Caderno 19. Gênero / Mulher

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O QUE É SER MULHER

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS 

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Política Nacional de Cuidados é uma política pública que visa garantir o direito ao cuidado, tanto de quem o recebe quanto de quem o dá. A lei que a instituiu foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024. 

Objetivos 

  • Promover a corresponsabilização social e de gênero. 
  • Reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, remunerado e não remunerado. 
  • Enfrentar desigualdades estruturais no acesso ao cuidado. 
  • Reorganizar a visão social e cultural do cuidado. 
  • Reduzir o trabalho não remunerado de cuidado, que é predominantemente realizado por mulheres. 

Princípios

  • O cuidado é uma responsabilidade coletiva, que deve ser compartilhada entre homens e mulheres.  
  • O cuidado deve ser apoiado por políticas públicas robustas.  
  • O cuidado deve ser entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado.  

Implementação. A Política Nacional de Cuidados será implementada de forma descentralizada e articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS

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SER MULHER

Ser Mulher é ser um ser humano fêmea adulto, com todas as características biológicas e sociais que o definem. É também ser capaz de vivenciar e expressar a sua individualidade, através das suas escolhas e atitudes. 

 

Significado

Biologicamente

Ter as características necessárias para gerar vida

Socialmente

Expressar a personalidade e as vivências culturais

Atualmente

Ter liberdade de escolha, voz e espaço, sem sofrer retaliação

Empoderada

Ser forte, resiliente, determinada e capaz de superar obstáculos

Unívoca

Ser capaz de conquistar qualquer espaço social a partir da identidade e competência

Corajosa

Ser capaz de desafiar o mundo e fazer escolhas que o mudem

Batalhadora

Lidar com linhas tênues, conciliando independência e intimidação

Ser Mulher é Também: 

  • Ser resistência, força e coragem. 
  • Ser capaz de encontrar a força para superar obstáculos. 
  • Ser capaz de traçar o seu próprio caminho. 
  • Ser capaz de viver a vida à sua própria maneira. 
  • Ser capaz de honrar a ancestralidade e a luta das mulheres que vieram antes. 
  • Ser capaz de desafiar o mundo e fazer escolhas capazes de mudá-lo. 

A palavra “mulher” pode ser usada de forma específica ou genérica. 

CONHEÇA A TERRÍVEL HISTÓRIA DE RAVENSBRUCK

O campo de concentração Ravensbrück foi um campo de concentração feminino localizado 90 quilômetros ao norte de Berlim, na localidade Ravensbrück no município de Fürstenberg.

CONHEÇA RAVENSBRUCK 

O Terrível Campo de Concentração Feminino 

O QUE VAMOS ESTUDAR? 

ÍNDICE

Módulo 1. Câncer de Mama

Módulo 2. Campanha Outubro Rosa

Módulo 3. Homenagem à Menina Vitória Regina de Souza – Vítima de Feminicídio 

Módulo 4. Feminicídio Tem Nome

Módulo 5. Violência Contra a Mulher

Módulo 6. Violência de Gênero

Módulo 7. Gênero

Módulo 8. LGBTQIAP+

Módulo 9. Aplicativo SP Mulher Segura

Módulo 10. Mulher do Século XXI

Módulo 11. Saúde mental da mulher

Módulo 12. Mulher + Domestica 

Módulo 13. A Família do Século XXI

Módulo 14. Empreendedorismo Feminino

Módulo 15. Gerando Renda

Módulo 16. A Mulher e a Descriminação no Mercado de Trabalho

Módulo 17. Leis de Amparo a Mulher

Módulo 18. Lei Marinha da Penha

Módulo 19. Profissionalização da Mulher

Módulo 20. Mulher nos Esportes 

Probreza Menstrual

Pobreza Menstrual é um problema que afeta milhões de pessoas no Brasil, caracterizado pela falta de acesso a produtos de higiene menstrual. É um fenômeno que viola direitos e está relacionado à desigualdade social, racial e de renda. 

Causas da pobreza menstrual: 

  • Falta de dinheiro para comprar absorventes.
  • Falta de acesso a banheiros e chuveiros.
  • Falta de conhecimento sobre o ciclo menstrual.
  • Desigualdade social e econômica. 

Consequências da pobreza menstrual: 

  • Ausências recorrentes na escola e no trabalho. 
  • Necessidade de usar objetos como papel higiênico, jornais, papelão, roupas velhas e até miolo de pão no lugar de absorvente. 
  • Comprometimento da saúde, incluindo a saúde sexual e reprodutiva. 
  • Evasão escolar. 

Programas e iniciativas para combater a pobreza menstrual: 

  • Programa Dignidade Menstrual. 
  • Distribuição gratuita de absorventes em postos de saúde e nas unidades prisionais. 

Fontes sobre pobreza menstrual:

  • Estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, produzido pelo UNFPA e UNICEF. 
  • Pesquisa “A relação das brasileiras com o período menstrual e o fenômeno da pobreza menstrual”, elaborada pelo Instituto Locomotiva.  
  • Relatório Livre para Menstruar, da Girl Up.  

POBREZA MENSTRUAL 

Incubadora de Tecnologia Social

Dia Internacional da Mulher

Um Presente Para Você

Barbárie Cultural

Professores, Livros e Máquinas

Chamamos isso de educação moderna 

ESTILOS 

SER ESPECIALISTA OU GENERALISTA? 

Gênero / Mulher

ESSÊNCIA DE MULHER

GÊNERO

A FORÇA DA MULHER

Estado Emocional é o conjunto de sentimentos e emoções que uma pessoa experimenta em um determinado momento. É uma resposta subjetiva a estímulos internos e externos. 

Características

  • Pode ser influenciado por eventos negativos, características pessoais ou o ambiente.  
  • Pode variar segundo a situação e o contexto em que a pessoa se encontra.  
  • Pode impactar o nível de empatia que sentimos.  
  • Pode influenciar nosso comportamento de várias maneiras, desde nossas escolhas alimentares às nossas amizades.  

Exemplos de estados emocionais 

  • Depressão.
  • Ansiedade.
  • Estresse.
  • Raiva.
  • Tristeza.
  • Alegria.
  • Medo.
  • Nojo.
  • Surpresa.

Bem-estar emocional. O bem-estar emocional está ligado à capacidade de lidar com os sentimentos despertados em diversas situações da vida. 

Como manter o equilíbrio emocional? Para manter-se em equilíbrio, é necessário conhecer melhor o tema e saber como agir diante das nossas emoções. 

