gerar interesse e fidelidade de seus compradores. 

O QUE É MARKETING? 

MÓDULO 7. MARKETING DIGITAL

Marketing Digital é a promoção de produtos e marcas mediante canais online. É uma forma de empresas e marcas se conectarem com clientes em potencial. 

O Marketing Digital Pode Ser Usado Para: 

  • Aumentar o conhecimento da marca. 
  • Direcionar tráfego. 
  • Atinar metas de marketing. 
  • Criar relacionamentos. 
  • Desenvolver uma identidade de marca. 
  • Vender mais. 
  • Expandir o negócio. 

Algumas Estratégias de Marketing Digital São: 

  • SEO (Otimização para mecanismos de busca). 
  • Inbound Marketing. 
  • Marketing de Conteúdo. 
  • Publicidade de pagamento por clique (PPC). 
  • Distribuição de conteúdo. 
  • Redes sociais. 
  • E-mail. 
  • Texto. 

O Marketing Digital Permite Acompanhar o Dia a Dia da Operação, Pois, Diversas Ferramentas Conseguem em Tempo Real Medir: 

  • Número de visitantes que acessam o site.
  • Quais páginas são visitadas.
  • Quantas conversões são realizadas.
  • Qual o número de vendas realizadas. 

O Marketing Digital é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho das ações, medir o retorno do investimento e estabelecer métricas claras para tomar as melhores decisões para o negócio. 

MARKETING DIGITAL DO ZERO 

MÓDULO 8. BRANDING SOCIAL 

Branding Social é a gestão da imagem de uma marca nas redes sociais, visando fortalecer a sua reputação e identidade. 

Como Funciona

  • É uma estratégia de marketing digital que envolve a criação de conteúdo e interações autênticas.  
  • O objetivo é construir uma imagem positiva, aumentar o reconhecimento e fortalecer o relacionamento com o público.  
  • Envolve a transmissão de valores, personalidade e mensagens da marca.  
  • Deve ser consistente e transmitir autenticidade em cada postagem, resposta ou campanha.  

Vantagens 

  • Permite construir uma identidade visual única e relacionada com a marca. 
  • Permite criar conexões com o público-alvo. 
  • Permite fortalecer o relacionamento com o público. 
  • Permite aumentar o reconhecimento da marca. 

Dicas

  • Antes de recorrer a modelos de calendário de publicações, é importante levar em consideração a alma da marca.  
  • A estratégia de digital deve fortalecer a missão, visão e princípios da marca. 
  • Deve-se educar o público sobre o setor e mostrar que a marca sabe do que está falando.  

O Social Branding, ou branding nas redes sociais, vai além de apenas postar conteúdo ou criar posts bonitos. É a gestão estratégica da marca no ambiente digital, visando construir uma imagem positiva, aumentar o reconhecimento e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.

O QUE É BRANDING SOCIAL E PARA QUE SERVE? 

MÓDULO 9. E-COMMERCE

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a compra e venda de produtos ou serviços online. Ele acontece por meio de uma loja virtual, onde o consumidor pode escolher os itens, pagar e receber as compras sem sair de casa. 

O E-commerce Pode Ser Realizado de Diferentes Formas, Como: 

  • Loja Virtual: Uma única marca ou empresa vende seus produtos, ou serviços 
  • Marketplace: Uma plataforma que funciona como intermediário entre vendedores e compradores, como o Mercado Livre 
  • Business-to-Consumer (B2C): A empresa vende diretamente ao consumidor final 
  • Business-to-Business (B2B): A empresa vende para outras empresas 
  • Consumer-to-Consumer (C2C): O vendedor e o cliente são consumidores finais, como na venda de produtos usados em plataformas como Enjoei e OLX 

O E-commerce Tem Várias Vantagens, Como: 

  • Grande alcance. 
  • Custos reduzidos, já que não há aluguel nem funcionários. 
  • Possibilidade de personalizar ofertas. 
  • Conveniência para os consumidores. 
  • Aumenta as oportunidades de vendas para os comerciantes. 

O E-commerce revolucionou o comércio, que já acontecia via telefone ou por catálogos. 

O QUE É E-COMMERCE? 

MÓDULO 10. GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas é a área de uma empresa que administra o capital humano, ou seja, os colaboradores. Também é conhecida como administração de recursos humanos. 

A gestão de pessoas é estratégica e visa melhorar o desempenho dos funcionários e da empresa. 

Objetivos da Gestão de Pessoas 

  • Recrutar e selecionar os melhores talentos. 
  • Desenvolver as habilidades dos funcionários. 
  • Gerir conflitos. 
  • Proporcionar remuneração justa. 
  • Oferecer oportunidades de crescimento. 
  • Maximizar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores. 
  • Gerir o clima organizacional. 

Importância da Gestão de Pessoas

  • A gestão de pessoas é um termômetro para entender os resultados da empresa.  
  • A gestão de pessoas ajuda a atrair e reter talentos.  
  • A gestão de pessoas ajuda a fomentar a inovação e criatividade.  
  • A gestão de pessoas ajuda a gerar mais satisfação.  
  • A gestão de pessoas ajuda a oferecer suporte às lideranças.  
  • A gestão de pessoas ajuda a incentivar integrações.  
  • A gestão de pessoas ajuda a aumentar a produtividade.  

Principais Atividades da Gestão de Pessoas.