Homenagem

Dra. Psiquiatra – NISE DA SILVEIRA 

Dra. Médica Psiquiatra. Nise da Silveira (1905-1999) foi uma psiquiatra brasileira que revolucionou o tratamento de pacientes com transtornos mentais. Ela foi pioneira em tratamentos humanizados e defendeu a não violência contra os pacientes. 

Principais conceitos de Nise da Silveira 

  • Abordagem não agressiva. 
  • Terapias ocupacionais. 
  • Terapia com animais. 
  • Expressão artística. 
  • Compreensão das vivências complexas. 
  • Transdisciplinaridade. 

Contribuições de Nise da Silveira

  • Fundou a Seção de Terapêutica Ocupacional no antigo Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.  
  • Fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952, no Rio de Janeiro.  
  • Criou a Casa das Palmeiras, em 1956, um espaço semelhante aos atuais centros de atenção psicossocial (CAPS).  

Reconhecimento

  • Foi considerada “Heroína da Pátria” pelo Congresso Nacional em 2022.  
  • Seu trabalho inspirou a criação de museus, centros culturais e instituições terapêuticas no Brasil e no exterior. 

Prêmios e homenagens 

  • Seu nome foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. 
  • Recebeu reconhecimento internacional por seu trabalho. 

Professora. SILVIA LANE 

Silvia Tatiana Maurer Lane, (1933-2006), é considerada uma das mais importantes teóricas da Psicologia Social Brasileira. Formada em Filosofia pela USP no ano de 1956, teve a oportunidade de trabalhar no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de 1956 a 1960.

Lider Quilombola. Dandara dos Palmares 

Dandara dos Palmares fez de importante? Dandara dos Palmares foi uma guerreira e líder quilombola que lutou pela liberdade de pessoas escravizadas no Brasil. Ela foi fundamental na construção e defesa do Quilombo dos Palmares, um dos principais centros de resistência à escravidão no século XVII. 

Contribuições de Dandara 

  • Liderou os soldados palmaristas na luta contra os portugueses. 
  • Ajudou a manter o quilombo, trabalhando na caça e nas colheitas. 
  • Foi capoeirista e atuou na produção de alimentos. 
  • Lutou por liberdade total e autonomia. 
  • Recusou tratados que comprometiam a dignidade dos escravizados. 
  • Defendeu que a paz em troca de terras seria um passo para a volta à escravidão. 

Legado de Dandara

  • Dandara é considerada um símbolo de coragem e resistência das mulheres negras em busca de igualdade.  
  • Em 2019, Dandara foi incluída no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.  
  • Sua história permanece como um símbolo de resistência.  

Morte de Dandara. Foi capturada pelos portugueses e, para não ser escravizada, cometeu suicídio em 1694. 

Capitão Jaciane Victorio – Piloto da FAB

Capitão Jeciane Ribeiro de Lima Victório é uma piloto militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela foi a primeira mulher a pilotar o KC-390 Millennium, o maior avião cargueiro da FAB. 

Principais características: 

  • É piloto militar há 12 anos. 
  • Começou com aeronaves de pequeno porte. 
  • É integrante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). 
  • É estudante de Psicologia. 
  • Fundadora do @livrosecebolas. 

O que ela já fez: 

  • Participou da Operação Taquari II no Rio Grande do Sul. 
  • Fez cursos e usou o simulador do Centro em São José dos Campos. 
  • Está pronta para missões de transporte aerologístico de pessoas e cargas. 

O que ela pensa sobre a carreira: 

  • É uma grande felicidade ser piloto da FAB. 
  • É uma responsabilidade, porque via outras mulheres, pilotos e se espelhava nelas. 
  • Sonha em fazer o lançamento de paraquedas do seu irmão, que é do Exército Brasileiro. 

Você pode encontrar a capitão Jeciane nas redes sociais. 

O QUE VAMOS ESTUDAR? 

ÍNDICE

Módulo 1. Câncer de Mama

Módulo 2. Campanha Outubro Rosa

Módulo 3. Homenagem à Menina Vitória Regina de Souza – Vítima de Feminicídio 

Módulo 4. Feminicídio Tem Nome

Módulo 5. Violência Contra a Mulher

Módulo 6. Violência de Gênero

Módulo 7. Gênero

Módulo 8. LGBTQIAP+

Módulo 9. Aplicativo SP Mulher Segura

Módulo 10. Mulher do Século XXI

Módulo 11. Saúde mental da mulher

Módulo 12. Mulher + Domestica 

Módulo 13. A Família do Século XXI

Módulo 14. Empreendedorismo Feminino

Módulo 15. Gerando Renda

Módulo 16. A Mulher e a Descriminação no Mercado de Trabalho

Módulo 17. Leis de Amparo a Mulher

Módulo 18. Lei Marinha da Penha

Módulo 19. Profissionalização da Mulher

Módulo 20. Mulher nos Esportes 

MODELO 1. CÂNCER DE MAMA

Câncer de Mama é uma doença que se forma quando as células da mama se multiplicam de forma descontrolada, formando um tumor. É o tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo. 

 

Câncer de mama

O que é

Tumor maligno que se desenvolve na mama

Como se forma

Células anormais se multiplicam desordenadamente

Sintomas

Nódulo, dor, edema cutâneo, retração cutânea, inversão do mamilo

Tratamento

Cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia biológica e hormonioterapia

Prognóstico

Depende do tipo, tamanho, disseminação do câncer e de outros fatores

Prevenção

Exames periódicos para identificar alterações na mama

O câncer de mama pode ser diagnosticado em estágios iniciais, antes mesmo do surgimento de sintomas. O tratamento é mais eficaz quanto mais cedo for iniciado. 

O câncer de mama pode ser de vários tipos, como: 

  • Carcinoma ductal infiltrante. 
  • Carcinoma ductal in situ (câncer não invasivo). 
  • Câncer de mama triplo negativo. 
  • Câncer de mama inflamatório. 
  • Doença de Paget. 
  • Angiossarcoma. 
  • Tumor Filoide. 

CÂNCER DE MAMA

MODELO 2. CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Campanha Outubro Rosa é uma mobilização social para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. É um movimento internacional que acontece todos os anos desde a década de 1990. 

Objetivos 

  • Ampliar a abordagem da saúde da mulher. 
  • Prevenir o câncer, incluindo o câncer do colo do útero. 
  • Promover o autocuidado. 
  • Fortalecer redes de apoio. 

Atividades Palestras, Estandes com estudantes de medicina, Informativos, Dinâmicas, Entrega de folders informativos. 

Exames de Detecção 

  • Autoexame.
  • Exame clínico das mamas.
  • Mamografia.
  • Ultrassonografia.
  • Ressonância magnética.
  • Biópsia.

Lei Outubrinho Rosa. Em 2024, foi sancionada a Lei 15.009, que institui o “Outubrinho Rosa”. O objetivo é prevenir doenças entre meninas de até 15 anos. 

Fundação Susan G. Komen

A Fundação Susan G. é a idealizadora do movimento Outubro Rosa. 

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) e o Ministério da Saúde também participam da campanha. 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

MODELO 3. HOMENAGEM À MENINA: 

Vitoria Regina de Souza. Vítima de Feminicídio 

Vitória Regina de Sousa (nascida em 13 de abril de 2007), uma jovem de 17 anos, ocorreu em 26 de fevereiro de 2025, cujo corpo foi encontrado em uma área de mata em Cajamar, na Grande São Paulo, em 5 de março de 2025. 

A MENTE DE UMA PESSOA PSICOPATA. A mente de um psicopata é caracterizada:

  • Por falta de empatia.
  • Impulsividade.
  • Egocentrismo.
  • Dificuldade de inibir ações prejudiciais. 
 

Características da mente de um psicopata

Emoções

Ausência de remorso, indiferença ao sofrimento dos outros, não sente culpa

Comportamentos

Antissocial, irresponsável, impulsivo, agressivo, manipulador, narcisista

Pensamentos

Egocêntrico, não se responsabiliza por suas ações, não considera os prós e contras de suas ações

Relacionamentos

Dificuldade de se relacionar, vê os outros como presas emocionais, físicas ou econômicas

Cérebro

Menos conexões entre o córtex pré-frontal ventromedial e a amígdala

Psicopatas podem cometer atos ilegais e que proporcionem recompensa imediata. 

Algumas situações que podem levar a um comportamento psicopático: 

  • Crianças que sofrem algum tipo de trauma ou são tratadas friamente. 
  • Isolamento da sociedade. 
  • Dificuldade de desenvolver empatia pelo próximo. 

O Jusbrasil afirma que o cérebro de um psicopata tem menor conexão entre o córtex pré-frontal ventromedial e a amígdala. Essas regiões do cérebro estão envolvidas na empatia, no raciocínio moral e no processamento de emoções sociais. 

MODELO 4. FEMINICÍDIO TEM NOME 

Mulher – LGBTQIAP+ – Viado – Sapatão – Gay – Travestir – Puta – Gaieira – Vagabunda – Ciume – Passional, Traição, etc.

A Lei nº 13.104/2015 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas, de 12 a 30 anos. É considerado feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. Segundo o estudo, a cada 24 horas ao menos 13 mulheres foram vítimas de violência em 2024 nos nove estados. Ao todo, foram registradas 4.181 mulheres vitimadas, representando um aumento de 12,4% em relação a 2023, quando o estado do Amazonas ainda não fazia parte deste monitoramento.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher por razões do seu gênero, ou seja, por ser mulher. É considerado um crime hediondo no Brasil. 

 

Feminicídio

Motivos

Violência doméstica e familiar, discriminação ou menosprezo à condição de mulher

Características

Homicídio intencional e violento

Contexto

Relacionado a diferenças de poder entre homens e mulheres

Impulsores

Estereótipos de papéis de gênero, discriminação, relações desiguais de poder, normas sociais prejudiciais

O feminicídio é a manifestação mais extrema da violência contra as mulheres. É a etapa final de um continuum de violência que leva à morte. 

No Brasil, a Lei n.º 13.104/2015 tipifica o feminicídio. 

Em 2023, o número de feminicídios no Brasil foi o maior desde que este crime foi definido por lei, há oito anos. 

Para enfrentar a violência contra a mulher, além da Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), existe a Lei n.º 13.104/2015, que tipifica o feminicídio. 

DADOS DE FEMINICÍDIO NO BRASIL 

MODELO 5. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 

As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada”.

Violência Contra a Mulher é qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause dano físico, sexual ou psicológico à mulher. Pode ocorrer em qualquer espaço, público ou privado. 

A violência contra a mulher pode se manifestar de várias formas, incluindo: 

Violência Física:

  • Bater.
  • Chutar.
  • Queimar.
  • Cortar.
  • Mutilar.

Violência Psicológica:

  • Proibir de trabalhar.
  • Proibir estudar.
  • Proibir sair de casa
  • Proibir viajar.  

Violência Sexual:

  • Obrigar a se prostituir.
  • Obrigar a fazer aborto.
  • Obrigar a usar anticoncepcionais contra a sua vontade.  

Violência Patrimonial:

  • Retenção.
  • Subtração.
  • Destruição de objetos.
  • Documentos pessoais.
  • Bens.
  • Valores.
  • Direitos.  

Violência Moral:

  • Calúnia.
  • Difamação.
  • Injúria 

Violência no Ambiente de Trabalho:

  • Pessoa que explica-tudo.
  • Pessoa intrometida.
  • Pessoa, ladrão de ideias.
  • Pessoa manipuladora

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos e uma das principais formas de violação dos direitos das mulheres. 

A Lei Maria da Penha define e tipifica as formas de violência contra a mulher e prevê a criação de serviços especializados. Qualquer pessoa pode registrar formalmente uma denúncia de violência contra a mulher. 

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER 

MODELO 6. VIOLÊNCIA DE GÊNERO  

Violência de Gênero é qualquer agressão física, psicológica, sexual ou simbólica cometida contra uma pessoa devido a sua orientação sexual, ou identidade de gênero. 

Tipo de violência de gênero

Descrição

Física

Ofende a integridade ou saúde corporal

Psicológica

Causa dano emocional, diminuição da autoestima, ou perturba o desenvolvimento

Sexual

Pode ocasionar gravidez não desejada, abortamento, e aumento do risco de infecções sexualmente transmissíveis

Simbólica

Vulnerabilidade na identidade de gênero ou orientação sexual

Política

Exclusão da mulher do espaço político, impedindo ou restringindo seu acesso

Doméstica

Qualquer ação ou omissão que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico

A violência de gênero é uma violência estrutural da sociedade, historicamente ligada às desigualdades de gênero. 

Como combater a violência de gênero? 