  • Recrutamento e seleção.
  • Treinamento e desenvolvimento.
  • Avaliação de desempenho.
  • Remuneração.
  • Gestão do clima organizacional. 

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? 

MÓDULO 11. INDÚSTRIA & COMÉRCIO 

Indústria & Comércio. Indústria é a atividade de transformar matérias-primas em produtos, enquanto comércio é a atividade de comprar e vender produtos. 

Indústria

  • A indústria pode ser artesanal ou moderna, como a produção de computadores e eletrônicos.  
  • A indústria pode ser de base, de bens intermediários ou de bens de consumo.  
  • A indústria pode ser dividida em bens duráveis e não duráveis.  
  • A indústria pode ser gráfica, metalúrgica, de bebidas, entre outras.  

Comércio

  • O comércio pode ser a troca de produtos ou valores, visando ao lucro.  
  • O comércio pode ser uma loja de roupas ou um mercado.  
  • O comércio pode ser intermediado por moeda ou documento que a represente.  

Relação Entre Indústria e Comércio

  • A indústria e o comércio são elementos diretamente dependentes um do outro.  
  • Para que a indústria exista é necessário a existência do comércio, e vice-e-versa.  
  • A indústria comercial é o conjunto de empresas e atividades envolvidas na produção, distribuição e venda de bens e serviços.  

 

INDÚSTRIA & COMÉRCIO – PARTE 1.  

INDÚSTRIA & COMÉRCIO – PARTE 2.  

MÓDULO 12. COMUNICAÇÃO & MARKETING 

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma estratégia que visa promover uma mensagem de uma marca por meio de diferentes canais e mídias. O objetivo é criar uma experiência positiva e significativa para o público. 

Como Funciona

  • A CIM busca consistência e alinhamento em todos os canais de comunicação.  
  • A CIM padroniza a linguagem da empresa em cada peça de comunicação.  
  • A CIM une o marketing tradicional e o marketing moderno.  
  • A CIM é centrada no usuário e sua experiência com a marca.  

Canais de Comunicação. Relações-públicas, Marketing digital, Peças de comunicação impressas, Televisão, Rádio, E-mail, Blog, Redes sociais.

Vantagens da CIM 

  • A CIM é confiável porque funde o marketing tradicional e moderno. 
  • A CIM garante que a comunicação incorpore o melhor dos dois mundos. 
  • A CIM é mais eficaz quando as mensagens são transmitidas sem disrupções e têm maior clareza. 

Desenvolvimento de Uma CIM 

  • Analisar minuciosamente para determinar qual é o público que pretende alcançar. 
  • Reconhecer as características dos clientes. 

A Comunicação Integrada de Marketing é uma abordagem para promover uma mensagem por meio de diversas estratégias que funcionam juntas e se reforçam mutuamente. Por exemplo, uma empresa pode promover um novo logo, slogan ou estratégia em múltiplas mídias, tais como impresso, televisão, web e redes sociais.

FOCO: COMUNICAÇÃO & MARKETING

MÓDULO 13. INTERNET 5G

Internet 5G é a quinta geração da tecnologia celular sem fio, que oferece maior velocidade e capacidade de conexão do que as redes anteriores. 

Vantagens 

  • Maior velocidade de download e upload.
  • Conexões mais estáveis.
  • Menor latência.
  • Maior capacidade de conexão simultânea.
  • Menor impacto ao meio ambiente. 

Aplicações 

  • Carros autônomos. 
  • Jogos avançados. 
  • Mídias de transmissão ao vivo. 
  • Internet das Coisas (IoT). 
  • Telemedicina. 
  • Segurança pública. 
  • Educação à distância. 

Compatibilidade. A maioria dos celulares 5G é compatível com redes 4G e até 3G, graças a um recurso chamado retrocompatibilidade. 

No Brasil. O Governo Federal tem um cronograma para atender aos municípios com população inferior a 30 mil habitantes. O objetivo é atender 100% desses municípios até 2029. 

Impacto na Internet. O 5G tem o potencial de transformar a maneira como usamos a internet para acessar aplicações, redes sociais e informações. 

 

REVOLUÇÃO 5G

MÓDULO 14. INTERNET DAS COISAS (IoT)

Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos que estão conectados à internet. Esses objetos são equipados com sensores e outras tecnologias que permitem que eles recebam e transmitam dados. A IoT pode ser aplicada em diversos setores, como o industrial, o de transporte, o de saúde, o de energia e o de gestão de resíduos. 

Aplicações da IoT

  • Automóveis: Os carros podem ser conectados à internet por meio de câmeras, sistemas de entretenimento e outros dispositivos. Isso permite monitorar o veículo e o condutor, além de otimizar o percurso. 
  • Eletrodomésticos: Os eletrodomésticos podem ser conectados à internet, permitindo o gerenciamento remoto. 
  • Saúde: Dispositivos de monitoramento pessoal podem ser conectados ao sistema de saúde, permitindo a telemedicina. 
  • Energia: A IoT pode permitir o transporte inteligente de energia. 
  • Gestão de resíduos: A IoT pode permitir otimizar rotas de coleta e controlar resíduos. 

Desafios da IoT. A IoT pode trazer desafios de segurança, pois os dispositivos conectados podem ser uma porta de entrada para hackers. Para proteger os dados, é importante criptografá-los em todas as interseções. 