  • Educar e conscientizar.
  • Apoiar as vítimas.
  • Denunciar a violência.
  • Promover relações respeitosas.
  • Apoiar políticas públicas. 

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER 

MODELO 7. GÊNERO  

DEFINIÇÃO DE GÊNERO. Gênero é uma construção social que define os papéis e comportamentos atribuídos a cada sexo. É uma categoria teórica que se baseia na percepção da diferença sexual. 

 

Gênero

Definição

Categoria social que atribui sentido às relações sociais

Base

Diferença sexual, percebida historicamente, culturalmente e educacionalmente

Objetivo

Desnaturalizar as diferenças e denunciar as desigualdades de sexo

Importância

Ajuda a compreender as relações sociais, especialmente as entre homens e mulheres

O conceito de gênero foi elaborado pela teoria feminista a partir dos anos 1970. 

Gênero e Identidade. A identidade de gênero é a experiência interna que cada pessoa tem em relação ao gênero, que pode ou não corresponder ao sexo do nascimento. 

Gênero e Sexo. O gênero não é o mesmo que o sexo. O sexo define as características biológicas de homens e mulheres, enquanto o gênero é uma definição socialmente construída. 

MODELO 8. LGTQIAP+ 

LGBTQIAP+ é uma sigla que representa a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero. O “+” no final da sigla simboliza a inclusão de outras identidades que não estão mencionadas diretamente. 

Significado das Letras

  • L: Lésbicas, mulheres que se sentem atraídas por outras mulheres.  
  • G: Gays, homens que se sentem atraídos por outros homens.  
  • B: Bissexuais, pessoas que se sentem atraídas por mais de um gênero.  
  • T: Transgêneros, pessoas que não se identificam com o gênero designado ao nascer.  
  • Q: Queer, pessoas que não se identificam com as normas de gênero impostas pela sociedade.  
  • I: Intersexuais, pessoas que nascem com anatomia reprodutiva ou sexual que não pode ser classificada como sendo apenas masculinos ou femininos.  
  • A: Assexuais, pessoas que não sentem atração sexual por ninguém.  
  • P: Pansexuais, pessoas que se sentem atraídas por pessoas de todos os gêneros.  

Importância da Sigla

A sigla LGBTQIAP+ evolui com o tempo para melhor representar a diversidade e as vivências da comunidade. É importante promover o respeito e a compreensão entre as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. 

TUDO SOBRE OS DIREITOS DE LGTQIAP+ 

MODELO 9. APLICATIVO SP MULHER SEGURA

Aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita para mulheres em situação de risco, que permite:

  • Registrar boletim de ocorrência.
  • Acionar o botão de pânico.
  • Enviar pedido de socorro.
  • Receber alertas sobre a aproximação de agressores monitorados por tornozeleira eletrônica. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS. 

Como funciona

  • A vítima deve fazer um cadastro e autenticação de acesso.  
  • A polícia utiliza as informações de localização da vítima para melhorar o atendimento a uma possível ocorrência.  
  • O aplicativo permite o acionamento direto da polícia militar em situações de emergência

Objetivos 

  • Fortalecer a rede de proteção à mulher. 
  • Combater a violência doméstica.
  • Promover um ambiente seguro para todas. 

Onde baixar:

  • App Store.
  • Google Play. 

O aplicativo foi criado e é operado pela Prodesp. 

APLICATIVO SP MULHER SEGURA

MODELO 10. MULHER DO SÉCULO XXI 

A Mulher do Século XXI é uma pessoa que luta por liberdade, igualdade e reconhecimento, e que se reinventa para conquistar seu espaço na sociedade. Ela tem um papel fundamental na família e na sociedade, e se destaca em diversas áreas. 

Luta Por Direitos

  • Ser mulher é lutar por liberdade de escolhas, seu espaço e direito de voz.  
  • É batalhar contra a violência de gênero e a discriminação. 
  • É ser a protagonista da sua vida e escolher qual caminho trilhar. 

Reconhecimento 

  • É ser reconhecida como um ser igual na sociedade. 
  • É ser valorizada por sua capacidade de se reinventar e batalhar por seu lugar
  • É ser reconhecida por seus direitos. 

Participação Social

  • Tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos.  
  • Tem se destacado cada vez mais em diversas áreas, como a política, a ciência, a arte e o empreendedorismo. 
  • Enxerga o trabalho como fonte de realização.  

Desafios

  • Enfrentar a violência de gênero e a discriminação.  
  • Superar as jornadas sobrecarregadas entre o ambiente público e privado.  
  • Quebrar paradigmas que limitam o acesso das mulheres a estudos, trabalho e emancipação.  

MULHER DO SÉCULO XXI 

MODELO 11. SAÚDE MENTAL DA MULHER 

Saúde Mental das Mulheres é influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais, e pode variar ao longo da vida. É importante estar atenta a esses fatores e buscar ajuda quando necessário. 

 

Saúde mental da mulher

Fatores que podem afetar

Alterações hormonais, maternidade, desigualdades de gênero

Transtornos comuns

Depressão, ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de dor

Momentos críticos

Menstruação, gestação, pós-parto, menopausa

Dicas para cuidar

Atividade física, meditação, yoga, contato com a natureza, apoio profissional

Importância

Prevenir a violência de gênero, alcançar a igualdade, promover o bem-estar

Algumas dicas para cuidar da saúde mental incluem: 

  • Dormir o suficiente
  • Praticar meditação ou yoga. 
  • Fazer coisas de que gosta. 
  • Conversar com alguém de confiança. 
  • Ter um diário. 
  • Evitar o uso de drogas e/ou álcool. 
  • Ter espaços de descompressão no trabalho. 
  • Seja gentil e ajude a criar um mundo melhor. 

Se você ou alguém que você conhece está lutando com sua saúde mental, procure ajuda profissional. 

SAÚDE MENTAL DA MULHER 

MODELO 12. MULHER + DOMÉSTICA 

5 Definições Para Mulher Doméstica
 
1. O Que Significa Mulher Doméstica? O outro significado de doméstica é atribuído ao espaço do lar, aquela pessoa que “trata do amanho de sua casa” sendo ou não remunerada. Parece que aqui reside a maior ambiguidade de sua significação: doméstica pode ser a própria dona da casa ou uma “mulher empregada no serviço pessoal de uma família”.
 
2. Quando é Considerado Doméstica? Empregada doméstica é aquela que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa, pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, em âmbito residencial, por mais de 2 (dois) dias por semana.
O que não é função da doméstica?
 