O QUE É A INTERNET DAS COISAS (IoT)

MÓDULO 15. CONTROLE CONTÁBIL 

Controle Contábil é o processo de registrar, monitorar e controlar as transações financeiras de uma empresa. O objetivo é fornecer informações precisas para que a empresa possa tomar decisões. O controle contábil é um dos principais fundamentos para a organização e eficiência de um escritório de contabilidade. 

Atividades do controle Contábil: 

  • Registrar todas as transações. 
  • Organizar e categorizar as atividades financeiras. 
  • Estruturação de demonstrativos financeiros. 
  • Alinhamento e conformidade fiscal. 
  • Auditoria e revisão das transações. 
  • Controle de despesas. 
  • Controle de receitas. 
  • Controle de caixa e bancos. 
  • Controle de inventário. 
  • Fechamento mensal das contas. 

Controle Contábil se refere a registrar, classificar e interpretar detalhadamente todas as transações financeiras de uma empresa. Isso envolve o lançamento de cada receita, despesa, entrada e saída, para oferecer uma visão clara e precisa do estado financeiro do negócio.

Controle Financeiro é a prática de organizar, monitorar e avaliar as finanças de uma pessoa ou empresa. O objetivo é garantir que as atividades financeiras funcionem sem problemas e que não haja desvios de recursos. 

Controle Financeiro Pessoal 

  • Registrar, analisar e planejar as receitas e despesas. 
  • Adquirir hábitos de consumo mais conscientes. 
  • Garantir o equilíbrio entre necessidades e desejos. 

Controle Financeiro Empresarial 

  • Monitorar todos os recursos da empresa. 
  • Controlar os gastos e despesas. 
  • Controlar os investimentos. 
  • Criar reservas para serem acessadas em momentos de necessidade. 
  • Projetar as receitas e as despesas para o curto prazo. 

Importância do Controle Financeiro 

  • Manter a eficiência das operações financeiras.
  • Evitar desvios desnecessários dos recursos.
  • Identificar o volume de fundos.
  • Prever o excesso de fundos ou falta deles. 
  • Auxiliar no uso racional do dinheiro. 

Ferramentas Para o Controle Financeiro.

  • Planilhas.
  • Demonstrativo de resultados (DRE).
  • Controle de estoques. 

Contabilidade Financeira é uma área da contabilidade que analisa as transações econômicas de uma empresa. Ela é baseada em princípios contábeis e pretende garantir a conformidade legal e a segurança na prestação de contas. 

A Contabilidade Financeira é Importante Para: 

  • Manter a confiabilidade da empresa. 
  • Evitar passivos ocultos. 
  • Estar conforme as normas fiscais. 
  • Minimizar riscos regulatórios. 
  • Apurar e divulgar informações para a Receita Federal. 
  • Garantir maior credibilidade para a empresa e seus investidores. 
  • Controlar e gerenciar o patrimônio de um negócio. 
  • Identificar, monitorar e apontar todas as obrigações a serem cumpridas. 

A Contabilidade Financeira Analisa: 

  • Faturamentos.
  • Gastos.
  • Custos.
  • Patrimônio.
  • Investimentos.
  • Despesas.

A Contabilidade Financeira elabora relatórios financeiros, como: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados de Exercício, Demonstrativo de Fluxo de Caixa. 

O QUE É CONTROLE CONTÁBIL 

MÓDULO 16. MULHER NO EMPREENDEDORISMO

O Empreendedorismo Feminino é uma força que impulsiona a economia e a transformação social. As mulheres estão cada vez mais presentes no mundo empresarial, mas ainda enfrentam desafios. 

Desafios

  • Desigualdade de gênero no acesso a crédito.  
  • Desigualdade de gênero no mercado de trabalho. 
  • Desigualdade de gênero na distribuição de papéis sociais, como o cuidado com as crianças.  
  • Desigualdade de gênero na representação em áreas como ciência, tecnologia e engenharia.  

Conquistas

  • Crescimento do número de mulheres empreendedoras. 
  • Criação de empregos.
  • Transformação das relações sociais.
  • Empoderamento e autonomia. 

Oportunidades 

  • Ampliar o acesso a crédito para grupos específicos. 
  • Fomentar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 
  • Expandir redes de mentoria e acesso à tecnologia. 
  • Reduzir a informalidade e mitigar desigualdades regionais e raciais.
  • O papel das mulheres empreendedoras.
  • Gerar valor em diferentes espaços, como empresárias, líderes, e impulsionadoras de iniciativas sociais e culturais.
  • Contribuir para o crescimento da economia.
  • Transformar as relações sociais.
  • Alcançar a autonomia financeira

EMPREENDEDORISMO FEMININO 

MÓDULO 17. SAÚDE MENTAL

Saúde Mental é um estado de bem-estar que permite às pessoas desenvolverem suas habilidades pessoais e contribuir para a sociedade. Ela está relacionada à capacidade de lidar com emoções, sentimentos e expectativas. 

Principais Características 

  • Equilíbrio entre emoções, sentimentos e expectativas. 
  • Capacidade de lidar com adversidades e conflitos. 
  • Reconhecimento e respeito dos limites e deficiências. 
  • Satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros. 

Fatores Que Podem Influenciar a Saúde Mental

  • Condições de trabalho insalubres.
  • Estigma e discriminação.
  • Exposição a riscos como assédio.
  • Pobreza.
  • Abuso ou violência. 

Como Promover a Saúde Mental 

  • Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais
  • Cultivar os laços afetivos
  • Buscar ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras
  • Promover o bem-estar psicológico
  • Proteger de experiências adversas e fatores de risco

Legislação Sobre Saúde Mental 

  • Lei n.º 10.216, de 06 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. 
  • Lei n.º 10.708, de 31 de julho de 2003, que institui o auxílio reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais. 

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Isto destina-se apenas a fins informativos. Para receber aconselhamento ou diagnóstico médico, consulte um profissional.

DESMITIFICANDO A SAÚDE MENTAL 

MÓDULO 18. MINDSET DE CRESCIMENTO

Mindset de Crescimento é uma mentalidade positiva que valoriza o desenvolvimento pessoal e profissional. É uma atitude que leva as pessoas a encarar desafios como oportunidades de aprendizado. 

Características 

  • Foca na solução em vez do problema. 
  • Usa os erros como oportunidades de aprendizado. 
  • Acredita que as pessoas podem aprender ao longo da vida. 
  • Valoriza o desenvolvimento humano. 
  • Está sempre disposto a aprender e a encarar desafios. 

Benefícios 

  • Ajuda a alcançar objetivos e se superar. 
  • Ajuda a se desenvolver para evoluir em diferentes áreas. 
  • Influencia, direta ou indiretamente, diversas decisões ao longo da vida. 
  • Ajuda a se destacar no mercado de trabalho. 

Como Desenvolver 

  • Cultivar a curiosidade para aprender algo. 
  • Reagir positivamente diante de contextos problemáticos ou desafiadores.
  • Praticar o mindfulness.
  • Aprimorar as habilidades interpessoais.
  • Expor as vulnerabilidades que viram estímulos para superação. 

O QUE É E COMO MINDSET DE CRESCIMENTO? 

MÓDULO 19. VENDAS

Vendas é o processo de troca de bens ou serviços por dinheiro. É uma atividade essencial para o funcionamento de qualquer negócio. 

Características

  • As vendas podem ocorrer entre empresas e consumidores, entre empresas, ou entre pessoas.  
  • As vendas são uma prática antiga, que existe antes mesmo da moeda.  
  • No contexto empresarial, a área de vendas é também conhecida como setor comercial. 
  • As vendas envolvem aspectos legais que regulam as relações entre vendedores e compradores.  

Objetivos

  • Aumentar a quantidade de ligações com clientes potenciais.  
  • Entender quais são os verdadeiros desejos e necessidades dos consumidores.  
  • Aprimorar a abordagem de venda e aumentar as chances de fechar negócio.  

Metodologias 

  • SPIN Selling.
  • Venda conceitual.
  • Venda Inbound. 

Importância

  • A ausência de vendas implica na falta de receita e, consequentemente, limita o potencial de expansão.  
  • O treinamento dos vendedores, aliado ao controle desses profissionais, possibilita monitorar e orientar as atividades deles.  

O SEU CLIENTE NÃO ESPARAVA 

MÓDULO 20. NEUROMARKETING

Neuromarketing é uma área de estudo que combina neurociência, marketing e psicologia para compreender o comportamento do consumidor. O objetivo é criar estratégias de vendas mais eficazes. 

Como Funciona

  • Utiliza exames como tomografia cerebral e ressonância magnética para identificar as reações do cérebro a estímulos sensoriais.  
  • Analisa as reações não conscientes dos consumidores.  
  • Projeta conteúdos publicitários para evocar reações emocionais no cérebro.  

Vantagens 

  • Permite entender como os consumidores percebem o produto. 
  • Ajuda a identificar quais ações influenciam as decisões de compra. 
  • Permite compreender o que leva os consumidores a fazer uma compra. 

Aplicações. Neuroimagem funcional, Eye Tracking, Testes implícitos, Neurolinguística, Design sensorial, Personalização contextual, Gamificação.

Origem do termo. O termo foi popularizado pelo pesquisador de Harvard, Gerald Zaltman, que utilizava técnicas avançadas de ressonância magnética para realizar pesquisas de mercado. 

NEUROMARKETING

MÓDULO 21. CLIENTES

Cliente é a pessoa ou entidade que compra ou utiliza bens ou serviços de uma empresa. É também conhecido como comprador.  O cliente é um elemento fundamental nos negócios, e as decisões da empresa devem estar centradas nele. 

Características do Cliente 

  • O cliente pode ser interno ou externo à empresa. 
  • O cliente pode ser um consumidor final ou intermediário. 
  • O cliente pode ser um revendedor. 
  • O cliente pode ser um processo interno. 
  • O cliente pode ser um usuário dos produtos de uma empresa. 
  • O cliente pode ser um comprador ou arrendatário de bens, ou serviços. 

Tipos de Clientes

  • Existem vários tipos de clientes, com comportamentos muito diferentes.  
  • As empresas devem reconhecer cada tipo de cliente e dar-lhes o atendimento mais satisfatório possível.  
  • É importante classificar os clientes para entender quem são e quais são os seus hábitos de consumo.  

Relação Com a Empresa 

  • O cliente pode relacionar-se com a empresa usando o produto dela, comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder. 

ENTENDA QUEM É O SEU CLIENTE

MÓDULO 22. DROPSHING

Dropshipping é um modelo de negócio em que a loja atua como intermediária entre o fornecedor e o comprador. A loja não precisa ter estoque próprio, nem lidar com entregas e devoluções. 

Como Funciona 

  1. O cliente faz um pedido na loja. 
  1. A loja recebe o pedido, gerencia o pagamento e envia a solicitação para o fornecedor. 
  1. O fornecedor prepara e entrega os itens ao cliente. 