3. Trabalhos Que Doméstica Não Pode Realizar. A Empregada doméstica não pode realizar atividades perigosas, como cortar grama, serviços de jardinagem, trabalhos em altura, caminhada de produtos químicos ou elétricos sem qualificação. Essas atividades podem colocar em risco a integridade física da doméstica, além de não serem de sua responsabilidade.
Quem pode ser doméstico?
 
4. Quem é Considerado Emprego Doméstico. É considerado empregado doméstico aquele que presta serviço, de forma contínua e permanente, à pessoa ou família, no âmbito residencial, sem fins lucrativos ou de natureza não econômica, e mediante o pagamento de salários.
 

5. Qual o sinônimo de doméstica? 30 sinônimos de doméstica para 2 sentidos da palavra doméstica:

  • Funcionária:
  • Empregada.
  • Auxiliar.
  • Oficial.
  • Serva.
  • Servente.
  • Operária.
  • Funcionária.
  • Lacaia.
  • Servidora.
  • Fâmula.
  • Subalterna.
  • Subordinada.
  • Trabalhadora.
  • Contínua.
  • Contratada.
  • Colaboradora.
  • Assalariada.
  • Zeladora.
  • Salariada.

MODELO 12. MULHER + DOMÉSTICA 

MODELO 13. A FAMÍLIA DO SÉCULO XXI 

A Família do Século XXI é marcada por uma diversidade de configurações familiares, que refletem as mudanças sociais e culturais. 

Novas configurações familiares 

  • Famílias monoparentais, chefiadas por um único progenitor. 
  • Famílias homoafetivas. 
  • Famílias sem filhos. 
  • Famílias com duas mães. 
  • Famílias pluri parentais. 

Desafios Enfrentados Pelas Famílias 

  • Sobrecarga de trabalho das mulheres.
  • Dificuldade de conciliar a vida profissional com a familiar.
  • Procura por um modelo educativo eficaz.
  • Carência de apoio.

MUDANÇAS E COMPORTAMENTOS

MODELO 14. EMPREENDEDORISMO FEMININO 

Empreendedorismo Feminino no Brasil tem crescido nos últimos anos, com cada vez mais mulheres a liderar negócios. Em 2024, o número de empreendedoras brasileiras chegou a 10,35 milhões, o que representa 34% dos empreendedores do país. 

Principais Características 

  • A maioria das mulheres empreendedoras atua no setor de serviços.
  • 45% das mulheres empreendedoras são chefes de família.
  • Muitas mulheres decidem empreender por necessidade.
  • A maternidade influencia fortemente a decisão de empreender.

Desafios 

  • A fase inicial da gestão da empresa tende a ser mais complicada.
  • Muitas mulheres têm dificuldade de conciliar a gestão empresarial às rotinas que envolvem o dia a dia da vida pessoal.

Programas e Iniciativas

  • O governo criou um plano para impulsionar o empreendedorismo feminino. 
  • O Sebrae oferece apoio a mulheres empreendedoras, por meio de:
  • Capacitação.
  • Networking.
  • Acesso a mentorias.
  • Palestras.
  • Consultorias.
  • Seminários 

Importância. O empreendedorismo feminino contribui para o crescimento da economia e para a criação de empregos. 

PALESTRA. EMPREENDEDORISMO FEMININO 

MODELO 15. GERANDO RENDA 

Existem diversos projetos e iniciativas que ajudam mulheres a gerarem renda, como o Mulheres Mais Renda, o ASMARA e o Gerando Renda com Artesanato. 

Mulheres Mais Renda 

  • Gera renda para costureiras da produção de absorventes reutilizáveis, doados a mulheres e adolescentes em vulnerabilidade social. 
  • A Rede Asta trabalha para ampliar o acesso a mercado e conhecimentos para artesãs e costureiras de baixa renda. 

ASMARA 

  • Recebe doações de roupas e acessórios para serem revendidos por mulheres em vulnerabilidade econômica. 
  • A iniciativa gera renda extra para mulheres fora da economia. 

Gerando Renda com Artesanato 

  • Proporciona melhoria das condições sócio-econômicas de mulheres em situação de vulnerabilidade social. 
  • O projeto inclui atividades como biscuit, pintura em garrafas, telas e tecido e cestaria em jornal. 

Outros projetos e iniciativas

  • O projeto ARPEP: Mulheres Gerando Renda com os Babaçuais, apoiado pelo programaremmt, está transformando a realidade de mulheres dos municípios de Cáceres e Mirassol d’Oeste, no Mato Grosso.  
  • Um programa em Juruena (MT) incentiva mulheres da Amazônia a transformar a floresta em uma parceira sustentável na produção de renda.  

Algumas outras formas de gerar renda incluem: 

Vender

  • doces.
  • cosméticos, roupas
  • íntimas.
  • semijoias
  • Dar aulas
  • Fazer artesanato.
  • roupas ou consertos

Preparar Comida Caseira

  • bolos e doces
  • Criar um infoproduto
  • Tornar-se freelancer

COMO SER UMA MULHER DE SUCESSO 

MODELO 16. A MULHER E A DESCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO  

A Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho brasileiro tem aumentado, mas ainda enfrenta desafios como desigualdade salarial e de representação em cargos de liderança. 

 

Mulheres no mercado de trabalho

Ocupação

Em 2023, 43.380.636 mulheres estavam ocupadas no mercado de trabalho

Desemprego

No 4º trimestre de 2023, 42,839 milhões das pessoas fora da força de trabalho eram mulheres

Salários

Em 2022, mulheres em cargos de gerência ganhavam 21,2% menos que os homens

Representação

As mulheres estão concentradas em áreas de cuidados e têm pouca presença em áreas como STEM

Desafios

Desigualdade salarial, preconceito, falta de creches e escolas em tempo integral

Algumas profissões em que as mulheres ganham mais do que os homens são: 

  • Assistente social. 
  • Promotora de vendas/negociadora. 
  • Pesquisadora assistente. 
  • Especialista em compras. 
  • Consultora médica. 
  • Profissional de mídias sociais. 
  • Profissional de comunicação. 
  • Profissional de aconselhamento e educação para a saúde. 

Para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, é importante: 

  • Investir em políticas públicas que garantam a equidade salarial. 
  • Combater a segregação ocupacional. 
  • Reduzir a informalidade. 
  • Ampliar o acesso a creches e escolas em tempo integral. 
  • Proteger contra a violência doméstica no ambiente de trabalho. 

OS DESAFIOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MODELO 17. LEIS DE AMPARO A MULHER

Leis de Amparo a Mulher. No Brasil, existem várias leis que protegem as mulheres, como a:

  • Lei Maria da Penha.
  • Lei Carolina Dieckmann.
  • Lei do Feminicídio.
  • Lei de Combate à Violência Política.
  • Lei de Importunação Sexual, entre outras. 

Lei Maria da Penha 

  • Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. 
  • Estabelece medidas de assistência e proteção às vítimas. 
  • Prevê prisão preventiva do agressor. 

Lei Carolina Dieckmann 

  • Tornou crime invadir aparelhos eletrônicos para obter dados particulares. 

Lei do Feminicídio 

  • Tornou o feminicídio um crime autônomo. 
  • Estabelece outras medidas para prevenir e coibir a violência contra a mulher. 

Lei de Combate à Violência Política 

  • Determina prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher. 
  • Proíbe a disseminação de conteúdos falsos no período de campanha eleitoral. 

Lei de Importunação Sexual 

  • Torna crime praticar ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência. 

Lei da Igualdade Salarial 

  • Estabelece a obrigatoriedade da política de salário igual para trabalho igual. 

Lei 14.542/2023 

  • Estabelece que mulheres em situação de violência doméstica ou familiar terão prioridade no Sistema Nacional de Emprego (Sine). 

Lei 14.737/23 

  • Amplia o direito da mulher de ter acompanhante em atendimentos médicos. 

LEIS QUE PROTEGEM A MULHER

MODELO 18. LEI MARINHA DA PENHA

Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006) define violência doméstica como crime, e estabelece medidas de proteção para as mulheres. A lei aplica-se a agressões que ocorrem no âmbito doméstico, familiar ou em relações íntimas. 

Principais Características 

  • Define a violência doméstica como crime. 
  • Permite a prisão em flagrante ou preventiva dos agressores. 
  • Aumenta o tempo máximo de detenção. 
  • Estabelece medidas protetivas, como a saída do agressor de casa. 
  • Prevê a criação de juizados especiais para esses crimes. 
  • Determina que os órgãos públicos devem ajudar as mulheres que sofrem violência. 

Quem a Lei Protege

  • Esposa, namorada, companheira, que morem ou não na mesma casa que a mulher.  
  • Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida.  

Homenagem

A lei homenageia Maria da Penha Maia, que ficou paraplégica devido às agressões do marido. Ela se tornou símbolo dos movimentos em defesa dos direitos da mulher. 

Legislação Internacional

A Lei Maria da Penha dá cumprimento a convenções da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e infrafamiliar é crime, deve ser apurado mediante inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.

LEI MARINHA DA PENHA

MODELO 19. PROFISSIONALIZAÇÃO DA MULHER 

Profissionalização da Mulher tem avançado, mas ainda enfrenta desafios como desigualdade salarial e discriminação. 

Avanços

  • A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro tem aumentado nas últimas décadas. 
  • Mulheres têm conquistado espaços em diversas áreas profissionais, como política, ciência e economia. 
  • Cada vez mais mulheres que encontram emprego são as mais qualificadas. 

Desafios

  • As mulheres ganham, em média, 20% menos do que os homens em posições equivalentes. 
  • A presença feminina em cargos de liderança ainda é significativamente menor. 
  • As mulheres enfrentam discriminação, preconceito e desigualdades salariais. 

Projetos de Qualificação 

  • Existem projetos, como o Qualifica Mulher, que visam à capacitação profissional das mulheres.

Características das mulheres no mercado de trabalho 

  • A resiliência é uma forte característica das mulheres no mercado de trabalho.
  • Elas são boas em sobreviver às adversidades, trabalhar sob pressão, lidar com desafios e encontrar novas soluções.

Importância da equidade de gênero. É imprescindível reconhecer que essas conquistas foram alcançadas em meio a obstáculos significativos. Medidas concretas para promover a equidade de gênero no mercado de trabalho são urgentes. 

OS DESAFIOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MODELO 20. MULHER NOS ESPORTES 

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ÍNDICE

Módulo 20. Mulher nos Esportes

Pilares da Encubadora de Tecnologia Social

VEM COMIGO!

MOTIVACIONAL 

EM CADA CASA E EMPRESA, UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERATIVA DIGITAL

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

TODAS AS PESSOAS DEVERIAM ASSISTIR ESSE VÍDEO 

EU, DANIEL BLACK 

Formação Social Tecnológica

Formação Profissional

Ser Humano vs Máquina

ESTUDE CONOSCO

Você Sabia?

Caderno 19 de Estudos

GÊNERO / MULHER

Salas de Aulas Digitais

Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.

Formação Social Tecnológica

Cursos: Psicologia Social

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Cursos: ESG. Gerenciamento das Cidades 

Gerenciamento das Cidades

  1. ESG. Governança
  2. Gerenciamento das Cidades
  3. Temas do Século XXI
  4. Estados Brasileiro
  5. Municípios Brasileiro
  6. IBGE Cidades
  7. Planejamento Urbano
  8. Ciência da Administração
  9. Urbanização
  10. Licitação Pública
  11. Políticas Públicas
  12. Gerenciamento de Projetos

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Inovação & Tecnologia

  1. ESG. Governança
  2. Inovação & Tecnologia
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  6. Engenharia da Computação
  7. Engenharia de Software
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  9. Engenharia de Transporte e Logística 
  10. Engenharia de Transporte e Logística
  11. Engenharia Eletrônica e Robótica
  12. Estrutura de Redes de Computadores 
  13. Lean IT Para Projetos
  14. Sistemas Estruturados Para Indústria 4.0
  15. Metaverso 
  16. Cloud & IOT
  17. Robótica Educacional 
  18. Business & IT
  19. Segurança e Defesa Cibernética 
  20. Redes Sociais 
  21. Condomínios Inteligentes 
  22. Business
  23. ERP
  24. Gestão de Mídias Sociais
  25. CRM

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Cidades Inteligentes 

  1. ESG. Governança
  2. Cidades Inteligentes
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Branding Social

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Indústria & Comércio

  1. ESG. Governança
  2. Indústria & Comércio
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  5. Indústria 4.0
  6. Logística 
  7. Usina de Cana-de-Açúcar
  8. Normas Técnicas
  9. ISO 14001
  10. IS0 9001
  11. Gestão da Qualidade

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Segurança Pública

  1. ESG. Governança
  2. Segurança Pública
  3. Prevenção / Uso de Drogas
  4. Violência no Brasil 
  5. Código de Defesa do Consumidor
  6. Violência Contra Animais
  7. Violência Sexual no Brasil 
  8. Fake News
  9. Violência Contra Mulheres
  10. Violência Contra LGBTQIAP+
  11. Violência Contra Negros
  12. Violência Contra Crianças
  13. Violência Contra Jovens
  14. Violência Contra Idosos

Cursos: ESG. Educação 4.0

Educação 4.0

  1. ESG. Governança
  2. Educação 4.0
  3. Analfabetismo Digital 
  4. Alfabetização Digital
  5. Analfabetismo Digital 
  6. Analfabetismo Funcional 
  7. Geração Criança
  8. Universitários 
  9. Sete Artes Liberais
  10. OSPB
  11. Evasão Escolar
  12. Pedagogia Social 
  13. Salas de Aulas Interativas
  14. Educação C.L.A.
  15. Escola Waldorf

Cursos: ESG. Serviços Essenciais 

Serviços Essenciais 

  1. ESG. Governança
  2. Serviços Essenciais 
  3. Água Potável 
  4. Energia Elétrica
  5. Internet 5G
  6. Saneamento Básico
  7. Transporte Público 
  8. Áreas Verdes Para Lazer
  9. Ruas Calçadas
  10. Ruas Asfaltadas
  11. Coleta de Lixo Orgânico
  12. Coleta de Lixo Reciclado
  13. Coleta de Lixo Hospitalar
  14. Reciclagem de Lixo

Cursos: ESG. Politicas Sociais 

Politicas Sociais

  1. ESG. Governança
  2. Políticas Sociais 
  3. Como Se Faz Tecnologia Social? 
  4. Segregação Socioespacial
  5. Pessoas em Situação de Rua 
  6. Religião 
  7. Consumo de Álcool
  8. Consumo de Drogas
  9. Pobreza no Brasil 
  10. Fome no Brasil 
  11. Direitos Humanos
  12. Bolsa Família
  13. Gravidez na Adolescência
  14. Assistencialismo no Brasil

Cursos: ESG. Saúde Pública

Saúde Pública

  1. ESG. Governança
  2. Saúde Pública
  3. INSS no Brasil
  4. Saúde Mental 
  5. Saúde Física 
  6. Psicologia Social 
  7. Psicologia
  8. Hospitais Públicos no Brasil 
  9. Psiquiatria
  10. Assistência Social 
  11. Assistencialismo Social 

Cursos: ESG. Temas do Século XXI

Cursos: EADs

Estude em Nossas EADs

  1. EAD Turismo
  2. EAD PCD
  3. EAD Mulher
  4. EAD Juventude
  5. EAD Gerando Renda
  6. EAD Cidades

INCUBADORA DE TECH SOCIAL vs CIDADES INTELIGENTES 

Seja Bem-Vindo(a)!

TECNOLOGIA SOCIAL

Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O que fazem as incubadoras sociais? 

  • Apoiar a criação de negócios inovadores. 
  • Gerar alto impacto social. 
  • Sustentabilidade financeira. 
  • Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local. 
  • Estimular a capacidade empreendedora. 
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Como as incubadoras sociais funcionam? 

  • Orientam na mobilização de recursos. 
  • Acompanham o progresso do projeto. 
  • Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas. 
  • Avaliam o impacto de seus projetos sociais. 
  • Identificam indicadores chave de desempenho. 
  • Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados. 

Exemplos de incubadoras sociais: 

  • SIE – Incubadora Social da UFR.
  • Incubadora Social da UFT.
  • Incubadora Social da FEA Social. 

TECNOLOGIA SOCIAL 

CAMINHO OU DESTINO?

Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados. 

Destino

  • Um estado ou fim predeterminado.  
  • Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.  
  • Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.  
  • O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.  
  • A aplicação, o emprego ou o uso.  
  • O fim para que se reserva alguma coisa.  
  • Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.  
  • Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.  
  • Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. 

Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica

Sinônimos de destino 

  • Sina.
  • Sorte.
  • Fatalidade.
  • Fado.
  • Estrela.
  • Dita.
  • Fortuna.
  • Acaso.
  • Ventura.
  • Fadário.

STORYTELLING CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – 50 POST

Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.

  • Posts.
  • Personagem.
  • Ambiente.
  • Conflito.
  • E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem. 

O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências. 

Algumas técnicas de storytelling incluem: 

  • Educação em post. 
  • Jornada do herói. 
  • A montanha. 
  • Sobreposição de narrativas. 
  • Sparklines. 
  • In media res. 
  • Convergência de ideias. 

Alguns elementos principais do storytelling são: 

  • Mensagem.
  • Ambiente.
  • Personagem.
  • Conflito. 

Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como: 

  • Comunicação.
  • Educação Formal.
  • Educação Interativa. 
  • Marketing.
  • Administração.
  • Processos seletivos. 

COMO USAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO

Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal. 

O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000. 

Princípios do ócio criativo 

  • Equilibrar trabalho, estudo e lazer. 
  • Extrair o máximo de cada momento. 
  • Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade. 
  • Explorar novas ideias. 
  • Conectar pontos aparentemente desconexos. 
  • Resultar em soluções inovadoras. 

Atividades que estimulam o ócio criativo 

  • Quebra-cabeças. 
  • Jogos de tabuleiro. 
  • Atividades manuais. 
  • Caminhar na natureza. 
  • Desenhar. 
  • Escrever. 
  • Contemplar o ambiente ao redor. 
  • Visitar galerias de arte. 
  • Assistir a peças teatrais. 
  • Ouvir música. 

O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas. 

ÓCIO CRIATIVO 

HARD SKILLS 

Hard skills são habilidades técnicas que podem ser quantificadas e aprendidas por meio de estudos e experiências. São importantes para o currículo e são frequentemente usadas como critério de seleção em processos de recrutamento. 

Exemplos de hard skills 

  • Conhecimento de linguagens de programação, como Python, Java ou HTML. 
  • Proficiência em idiomas estrangeiros, como inglês ou espanhol. 
  • Operação de máquinas industriais ou equipamentos especializados. 
  • Certificações em software específicos, como Pacote Office, AutoCAD ou Photoshop. 
  • Conhecimento de metodologias. 
  • Análise de dados. 
  • Domínio de planilhas de Excel. 
  • Conhecimento de plataformas de e-mails, como Gmail e Outlook. 

Como adquirir hard skills 

  • Faculdades.
  • Treinamentos.
  • Cursos.
  • Experiências práticas.
  • Formações técnicas.
  • Workshops. 
  • Especializações.

Importância das hard skills. As hard skills indicam o quanto uma pessoa está apta a realizar um trabalho com sucesso. São importantes para o currículo, pois os empregadores as procuram ao contratar. 

Diferença entre hard skills e soft skills. As soft skills são habilidades comportamentais, como:

  • liderança.
  • empatia.
  • inteligência emocional.
  • colaboração e adaptabilidade.

Exemplos de hard skills. Basicamente, podemos dizer que as hard skills são aquelas que constam no currículo de um profissional. Então, elas podem ser mais básicas ou específicas para determinadas áreas de atuação. A seguir, listamos alguns exemplos separados por área.

HARD SKILLS

SOFT SKILLS

Soft skills são habilidades comportamentais, emocionais e sociais que influenciam como nos relacionamos com os outros. São importantes no ambiente de trabalho e podem ser desenvolvidas ao longo da vida. 

Soft skills e hard skills 

  • Soft skills complementam os conhecimentos técnicos, chamados de hard skills. 
  • São mais discretas e sutis que os hard skills.
  • São características que fazem com que um profissional seja considerado um bom líder ou um colega desejável.

Soft skills e sucesso profissional

  • São fundamentais para o sucesso profissional e pessoal. 
  • Influenciam como interagimos com colegas, lidamos com desafios e contribuímos para o sucesso da equipe. 
  • São consideradas características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais. 

Exemplos de soft skills 

  • Empatia. 
  • Trabalho em equipe. 
  • Resolução de conflitos. 
  • Adaptabilidade. 
  • Pensamento estratégico. 
  • Negociação. 
  • Persuasão. 
  • Gestão do tempo. 
  • Regulação emocional. 
  • Resiliência. 

SOFT SKILLS

PSICOLOGIA SOCIAL 

Gênero / Mulher – Post. 1

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

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  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
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  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

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Como usar imagens (post) no Processo Educativo

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
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  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
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  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

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PSICOLOGIA SOCIAL 

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Tecnologias Que Mudam Vidas

O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

MOTIVACIONAL 

VEM COMIGO!

PARCERIA QUE DEU CERTO  

QUAL É A SUA GERAÇÃO? 

Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes. 

Características das gerações

  • Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.  
  • As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. 
  • As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.  

Algumas gerações 

  • Geração Lost (nascidos no final do século XIX). 
  • Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial). 
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964). 
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
  • Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). 
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). 
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). 

A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos. 

APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

MIDSET DE CRESCIMENTO 

O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Pessoas Desaparecidas

Ajude a Encontrar 

De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

GERAÇÃO Z

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”. 

São características da Geração Z: 

  • Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado. 
  • Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade. 
  • Serem empreendedores e adaptáveis. 
  • Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos. 
  • Serem ativistas sociais e ambientais. 
  • Valorizarem a inclusão e a justiça social. 
  • Serem consumidores exigentes. 
  • Serem mais conscientes e buscarem propósito. 
  • Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho. 

A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha. 

A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade. 

NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM

BULLYING / CYBERBULLYING

Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática. 

O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia. 

O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como: 

  • No trabalho.
  • No sistema prisional.
  • No ambiente militar.
  • Nas relações familiares.
  • No ambiente esportivo. 

O bullying pode ser verbal, como: 

  • Insultar. 
  • Ofender. 
  • Xingar. 
  • Fazer gozações. 
  • Colocar apelidos.  pejorativos. 
  • Fazer piadas ofensivas. 

O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais. 

Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível. 

BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares. 

O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como: 

  • Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. 
  • Compartilhamento de fotos constrangedoras. 
  • Disseminação de mentiras para humilhar alguém. 
  • Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes. 
  • Montagens constrangedoras. 
  • Divulgação de fotos íntimas. 
  • Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa. 

O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta. 

Algumas consequências do cyberbullying: 

  • Depressão. 
  • Transtornos de ansiedade. 
  • Dificuldade em adaptar-se à escola. 
  • Desconfiança de outras pessoas. 
  • Isolamento social. 
  • Desânimo constante. 
  • Irritabilidade. 

Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas. 

A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade. 

O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Tecnologia Social

Tecnologia social é um conjunto de técnicas, metodologias e produtos que visam resolver problemas sociais e promover a inclusão social. 

Características 

  • É uma proposta inovadora que considera a participação coletiva. 
  • Combina saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. 
  • Deve ser efetiva e reaplicável. 
  • Pode ser aplicada em comunidades urbanas e rurais. 

Exemplos

  • Cisterna de placas pré-moldadas, que ajuda a resolver o problema de acesso à água no semi-árido.  
  • Soro caseiro, um produto simples que pode ser feito em casa.  
  • Encauchados de Vegetais da Amazônia, que agregam valor à borracha nativa e geram renda para populações indígenas e seringueiros.  
  • Microcrédito 

Objetivos 

  • Promover a inclusão social. 
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas. 
  • Identificar e resolver problemas como fome, pobreza, desigualdade social, desemprego e problemas no setor de educação e saúde. 
  • Promover a educação, acessibilidade, sustentabilidade e acesso à cultura. 

Impacto. A tecnologia social pode impactar comunidades e enfrentar problemas sociais. 

Vamos Começar Uma Nova História?

INCUBADORA SOCIAL

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER 

NA CIDADE OU NA ROÇA ESTAREMOS LÁ!

APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCATEC 

POR TODA UMA VIDA

Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira. 

Origem 

  • A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
  • O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).

Símbolo 

  • O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.

Dia da Consciência Negra

  • O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 
  • A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país. 

Importância 

  • A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
  • A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social. 
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS.

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde.  

NÃO DESISTA: Ainda Existe Vida Ai! 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

PROJETO CEQUAL ALAGOAS

INCUBADORA SOCIAL. Feita Para Você 

EXISTIMOS: Para Ser Todos Iguais 

SEJA UMA PESSOAS “HAIA” 

SABER CIENTÍFICO / SABER PEDAGÓGICO

Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste. 

Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor. 

Agradecemos Sua Participação em Nosso Projeto

Projeto CEQUAL Alagoas

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Vamos Continuar Com os Estudos?

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