Vantagens

  • Não precisa de espaço físico nem de estoque. 
  • Pode crescer sem aumentar os custos operacionais.  
  • Pode trocar facilmente o produto ou adicionar outros conforme as tendências do mercado.  

Desvantagens

  • Pode ter um custo, especialmente quando se trata da experiência do cliente.  
  • Pode lidar com questões fora do seu controle, como atraso na entrega, defeitos e solicitações de devolução.  

Para Utilizar o Dropshipping, é Necessário: 

  • Encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade. 
  • Criar uma loja virtual atrativa e otimizada. 
  • Investir em estratégias de marketing digital. 

COMO FUNCIONA O DROPSHING NA PRÁTICA? 

MÓDULO 23. REDES SOCIAIS

Redes Sociais são plataformas digitais que permitem a interação entre pessoas, comunidades e organizações. Elas são usadas para compartilhar conteúdo, como textos, imagens, vídeos, e outros tipos de mídia. 

Principais Características 

  • Criar e compartilhar conteúdo.
  • Conectar pessoas com base em interesses comuns.
  • Discutir ideias.
  • Estabelecer contatos.
  • Armazenar dados na nuvem. 

Importância Social

  • As redes sociais redefinem os limites do que é público e privado.  
  • Elas facilitam a disseminação de ideias, movimentos sociais e tendências culturais.  
  • Elas podem ser usadas para espalhar desinformação e manipular opiniões públicas.  

Exemplos de Redes Sociais 

  • WhatsApp.
  • YouTube.
  • Instagram.
  • Facebook.
  • TikTok.
  • LinkedIn.
  • Kwai.
  • Facebook Messenger.

Desafios Éticos 

  • Violação da privacidade.
  • Exploração de dados pessoais.
  • Concentração de poder nas mãos de grandes corporações tecnológicas. 

Marketing nas Redes Sociais 

  • As marcas percebem que as técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes. 
  • As marcas precisam apresentar conteúdos relevantes para ter “permissão” para falar com os consumidores. 

ESTRATÉGIA DE REDES SOCIAIS

MÓDULO 24. PLANEJAMENTO

Planejamento é uma atividade de gestão que envolve definir objetivos, escolher recursos e tarefas, e criar um plano de ação para alcançá-los. É uma ferramenta administrativa que pode ser aplicada em diversas áreas, como projetos pessoais, educacionais e de negócios. 

Importância do Planejamento 

  • Aumenta a eficiência. 
  • Diminui o stress. 
  • Ajuda a focar no que é importante. 
  • Permite estabelecer prioridades. 
  • Fortalece as operações. 
  • Garante que todos estão trabalhando em direção a objetivos comuns. 
  • Ajuda a avaliar e ajustar a direção da organização. 

Etapas do Planejamento 

  • Delimitar o objetivo. 
  • Observar o que já está ao seu alcance. 
  • Quebrar o projeto em metas menores. 
  • Gerir bem o tempo. 
  • Alocar recursos. 
  • Preparar-se para imprevistos. 

Tipos

  • Planejamento Estratégico. 
  • Planejamento Tático.
  • Planejamento Operacional.
  • Planejamento financeiro
  • Fazer um orçamento mensal.
  • Poupar para poder comprar alguma coisa. 

O QUE É PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 

MÓDULO 25. PRODUTIVIDADE

Produtividade é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e os recursos utilizados para tal. É a capacidade de fazer mais em menos tempo, sem perder a qualidade. 

A Produtividade Pode Ser Medida de Várias Formas, Como: 

  • “Carros por trabalhador.
  • “Quilos de mel por colmeia.
  • “Vendas por hora.
  • “Marmitas feitas por hora.
  • Razão de valor adicionado por pessoal ocupado. 

A produtividade é importante para empresas e para a sociedade, pois está relacionada com o crescimento da renda per capita. 

Algumas Dicas Para Aumentar a Produtividade: 

  • Investir em um ambiente propício ao desenvolvimento humano. 
  • Motivar o indivíduo. 
  • Inserir o indivíduo na cultura organizacional. 
  • Desenvolver uma cultura de valores voltada para o ambiente interno. 
  • Melhorar o desempenho. 
  • Realizar mais tarefas durante o dia. 
  • Maior aproveitamento do tempo. 

O QUE É PRODUTIVIDADE? 

Pilares da Encubadora de Tecnologia Social

VEM COMIGO!

MOTIVACIONAL 

EM CADA CASA E EMPRESA, UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERATIVA DIGITAL

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

TODAS AS PESSOAS DEVERIAM ASSISTIR ESSE VÍDEO 

EU, DANIEL BLACK 

Formação Social Tecnológica

Formação Profissional

Ser Humano vs Máquina

ESTUDE CONOSCO

Você Sabia?

Caderno 18 de Estudos

EMPREENDEDORISMO

Salas de Aulas Digitais

Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.

Cursos: ESG. Gerenciamento das Cidades 

Gerenciamento das Cidades

  1. ESG. Governança
  2. Gerenciamento das Cidades
  3. Temas do Século XXI
  4. Estados Brasileiro
  5. Municípios Brasileiro
  6. IBGE Cidades
  7. Planejamento Urbano
  8. Ciência da Administração
  9. Urbanização
  10. Licitação Pública
  11. Políticas Públicas
  12. Gerenciamento de Projetos

Cursos: ESG. Inovação & Tecnologia 

Inovação & Tecnologia

  1. ESG. Governança
  2. Inovação & Tecnologia
  3. Tecnologias
  4. Tecnologia da Informação
  5. Ciência de Dados & Inteligência Artificial 
  6. Engenharia da Computação
  7. Engenharia de Software
  8. Modelo de Ecossistema Digital
  9. Engenharia de Transporte e Logística 
  10. Engenharia de Transporte e Logística
  11. Engenharia Eletrônica e Robótica
  12. Estrutura de Redes de Computadores 
  13. Lean IT Para Projetos
  14. Sistemas Estruturados Para Indústria 4.0
  15. Metaverso 
  16. Cloud & IOT
  17. Robótica Educacional 
  18. Business & IT
  19. Segurança e Defesa Cibernética 
  20. Redes Sociais 
  21. Condomínios Inteligentes 
  22. Business
  23. ERP
  24. Gestão de Mídias Sociais
  25. CRM

Cursos: ESG. Cidades Inteligentes 

Cidades Inteligentes 

  1. ESG. Governança
  2. Cidades Inteligentes
  3. CBCI
  4. Sociedade 5.0
  5. Cidade Modelo
  6. Smart City

Cursos: ESG. Branding Social  

Branding Social

  1. ESG. Governança
  2. Branding Social 
  3. Marketing Social 
  4. Patrocinadores
  5. Inbound Marketing
  6. Outbound Marketing

Cursos: ESG. Indústria & Comércio 

Indústria & Comércio

  1. ESG. Governança
  2. Indústria & Comércio
  3. Distrito Industrial 
  4. Construção Civil 
  5. Indústria 4.0
  6. Logística 
  7. Usina de Cana-de-Açúcar
  8. Normas Técnicas
  9. ISO 14001
  10. IS0 9001
  11. Gestão da Qualidade

Cursos: ESG. Segurança Pública 

Segurança Pública

  1. ESG. Governança
  2. Segurança Pública
  3. Prevenção / Uso de Drogas
  4. Violência no Brasil 
  5. Código de Defesa do Consumidor
  6. Violência Contra Animais
  7. Violência Sexual no Brasil 
  8. Fake News
  9. Violência Contra Mulheres
  10. Violência Contra LGBTQIAP+
  11. Violência Contra Negros
  12. Violência Contra Crianças
  13. Violência Contra Jovens
  14. Violência Contra Idosos

Cursos: ESG. Educação 4.0

Educação 4.0

  1. ESG. Governança
  2. Educação 4.0
  3. Analfabetismo Digital 
  4. Alfabetização Digital
  5. Analfabetismo Digital 
  6. Analfabetismo Funcional 
  7. Geração Criança
  8. Universitários 
  9. Sete Artes Liberais
  10. OSPB
  11. Evasão Escolar
  12. Pedagogia Social 
  13. Salas de Aulas Interativas
  14. Educação C.L.A.
  15. Escola Waldorf

Cursos: ESG. Serviços Essenciais 

Serviços Essenciais 

  1. ESG. Governança
  2. Serviços Essenciais 
  3. Água Potável 
  4. Energia Elétrica
  5. Internet 5G
  6. Saneamento Básico
  7. Transporte Público 
  8. Áreas Verdes Para Lazer
  9. Ruas Calçadas
  10. Ruas Asfaltadas
  11. Coleta de Lixo Orgânico
  12. Coleta de Lixo Reciclado
  13. Coleta de Lixo Hospitalar
  14. Reciclagem de Lixo

Cursos: ESG. Politicas Sociais 

Politicas Sociais

  1. ESG. Governança
  2. Políticas Sociais 
  3. Como Se Faz Tecnologia Social? 
  4. Segregação Socioespacial
  5. Pessoas em Situação de Rua 
  6. Religião 
  7. Consumo de Álcool
  8. Consumo de Drogas
  9. Pobreza no Brasil 
  10. Fome no Brasil 
  11. Direitos Humanos
  12. Bolsa Família
  13. Gravidez na Adolescência
  14. Assistencialismo no Brasil

Cursos: ESG. Saúde Pública

Saúde Pública

  1. ESG. Governança
  2. Saúde Pública
  3. INSS no Brasil
  4. Saúde Mental 
  5. Saúde Física 
  6. Psicologia Social 
  7. Psicologia
  8. Hospitais Públicos no Brasil 
  9. Psiquiatria
  10. Assistência Social 
  11. Assistencialismo Social 

Cursos: ESG. Temas do Século XXI

Cursos: EADs

Estude em Nossas EADs

  1. EAD Turismo
  2. EAD PCD
  3. EAD Mulher
  4. EAD Juventude
  5. EAD Gerando Renda
  6. EAD Cidades

INCUBADORA DE TECH SOCIAL vs CIDADES INTELIGENTES 

Seja Bem-Vindo(a)!

TECNOLOGIA SOCIAL

Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O que fazem as incubadoras sociais? 

  • Apoiar a criação de negócios inovadores. 
  • Gerar alto impacto social. 
  • Sustentabilidade financeira. 
  • Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local. 
  • Estimular a capacidade empreendedora. 
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Como as incubadoras sociais funcionam? 

  • Orientam na mobilização de recursos. 
  • Acompanham o progresso do projeto. 
  • Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas. 
  • Avaliam o impacto de seus projetos sociais. 
  • Identificam indicadores chave de desempenho. 
  • Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados. 

Exemplos de incubadoras sociais: 

  • SIE – Incubadora Social da UFR.
  • Incubadora Social da UFT.
  • Incubadora Social da FEA Social. 

TECNOLOGIA SOCIAL 

CAMINHO OU DESTINO?

Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados. 

Destino

  • Um estado ou fim predeterminado.  
  • Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.  
  • Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.  
  • O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.  
  • A aplicação, o emprego ou o uso.  
  • O fim para que se reserva alguma coisa.  
  • Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.  
  • Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.  
  • Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. 

Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica

Sinônimos de destino 

  • Sina.
  • Sorte.
  • Fatalidade.
  • Fado.
  • Estrela.
  • Dita.
  • Fortuna.
  • Acaso.
  • Ventura.
  • Fadário.

STORYTELLING CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – 50 POST

Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.

  • Posts.
  • Personagem.
  • Ambiente.
  • Conflito.
  • E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem. 

O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências. 

Algumas técnicas de storytelling incluem: 

  • Educação em post. 
  • Jornada do herói. 
  • A montanha. 
  • Sobreposição de narrativas. 
  • Sparklines. 
  • In media res. 
  • Convergência de ideias. 

Alguns elementos principais do storytelling são: 

  • Mensagem.
  • Ambiente.
  • Personagem.
  • Conflito. 

Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como: 

  • Comunicação.
  • Educação Formal.
  • Educação Interativa. 
  • Marketing.
  • Administração.
  • Processos seletivos. 

COMO USAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO

CRIATIVIDADE

Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal. 

O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000. 

Princípios do ócio criativo 

  • Equilibrar trabalho, estudo e lazer. 
  • Extrair o máximo de cada momento. 
  • Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade. 
  • Explorar novas ideias. 
  • Conectar pontos aparentemente desconexos. 
  • Resultar em soluções inovadoras. 

Atividades que estimulam o ócio criativo 

  • Quebra-cabeças. 
  • Jogos de tabuleiro. 
  • Atividades manuais. 
  • Caminhar na natureza. 
  • Desenhar. 
  • Escrever. 
  • Contemplar o ambiente ao redor. 
  • Visitar galerias de arte. 
  • Assistir a peças teatrais. 
  • Ouvir música. 

O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas. 

ÓCIO CRIATIVO 

Empreendedorismo – Post. 1

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
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Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
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  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
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Como usar imagens (post) no Processo Educativo

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Empreendedorismo – Post. 98

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Empreendedorismo – Post. 100

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

Tecnologias Que Mudam Vidas

O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

MOTIVACIONAL 

VEM COMIGO!

PARCERIA QUE DEU CERTO  

QUAL É A SUA GERAÇÃO? 

Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes. 

Características das gerações

  • Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.  
  • As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. 
  • As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.  

Algumas gerações 

  • Geração Lost (nascidos no final do século XIX). 
  • Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial). 
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964). 
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
  • Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). 
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). 
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). 

A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos. 

APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

MIDSET DE CRESCIMENTO 

O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Pessoas Desaparecidas

Ajude a Encontrar 

De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

GERAÇÃO Z

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”. 

São características da Geração Z: 

  • Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado. 
  • Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade. 
  • Serem empreendedores e adaptáveis. 
  • Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos. 
  • Serem ativistas sociais e ambientais. 
  • Valorizarem a inclusão e a justiça social. 
  • Serem consumidores exigentes. 
  • Serem mais conscientes e buscarem propósito. 
  • Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho. 

A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha. 

A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade. 

NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM

BULLYING / CYBERBULLYING

Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática. 

O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia. 

O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como: 

  • No trabalho.
  • No sistema prisional.
  • No ambiente militar.
  • Nas relações familiares.
  • No ambiente esportivo. 

O bullying pode ser verbal, como: 

  • Insultar. 
  • Ofender. 
  • Xingar. 
  • Fazer gozações. 
  • Colocar apelidos.  pejorativos. 
  • Fazer piadas ofensivas. 

O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais. 

Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível. 

BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares. 

O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como: 

  • Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. 
  • Compartilhamento de fotos constrangedoras. 
  • Disseminação de mentiras para humilhar alguém. 
  • Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes. 
  • Montagens constrangedoras. 
  • Divulgação de fotos íntimas. 
  • Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa. 

O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta. 

Algumas consequências do cyberbullying: 

  • Depressão. 
  • Transtornos de ansiedade. 
  • Dificuldade em adaptar-se à escola. 
  • Desconfiança de outras pessoas. 
  • Isolamento social. 
  • Desânimo constante. 
  • Irritabilidade. 

Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas. 

A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade. 

O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Tecnologia Social

  • Pilar 1. Comunicação Assertiva. 
  • Pilar 2. Ação Humana.
  • Pilar 3. Busca por Conhecimento
  • Pilar 4. Organização e Planejamento. 
  • Pilar 5. Insistência e Persistência. 

PILAR 1. COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 

Comunicação Assertiva é a capacidade de expressar-se de forma clara e respeitosa, sem desrespeitar os outros. É uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis e a evitar conflitos. 

Características 

  • Transmitir informações de forma objetiva. 
  • Manter um ambiente de diálogo aberto. 
  • Evitar ambiguidades e mal-entendidos. 
  • Construir uma conversa coerente e ágil. 
  • Dialogar com firmeza, mas sem deixar de ser respeitoso. 

Vantagens 

  • Reduz a tensão. 
  • Melhora a relação entre cliente e empresa. 
  • Favorece a colaboração mais eficiente. 
  • Minimiza conflitos desnecessários. 
  • Demonstra a inteligência social. 
  • Faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse. 

Dicas 

  • Dê espaço a si para refletir. 
  • Reconheça seus sentimentos. 
  • Ouça o que sua intuição lhe diz. 
  • Escolha o canal adequado para cada tipo de contato. 
  • Tenha um discurso sempre alinhado com os objetivos da organização. 

Aplicabilidade. A comunicação assertiva é fundamental para bons profissionais, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 

PILAR 2. AÇÃO HUMANA 

Ação Humana é o comportamento ou conduta deliberada, consciente e voluntária, que visa alcançar um fim. 

Características

  • A ação humana é deliberada, ou seja, inicia-se com a percepção de um fim. 
  • A ação humana é motivada por necessidades vitais elementares. 
  • A ação humana é moldada pelas decisões e comportamentos que tomamos. 

Consequências

  • A ação humana pode ter consequências no campo da ciência, tecnologia, urbanismo ou na natureza. 
  • As decisões e comportamentos que tomamos moldam nosso caráter. 

Teorias sobre a ação humana

  • Aristóteles diz que a felicidade é o fim das ações humanas. 
  • Ludwig von Mises, economista austríaco, defende o capitalismo laissez-faire a partir da praxeologia. 
  • A praxeologia é uma metodologia que busca investigar o processo humano de tomada de decisão. 

Axioma da ação 

  • O axioma da ação é a base da praxeologia na Escola Austríaca.
  • O axioma da ação propõe que todos os Homo sapiens utilizem propositalmente meios para atingir os fins desejados.

PILAR 3. BUSCA POR CONHECIMENTO 

O Conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Conhecimento é a capacidade de compreender, apreender e entender as coisas, e de criar e experimentar o novo. É uma forma de compreender a realidade, que se fundamenta na percepção, na imaginação ou no intelecto. 

O conhecimento é construído através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É uma relação entre o sujeito (que é aquele que conhece) e o objeto (que é aquilo a ser conhecido). 

O conhecimento pode ser produzido de diversas maneiras, como:

  • Senso comum: é um tipo de conhecimento empírico e espontâneo, ametódico, assistemático e acrítico. 
  • Conhecimento científico: requer base teórica e comprovações a partir de experimentações. 
  • Conhecimento filosófico: pode estar presente ou não a experiência, mas é válido o desenvolvimento de uma teoria que não possa ser testada, mas que é uma abstração teórica validada pela lógica. 

A epistemologia é a principal disciplina que investiga o conhecimento, estudando o que as pessoas sabem, como o conhecem e o que significa saber algo. 

PILAR 4. ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO  

Planejamento é a criação de estratégias para atingir objetivos, enquanto organização é a capacidade de colocar as coisas no seu lugar. Ambos são conceitos complementares e importantes para o sucesso de um negócio. 

Planejamento 

  • Consiste em definir objetivos, metas e prazos. 
  • É uma etapa mais a longo prazo e contínua. 
  • Ajuda a prever o futuro e os riscos. 
  • Permite encontrar oportunidades para atingir as metas. 
  • É um instrumento fundamental para reconhecer riscos e antecipar possíveis desafios. 

Organização 

  • É uma etapa mais pontual e setorizada
  • Envolve etapas mais concretas e objetivas
  • Visa manter a ordem de determinados acontecimentos
  • Garante que os processos sejam feitos de forma correta
  • Permite perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa

Planejamento e organização. São conceitos que estão presentes no ciclo do processo administrativo, juntamente com a direção e o controle. 

PILAR 5. INSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA  

Insistência é continuar a fazer o mesmo, sem resultados diferentes, enquanto persistência é continuar a fazer algo apesar das dificuldades. 

Insistência 

  • Colocar toda a energia para alcançar um objetivo, mas sempre da mesma forma. 
  • Ser enfadonho e teimoso. 
  • Desgastar-se sem ver mudanças significativas. 

Insistir significa colocar toda sua energia para alcançar um determinado objetivo, porém de maneira sempre igual, sem buscar soluções criativas e sem enxergar novas possibilidades.

A persistência, por outro lado, consiste em buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que ser quer, de forma mais eficaz.

Persistência

  • Buscar soluções inovadoras para alcançar o objetivo.  
  • Ser esforçado e ter foco nos objetivos.  
  • Não desistir, mas mudar a estratégia, aprender com os erros, se adaptar e tentar de novo.  
  • Ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de compreender as dificuldades e experiências negativas.  

A palavra persistência vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza. 

A persistência é uma característica de quem não desiste fácil, que se esforça e foca nos objetivos, sem se deixar abalar facilmente por críticas ou comentários negativos. 

A persistência é a chave dos resilientes, que são aqueles que não desistem, mas mudam a estratégia, aprendem com os erros, se adaptam e tentam de novo. 

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POR TODA UMA VIDA

Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira. 

Origem 

  • A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
  • O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).

Símbolo 

  • O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.

Dia da Consciência Negra

  • O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 
  • A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país. 

Importância 

  • A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
  • A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social. 
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS.

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde.  

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

PROJETO CEQUAL ALAGOAS

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EXISTIMOS: Para Ser Todos Iguais 

SEJA UMA PESSOAS “HAIA” 

SABER CIENTÍFICO / SABER PEDAGÓGICO

Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste. 

Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor. 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

Projeto CEQUAL Alagoas

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POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS