Caderno 2. ESG. Social

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POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS 

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Política Nacional de Cuidados é uma política pública que visa garantir o direito ao cuidado, tanto de quem o recebe quanto de quem o dá. A lei que a instituiu foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2024. 

Objetivos 

  • Promover a corresponsabilização social e de gênero. 
  • Reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, remunerado e não remunerado. 
  • Enfrentar desigualdades estruturais no acesso ao cuidado. 
  • Reorganizar a visão social e cultural do cuidado. 
  • Reduzir o trabalho não remunerado de cuidado, que é predominantemente realizado por mulheres. 

Princípios

  • O cuidado é uma responsabilidade coletiva, que deve ser compartilhada entre homens e mulheres.  
  • O cuidado deve ser apoiado por políticas públicas robustas.  
  • O cuidado deve ser entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado.  

Implementação. A Política Nacional de Cuidados será implementada de forma descentralizada e articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 

POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA 

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CONCEITO DA TEORIA DO CAVALO MORTO

A Expressão “Cavalo Morto” é uma metáfora que significa insistir em estratégias que não funcionam. Ela é usada para ilustrar a dificuldade em aceitar a realidade e a necessidade de buscar alternativas. 

Contexto

  • A “Teoria do Cavalo Morto” é uma metáfora satírica que reflete a dificuldade de aceitar problemas evidentes. 
  • A metáfora ensina que, se estiver montado em um cavalo morto, a atitude mais sensata é descer e buscar alternativas. 
  • Sonhar com um cavalo morto pode estar ligado a finais e desapego, como o fim de um relacionamento, carreira ou luta pessoal. 

Exemplos

  • No mundo empresarial, alguns gestores preferem enterrar o cavalo vivo do que o morto, pois o cavalo vivo tem ideias e ideologias que podem lhes prejudicar. 
  • No cooperativismo, a metáfora do cavalo morto pode ser usada para ilustrar a necessidade de mudar de direção, sem perder a essência. 

 

A TEORIA DO CAVALO MORTO

SOCIEDADE 5.0 

A Sociedade 5.0 afetará as empresas de forma sistêmica, relacionamos 10 motivos que levam as empresas reverem seu planejamento estratégico no quesito contratação de mão de obra humana. 

  1. Atrofia cognitiva.
  2. Péssima saúde mental.
  3. Falência comportamental.
  4. Falência técnica.
  5. Excesso de informação sem conhecimento. 
  6. Nomofobia.
  7. Falta de produtividade.
  8. Insubordinação.
  9. Excesso de digitalização.
  10. Falta da criatividade.
O ser humano ficará limitado na sua capacidade de produtividade e criação? Imagine os fatos abaixo:
  • Compositor que apela para inteligência artificial para desenvolver sua música.
  • O médico que buscar diagnóstico dos seus pacientes nas páginas de internet.
  • Pais que educam seus filhos por influencer digital. Pessoas que eles nem conhece. 
São alguns exemplos que já estão acontecendo, no mercado de trabalho e na vida social das pessoas. Esses comportamentos atrofiam a capacidade cognitiva do ser humano e reduz drasticamente seu poder de produzir. Será quase impossível um trabalhador(a) 5.0 sentar na frente de uma máquina e conseguir desenvolver qualquer projeto ou produzir alguma coisa apenas com o uso de sua capacidade intelectual humana, sem que tenha que apelar para inteligência artificial.
 
Essa forma de trabalho e essa mão de obra se tornam limitadas para as empresas, são ótimos profissionais, mas sem capacidade produtiva.
 
São profissionais sem qualquer criatividade humana capaz de desenvolver soluções humanas para o mundo corporativo.  
 
Não estamos defendendo o retrocesso intelectual, tecnológico e de inovação, mas estamos preocupados com a inutilidade da capacidade humana no processos produtivo.  

TREINAMENTO DE ROBÔS 

Incubadora de Tecnologia Social

(EAI). Emoção - Aprendizado - Inteligência

INCUBADORA. Existencial. 

Existencialismo é uma corrente filosófica que valoriza a liberdade, a responsabilidade e a escolha individual. Os existencialistas acreditam que as pessoas constroem o sentido da vida por meio de suas ações e decisões. 

 

Existencialismo

Princípios

A existência precede a essência

Foco

Experiência subjetiva do indivíduo

Características

Angústia, busca de autenticidade, rejeição de influências externas

Temas

Liberdade, responsabilidade, escolha, sentido da vida, angústia, morte

Filósofos

Jean-Paul Sartre, Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Søren Kierkegaard

O existencialismo ganhou notoriedade no século XX e teve seu apogeu na França do pós-guerra. O existencialismo influenciou a psicologia, o direito e a cultura. 

A visão existencialista pode ser aplicada como abordagem terapêutica para: 

  • Lidar com crises de identidade, Ansiedade, Depressão, Apoio emocional e espiritual diante da morte ou grandes mudanças. 

O existencialismo também influenciou o ativismo político e a música jovem. 

INCUBADORA. Social 

Socialismo é uma filosofia políticasocial e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção.

Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser: 

Embora nenhuma definição única englobe os muitos tipos de socialismo, a propriedade social é o elemento comum. Os tipos de socialismo variam com base no papel dos mercados e do planejamento na alocação de recursos e na estrutura de gestão das organizações. Os socialistas discordam sobre se o governo, particularmente o governo existente, é o veículo correto para a mudança.

INCUBADORA. Saúde Mental 

Saúde Mental é um estado de bem-estar emocional e psicológico que permite às pessoas lidar com as exigências da vida. É um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal. 

 

Saúde mental

Definição

Equilíbrio entre emoções, sentimentos e expectativas

Características

Capacidade de aprender, trabalhar, e contribuir para a comunidade

Importância

Previne problemas de maior impacto na vida, como a depressão e o suicídio

Fatores que podem afetar

Estigma, discriminação, violações de direitos humanos, condições de trabalho insalubres

Cuidados

Alimentação, atividade física, sono, momentos com pessoas queridas, lazer, contato com a natureza

Serviços de apoio

Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Serviços Residenciais Terapêuticos, Centro de Valorização da Vida (CVV)

A saúde mental é um aspecto da saúde que está relacionado com a forma como a pessoa reage às exigências da vida. Ela também está relacionada com a capacidade de reconhecer e respeitar os próprios limites e deficiências. 

Para promover a saúde mental, é importante: Combater o estigma, Incentivar discussões abertas sobre saúde mental, Identificar os sinais de problemas comuns de saúde mental, Proteger os adolescentes de experiências adversas, Promover o bem-estar psicológico. 

INCUBADORA DE SAÚDE MENTAL. NR 1

A Norma Regulamentadora n.º 1 (NR-1) é a norma que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho (SST) no Brasil. Ela foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978. 

 

NR-1

Objetivo

Prevenir acidentes e doenças ocupacionais

Principais determinações

Define responsabilidades, obrigações, e direitos dos trabalhadores e empregadores

Princípios

Base para outras normas regulamentadoras

Atualizações

Incluiu riscos psicossociais, como estresse, assédio moral, e sobrecarga de trabalho

Vigência

Novas exigências entram em vigor em 25 de maio de 2025

Implicações

Empresas que não cumprirem podem sofrer penalidades

A NR-1 estabelece o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que determina como as empresas devem identificar, avaliar, e controlar os riscos no ambiente de trabalho. 

A NR-1 também: 

  • Define os direitos e deveres de empregadores e trabalhadores. 
  • Especifica a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.  
  • Obriga o empregador a informar os trabalhadores sobre os riscos e medidas de prevenção.  

Para se adequar à NR-1, as empresas podem: 

  • Revisar o PGR. 
  • Mapear riscos. 
  • Capacitar líderes. 
  • Combater o assédio. 
  • Oferecer benefícios. 
  • Acompanhar. 
  • Receber feedbacks. 

INCUBADORA de Criatividade

Criatividade é a capacidade de criar, inovar, inventar, ou seja, de pensar de forma original e encontrar soluções para problemas. É uma habilidade que pode ser desenvolvida e está presente em diversas áreas do conhecimento. 

 

Criatividade

Definição

Capacidade de gerar ideias originais e inovadoras

Características

Pensar fora da caixa, conectar informações, encontrar soluções originais

Áreas de aplicação

Arte, música, ciência, tecnologia, negócios, resolução de problemas

Como se desenvolve

Através de interações com outras pessoas, experiências, e exposição a novos estímulos

Importância

Fundamental para resolver desafios pessoais e profissionais

A criatividade pode ser estimulada por: 

  • Quebrar crenças comuns. 
  • Manter projetos paralelos. 
  • Experimentar jogos com restrições criativas. 
  • Utilizar ferramentas específicas em momentos de bloqueio. 
  • Expandir aos poucos a sua zona de conforto. 
  • Criar compromisso com a criatividade. 

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, não é um dom. 

INCUBADORA Colaborativa

Colaborativa significa que envolve colaboração, ajuda ou auxílio. Por exemplo, pode-se referir a uma pessoa colaborativa ou a um ambiente de trabalho colaborativo. 

 

Colaborativa

Definição

Que colabora ou serve para colaborar

Exemplos

Trabalho colaborativo, cultura colaborativa, ambiente colaborativo

Características

Parceria, união, cooperação, compartilhamento de ideias

Objetivos

Alcançar um objetivo em comum, aproveitar as habilidades de cada um

Vantagens

Produzir mais do que individualmente, resolver problemas, criar soluções inovadoras

No ambiente de trabalho, uma cultura colaborativa é aquela em que a colaboração é frequente e integrada à forma de trabalhar. Para isso, é importante: 

  • Valorizar os colaboradores. 
  • Estimular a participação dos colaboradores. 
  • Delegar responsabilidades. 
  • Acolher ideias. 
  • Promover a comunicação. 
  • Estimular a flexibilidade. 
  • Estimular a abertura ao feedback. 

A colaboração pode ser contextual, em nuvem ou virtual. 

INCUBADORA Focal 

Foco em Resultados é uma abordagem estratégica que consiste em direcionar esforços para atingir objetivos específicos. É uma forma de trabalhar que envolve evitar distrações e otimizar recursos. 

 

Foco em resultados

Princípio

Priorizar atividades que contribuem para alcançar objetivos

Benefícios

Ajuda a estabelecer um propósito claro, a manter a motivação e a tomar decisões assertivas

Características

Planejar e realizar tarefas de forma organizada

Importância

Contribui para que os objetivos de negócios sejam atingidos

Para ter foco em resultados, você pode: 

  • Evitar executar muitas tarefas ao mesmo tempo. 
  • Estabelecer pequenas metas e indicadores de desempenho. 
  • Organizar as suas atividades diárias. 
  • Conhecer seus limites. 
  • Não deixar de fazer pausas. 
  • Saber exatamente com o quê você gasta seu tempo. 
  • Manter-se motivado. 

O foco em resultados é uma competência que pode ajudar a se diferenciar dos outros e a avançar na carreira. 

INCUBADORA de Auto Gestão 

 

Autogestão é a capacidade de gerir a si, as próprias tarefas e compromissos. É uma habilidade que permite ser mais autônomo e tomar decisões de forma independente. 

 

Autogestão

Definição

Gerir o tempo, as tarefas e a responsabilidade

Características

Ser eficiente, ter atenção seletiva, ser responsável

Benefícios

Ser mais autônomo, ter mais controle sobre a rotina, fazer entregas no prazo

Implicação organizacional

Valorizar a gestão horizontal, distribuir o poder de decisão entre os colaboradores

A autogestão pode ser desenvolvida por profissionais, seja funcionários ou empreendedores. Pessoas empreendedoras tendem a ter mais desenvolvida esta habilidade. 

A autogestão pode ser implementada em empresas, por exemplo, através de: 

  • Plataformas de feedback e avaliação de desempenho.
  • Capacitação e acompanhamento das equipes.
  • Descentralização das mudanças.
  • Lideranças mais analíticas e estratégicas. 

A autogestão pode ser um caminho para que as equipes amadureçam e se tornem mais preparadas para a autogestão. 

INCUBADORA Relacional 

Relacionais significa algo que está relacionado, que envolve uma relação ou que estabelece uma relação. 

 

Significado

Adjetivo

Que estabelece uma relação entre duas ou mais coisas

Verbo

Demonstrar uma relação, conexão, entre uma coisa e outra

Palavra ou elemento

Que estabelece uma relação sintática

Exemplos de uso “Relacionou a tragédia com a pobreza, “Relacionava as melhorias à informação, “Relacionei o professor com os alunos, “Relacionava-se bem no trabalho. 

Sinônimos de relacionais 

  • Enumerais.
  • Listais.
  • Alistais.
  • Arrolais.
  • Inventariais.
  • Catalogais.
  • Levantais.
  • Cadastrais.
  • Pautais.

Palavras relacionadas 

  • Relacionada.
  • Relacionar.
  • Relacionar-se.
  • Inter-relacionais.
  • Substantivos relacionais.
  • Palavras relacionais (preposição e conjunção).

Barbárie Cultural

Professores, Livros e Máquinas

Chamamos isso de educação moderna 

ESTILOS 

SER ESPECIALISTA OU GENERALISTA? 

ESG. SOCIAL  

JÁ VIROU CULTURA SOCIAL NO BRASIL 

Pobreza – Fome – Violência – Desemprego – Corrupção – Polaridade política – Falta de moradia – Péssima educação pública – Violência extrema – Violência contra mulher, pessoas idosas, crianças e jovens, maus tratos contra animais – Falta de terra – Saúde – Meio Ambiente se acabando – Falta de profissionalização – Falta de emprego e renda – Educação empreendedora – Falta do Lazer. , etc. No Brasil faltar de tudo! Inclusive alimentação, já virou uma cultura social e política em algumas cidades brasileira. O povo brasileiro virou refém de uma sociedade politica com poucas entregas sociais e sem nenhuma identidade de futuro. 

PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Política Social no Brasil é um conjunto de ações que visam promover o bem-estar da população e a coesão social. Ela abrange áreas como saúde, educação, habitação, previdência, assistência social, saneamento básico, e trabalho. 

 

Objetivos da política social

Segurança de sobrevivência

Garantir renda e condições básicas para uma vida digna

Segurança de acolhida

Garantir que ninguém seja abandonado ou desabrigado

Segurança de convívio

Combater a discriminação e o isolamento social

Igualdade

Promover a igualdade na participação dos cidadãos

Oportunidades

Criar condições para que todos tenham oportunidades equitativas

A política social brasileira tem evoluído ao longo do tempo, passando por diferentes períodos. A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, reconheceu a obrigação do Estado em prestar serviços sociais de forma universal, gratuita e pública. 

A participação social é um fundamento dos mecanismos institucionais que visam garantir a proteção social. A defesa da participação social ampliou-se a partir dos anos de 1990. 

A política social afeta a sociedade e os indivíduos, e também a economia do país. 

EMPRESA ESCOLA

Conceito de Empresa-escola é uma iniciativa de formar profissionais e conectá-los ao mercado de trabalho. 

Como Funciona?

  • A empresa-escola pode ser uma escola de formação básica e profissional. 
  • A empresa-escola pode ser um sistema educacional próprio, conectado com as empresas.  
  • A empresa-escola pode ser uma prática da educação empresarial.  

Benefícios

  • A empresa-escola pode desenvolver um clima saudável entre a instituição e a equipe.  
  • A empresa-escola pode criar uma cultura escolar.  
  • A empresa-escola pode viabilizar o desenvolvimento dos colaboradores de forma eficiente.  
  • A empresa-escola pode alinhar os colaboradores às metas e objetivos da organização.  

O conceito de Empresa-escola parte de uma iniciativa de formar profissionais e conectá-los ao mercado de trabalho. Pensando nesse conceito, o Instituto J&F atua como um Centro de Educação para os Negócios com o foco em apoiar Empresas Educadoras.

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA

NEGÓCIO SOCIAL  

Um negócio social é uma empresa que busca resolver problemas sociais e ambientais, ao mesmo tempo que gera lucro. 

 

Negócio social

Objetivo

Transformar a sociedade e o meio ambiente

Modelo de negócio

Combina estratégias de mercado com uma missão social

Medição de sucesso

Impacto social e ambiental, além de resultados financeiros

Público-alvo

Populações vulneráveis, como as de baixa renda

Exemplos

Feira Preta, GRAACC, BOOMERA

Os negócios sociais se diferenciam dos negócios tradicionais, que focam apenas no lucro. Eles podem ser uma forma de enfrentar desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a falta de acesso à educação e saúde, e a mudança climática. 

Para alcançar seus objetivos, os negócios sociais podem: 

  • Criar parcerias
  • Combater o trabalho escravo, forçado ou infantil
  • Gerenciar o impacto ambiental
  • Articular-se com as políticas públicas
  • Investir em tecnologias limpas
  • Oferecer produtos e serviços de qualidade e com preços acessíveis

O Conceito de Negócio Social ganhou força com o aumento da conscientização sobre questões sociais e ambientais. 

O QUE É NEGÓCIO SOCIAL

ONG

Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades privadas, sem fins lucrativos, que atuam para o bem da sociedade. Elas são também conhecidas como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou organizações do terceiro setor. 

 

ONGs

Objetivo

Melhorar a sociedade, promover inclusão social, defender direitos humanos

Áreas de atuação

Políticas públicas, defesa do meio ambiente, saúde, educação, direitos humanos

Como atuam

Promovem atividades através do voluntariado, campanhas de relações públicas, parcerias com empresas, convênios com o governo

Importância

Atuam onde o poder público e o setor privado não conseguem alcançar de maneira eficiente

ONGs podem ser: 

  • Pequenas ou grandes
  • Nacionais ou internacionais
  • Compostas por voluntários, profissionais especializados, ativistas

Alguns exemplos de ONGs são: 

  • Amnistia Internacional
  • Human Rights Watch
  • Greenpeace
  • AMI (Assistência Médica Internacional)
  • Banco Alimentar Contra a Fome
  • SOS Racismo

ONGs devem cumprir uma série de diretrizes legais e éticas para garantir a transparência na gestão dos recursos. 

As ONGs são entidades privadas, sem fins lucrativos, visando acrescentar ou mesmo melhorar algo em uma determinada sociedade; essas são compostas por pessoas privadas que possuem interesse público, com intuito de melhoria a algum campo da sociedade, o qual é merecedor de uma atenção especial do poder público.

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL? 

OSCIP

OSCIP é a sigla para Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. É uma qualificação jurídica que o governo federal concede a entidades privadas que atuam em áreas sociais de interesse público. 

 

OSCIP

Definição

Entidade privada sem fins lucrativos que atua em áreas de interesse público

Finalidade

Promover atividades de interesse público

Reconhecimento

Atribuído pelo Ministério da Justiça, após análise do estatuto da instituição

Benefícios

Podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada

Parcerias

Podem celebrar Termo de Parceria com o Poder Público

A Expressão OSCIP surgiu em 1998, quando o governo criou uma lei para distinguir as ONGs que buscam o benefício público. 

Para se tornar uma OSCIP, uma organização deve: 

  • Ser sem fins lucrativos. 
  • Ser constituída no Brasil. 
  • Estar em funcionamento regular. 
  • Cumprir os requisitos da Lei n.º 9.790/1999. 
  • Comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. 

Para solicitar o certificado de qualificação como OSCIP, é necessário: 

  • Acessar o sistema SEI do Ministério da Justiça. 
  • Realizar o cadastro eletrônico do representante legal da entidade. 

FILANTROPIA

Filantropia é a prática de ajudar o próximo, de forma altruísta, por meio de doações, tempo, conhecimento ou recursos. O termo vem do grego philos (amor) e anthropos (ser-humano). 

 

Filantropia

Definição

Amor à humanidade e generosidade

Objetivo

Promover o bem-estar humano e melhorar as condições sociais

Formas de atuação

Doações, voluntariado, projetos solidários

Áreas de atuação

Saúde, educação, cultura, meio ambiente, direitos humanos

Quem pratica

Pessoas, instituições, empresas, ONGs

A filantropia vai além da caridade, pois busca resolver as causas subjacentes e promover mudanças duradouras. 

No Brasil, o dia da filantropia é comemorado no dia 20 de outubro. 

Para praticar filantropia, você pode: 

  1. Definir a sua causa. 
  1. Escolher instituições idôneas que tenham afinidade com você. 
  1. Definir o seu orçamento para filantropia. 
  1. Investir em causas estratégicas. 
  1. Acompanhar as suas doações. 
  1. Apresentar o trabalho para mais pessoas. 

O QUE É FILANTROPIA?

AÇÃO SOCIAL 

Ação Social é uma ação coletiva que visa melhorar a vida das pessoas e comunidades. 

  • Pode ser uma intervenção para mudar realidades.
  • promover justiça social ou ainda criar um ambiente mais inclusivo. 
 

Ação social

Definição

Ação organizada que visa mudar realidades

Objetivo

Melhorar as condições de vida das pessoas e comunidades

Atividades

Mutirões, voluntariado, arrecadações, doações, oficinas educativas

Benefícios

Promove inclusão, solidariedade, e progresso

Quem pode realizar

Qualquer pessoa, organizações da sociedade civil (OSC’s), empresas, entidades governamentais

O Conceito de Ação Social foi desenvolvido pelo sociólogo alemão Max Weber. Para Weber, a ação social é uma conduta que tem sentido para quem a prática e para aqueles afetados. 

A ação social pode ser classificada em diferentes tipos, como: 

  • Ação social racional com relação a fins.
  • Ação social racional com relação a valores.
  • Ação social afetiva.
  • Ação social tradicional. 

Exemplos de ações sociais incluem: 

  • Educação Compartilhada
  • Celebrar a ceia de Natal.
  • Escrever cartas e bilhetes.
  • Trabalhar.
  • Estudar coletivamente.
  • Promover orações em grupo. 

O QUE É AÇÃO SOCIAL? 

MOTIVACIONAL 

Formação Social Tecnológica

MOTIVACIONAL 

EM CADA CASA E EMPRESA, UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERATIVA DIGITAL

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

TODAS AS PESSOAS DEVERIAM ASSISTIR ESSE VÍDEO 

EU, DANIEL BLACK 

Formação Social Tecnológica

Formação Profissional

Ser Humano vs Máquina

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Você Sabia?

Caderno 2 de Estudos

ESG. SOCIAL 

Salas de Aulas Digitais

Sala de Aula Virtual é um ambiente online projetado para replicar a experiência de aprendizado tradicional em um espaço digital. Por meio de uma plataforma específica, alunos e professores podem interagir em tempo real ou assincronamente, compartilhando recursos, realizando atividades e participando de discussões.

Cursos: ESG. Social

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Cursos: ESG. Amor & Não Ódio 

Amor & Não Ódio

  1. Amor & Não ódio 
  2. Família 
  3. Pátria 

Cursos: ESG. Social Brasileiro 

Social Brasileiro

  1. Social Brasileiro
  2. Sustentabilidade Social
  3. Eu Social 
  4. Documentário Social 
  5. Pobreza 
  6. Serviço Social 
  7. Racismo
  8. Ressocialização de Presos
  9. A Arte da Guerra
  10. Jovens Infratores
  11. Projeto QAP / QRV
  12. Diversidade Cultural 
  13. Inovação Social 
  14. Inclusão Social 

Cursos: ESG. Humanas 

Humanas

  1. Humanas
  2. Ser Humano
  3. Ciências Humanas 
  4. Relações Humanas
  5. Ser Humano vs Máquina
  6. Descriminação Humana
  7. Mulher
  8. LGBTQIA+
  9. Prostituição no Brasil
  10. Prostituição Infantil 
  11. Profissão Prostituta
  12. Assédio Sexual no Brasil 
  13. Violência Sexual 
  14. Povos Indígenas 

Cursos: ESG. Escravidão Nua & Crua 

Escravidão Nua & Crua

  1. Escravidão Nua & Crua
  2. Escravidão no Brasil 
  3. Navios Negreiros
  4. Crianças Escravas
  5. Sofrimento Escravo
  6. Comércio dos Escravos
  7. Tradição dos Escravos 
  8. Trabalho Escravo
  9. Homem Escravo
  10. Abolição da Escravidão no Brasil
  11. Mulheres Escravas

Cursos: ESG. Horrores da Guerra

Horrores da Guerra

  1. Horrores da Guerra
  2. Violência Contra Seres Humanos
  3. Violência Contra Criança
  4. Violência Contra Mulheres

Cursos: ESG. Esporte & Vida

Esporte & Vida

  1. Esporte & Vida
  2. Confederação Brasileira de Esportes
  3. Esporte nas Escolas 
  4. Educação Física nas Escolas
  5. Academia Faz Bem ou Mal? 
  6. Saúde e Bem-Estar

Cursos: EADs

Estude em Nossas EADs

  1. EAD Turismo
  2. EAD PCD
  3. EAD Mulher
  4. EAD Juventude
  5. EAD Gerando Renda
  6. EAD Cidades

INCUBADORA DE TECH SOCIAL vs CIDADES INTELIGENTES 

Seja Bem-Vindo(a)!

TECNOLOGIA SOCIAL

Incubadora Social é uma organização que apoia projetos sociais, oferecendo suporte técnico, financeiro e estratégico. O objetivo é estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

O que fazem as incubadoras sociais? 

  • Apoiar a criação de negócios inovadores. 
  • Gerar alto impacto social. 
  • Sustentabilidade financeira. 
  • Desenvolver projetos, produtos e serviços que contribuam para a melhoria da comunidade local. 
  • Estimular a capacidade empreendedora. 
  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Como as incubadoras sociais funcionam? 

  • Orientam na mobilização de recursos. 
  • Acompanham o progresso do projeto. 
  • Gestão eficaz de equipe e comunicação com todas as partes interessadas. 
  • Avaliam o impacto de seus projetos sociais. 
  • Identificam indicadores chave de desempenho. 
  • Realizam ajustes necessários para maximizar os resultados. 

Exemplos de incubadoras sociais: 

  • SIE – Incubadora Social da UFR.
  • Incubadora Social da UFT.
  • Incubadora Social da FEA Social. 

TECNOLOGIA SOCIAL 

CAMINHO OU DESTINO?

Significado de Destino. A palavra “destinos” é o plural de “destino” e pode ter vários significados. 

Destino

  • Um estado ou fim predeterminado.  
  • Uma sucessão de acontecimentos que constituem a vida de alguém.  
  • Um poder superior à vontade do homem que se supõe fixar de maneira irrevogável o curso dos acontecimentos.  
  • O lugar a que se dirige alguém ou alguma coisa.  
  • A aplicação, o emprego ou o uso.  
  • O fim para que se reserva alguma coisa.  
  • Uma situação que acaba por determinar a necessidade de fazer uma escolha.  
  • Uma sucessão inevitável de acontecimentos relacionada a uma possível ordem cósmica.  
  • Uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. 

Destinos (informal) Pequena porção de bebida alcoólica

Sinônimos de destino 

  • Sina.
  • Sorte.
  • Fatalidade.
  • Fado.
  • Estrela.
  • Dita.
  • Fortuna.
  • Acaso.
  • Ventura.
  • Fadário.

STORYTELLING CONTE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA – 50 POST

Storytelling. 50 Post para você estudar Gestão de Pessoas e criar sua própria história.

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos.

  • Posts.
  • Personagem.
  • Ambiente.
  • Conflito.
  • E uma mensagem – em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Storytelling é a técnica de contar histórias para envolver e conectar o público. É uma ferramenta que utiliza recursos audiovisuais e verbais para transmitir uma mensagem. 

O storytelling é uma estratégia de marketing muito eficaz, que pode ser usada para promover negócios e vender serviços. Também pode ser usado para transmitir conhecimento, valores e experiências. 

Algumas técnicas de storytelling incluem: 

  • Educação em post. 
  • Jornada do herói. 
  • A montanha. 
  • Sobreposição de narrativas. 
  • Sparklines. 
  • In media res. 
  • Convergência de ideias. 

Alguns elementos principais do storytelling são: 

  • Mensagem.
  • Ambiente.
  • Personagem.
  • Conflito. 

Para ser eficaz, o storytelling deve alinhar o objetivo da história com os desejos e necessidades da audiência. O storytelling pode ser usado em diversas áreas, como: 

  • Comunicação.
  • Educação Formal.
  • Educação Interativa. 
  • Marketing.
  • Administração.
  • Processos seletivos. 

COMO USAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO

QUE BRASIL É ESSE? 

DOCUMENTÁRIO PARTE 1. Os Senhores da Fome

DOCUMENTÁRIO PARTE 2. Os Senhores da Fome

Ócio Criativo é um conceito que defende que o tempo livre pode ser uma oportunidade para a criatividade e o desenvolvimento pessoal. 

O sociólogo italiano Domenico De Masi desenvolveu o conceito de ócio criativo no livro de mesmo nome, publicado em 2000. 

Princípios do ócio criativo 

  • Equilibrar trabalho, estudo e lazer. 
  • Extrair o máximo de cada momento. 
  • Desligar das atividades profissionais ou dos estudos para abrir portas à criatividade. 
  • Explorar novas ideias. 
  • Conectar pontos aparentemente desconexos. 
  • Resultar em soluções inovadoras. 

Atividades que estimulam o ócio criativo 

  • Quebra-cabeças. 
  • Jogos de tabuleiro. 
  • Atividades manuais. 
  • Caminhar na natureza. 
  • Desenhar. 
  • Escrever. 
  • Contemplar o ambiente ao redor. 
  • Visitar galerias de arte. 
  • Assistir a peças teatrais. 
  • Ouvir música. 

O ócio criativo pode ajudar a relaxar a mente e liberar o fluxo criativo de maneiras inesperadas. 

ÓCIO CRIATIVO 

ESG. Social

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 

Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada”.

Sete (7) Tipos de Agressão Contra a Mulher? A violência pode ser:

  • Física.
  • Psicológica.
  • Sexual.
  • Patrimonial.
  • Moral.
  • Social.
  • Política.
  • Econômica. 

Violência física 

  • Espancamento. 
  • Atirar objetos.
  • Sacudir e apertar os braços. 
  • Estrangulamento ou sufocamento. 
  • Lesões com objetos cortantes ou perfurantes. 
  • Ferimentos causados por queimaduras ou armas de fogo. 
  • Tortura.
  • Violência psicológica Abuso psicológico.
  • Violência sexual Abuso sexual.
  • Violência patrimonial Abuso financeiro e econômico.
  • Violência moral Sofrimento moral.
  • Violência social.
  • Prejudicar outra pessoa em seus relacionamentos, status social, ou auto-estima

Violência política 

  • Violência cometida por grupos políticos, organizações terroristas, milícias.
  • Violência econômica Perda patrimonial.
  • A violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece uma tipologia de violência segundo quem comete o ato violento. A Lei Maria da Penha trata especificamente da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA 

Como é a Violência Contra as Crianças?
  • Xingar.
  • Humilhar.
  • Ameaçar.
  • Praticar qualquer tipo de castigo físico.

Deixar de cuidar e desrespeitar a sexualidade de crianças e adolescentes são formas de violência, que causam impactos negativos duradouros não só na vida das vítimas, mas também de suas famílias e de toda a comunidade.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA 

VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA

A violência Contra a Pessoa Idosa é uma grave violação dos direitos humanos. Pode ser física, verbal, psicológica, patrimonial, sexual, negligente ou institucional. 

Formas de violência 

  • Física: Beliscões, empurrões, tapas, socos, queimaduras. 
  • Patrimonial: Exploração financeira, apropriação de recursos, golpes. 
  • Sexual: Obrigar a participar de atividades sexuais sem consentimento
  • Negligência: Privar de cuidados, como alimentação, medicamentos, conforto
  • Abandono: Ausência de amparo ou assistência
  • Violência institucional: Violação praticada dentro de instituições públicas ou privadas
  • Verbal: Gritar, ofender, ridicularizar, criticar constantemente, acusar, culpar
  • Psicológica: Agressão verbal ou gestual visando aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade

Como denunciar

  • Procure a Delegacia de Polícia mais próxima.  
  • Denuncie através do DISQUE 100, 24 horas por dia, sete dias por semana.  

Dia Mundial de Conscientização 15 de junho é o dia dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA

MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS

Maus-tratos contra animais é um crime no Brasil, previsto na Lei n.º 9.605/1998. A pena pode ser detenção e multa. 

São considerados maus-tratos: 

  • Manter animais em locais anti-higiênicos ou que impeçam o descanso, movimento ou respiração. 
  • Deixar animais expostos ao sol por longos períodos ou sem iluminação. 
  • Obrigar animais a trabalhos excessivos. 
  • Ferir, mutilar ou golpear animais. 
  • Não dar assistência veterinária a animais doentes ou acidentados. 
  • Não garantir alimento e água a animais. 
  • Abandonar animais. 
  • Privar animais de suas necessidades básicas. 
  • Abusar sexualmente de animais. 
  • Provocar envenenamento que cause sofrimento ou morte. 

Para denunciar maus-tratos contra animais, pode ligar para a Polícia Militar (PM) no telefone 190, para o 181 ou para qualquer delegacia de polícia. Também pode denunciar ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) através do telefone 0800 61 8080 ou do email linhaverde.sede@ibama.gov.br

GERAÇÃO Z

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010. São também conhecidos como “Gen Z” ou “Zoomers”. 

São características da Geração Z: 

  • Serem nativos digitais, ou seja, terem nascido e crescido em um mundo digitalizado. 
  • Valorizarem a sustentabilidade, a transparência e a diversidade. 
  • Serem empreendedores e adaptáveis. 
  • Serem autodirigidos, colaborativos e pragmáticos. 
  • Serem ativistas sociais e ambientais. 
  • Valorizarem a inclusão e a justiça social. 
  • Serem consumidores exigentes. 
  • Serem mais conscientes e buscarem propósito. 
  • Valorizarem a flexibilidade no ambiente de trabalho. 

A Geração Z é a sucessora da Geração Y (Millennials) e antecessora da Geração Alpha. 

A Geração Z é marcada por eventos históricos, como as crises financeiras de 2008 e 2020, a ascensão das mudanças climáticas e a pandemia de COVID-19. Essas experiências influenciaram suas opiniões sobre trabalho, consumo e sustentabilidade. 

NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM

Geração “nem-nem” é a expressão usada para se referir a jovens e adultos que não trabalham nem estudam. 

Causas da geração “nem-nem”: Desemprego, Falta de oportunidades, Gravidez precoce, Cuidar de familiares, desinteresse para trabalhar ou continuar estudando. 

Impactos da geração “nem-nem”:

  • Jovens sem habilidades para resolver problemas, tomar decisões e lidar com frustrações.  
  • Jovens sem acesso a estudo gratuito e de qualidade.  

Como lidar com a geração “nem-nem”: 

  • Incentivar e facilitar o acesso a programas de capacitação profissional. 
  • Adotar jornadas mais flexíveis. 
  • Propor políticas que incentivem a qualificação e a entrada dos jovens no mercado de trabalho. 

Origem do termo “nem-nem”: 

  • O termo “nem-nem” é uma tradução do termo em inglês “NEET” (Not in Education, Employment or Training). 
  • O termo “NEET” foi popularizado por uma publicação do Reino Unido no início dos anos 2000. 

BULLYING / CYBERBULLYING

Bullying é um termo que se refere a um comportamento agressivo, intencional e repetitivo que pode ser físico ou psicológico. É também conhecido como intimidação sistemática. 

O bullying pode ser praticado por um indivíduo ou grupo contra uma, ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir a vítima, causando dor e angústia. 

O bullying pode ocorrer em várias esferas da vida social, como: 

  • No trabalho.
  • No sistema prisional.
  • No ambiente militar.
  • Nas relações familiares.
  • No ambiente esportivo. 

O bullying pode ser verbal, como: 

  • Insultar. 
  • Ofender. 
  • Xingar. 
  • Fazer gozações. 
  • Colocar apelidos.  pejorativos. 
  • Fazer piadas ofensivas. 

O bullying é um crime e um problema de direitos humanos. A vítima pode ter direito à indenização por danos morais ou materiais. 

Se você está sofrendo bullying, não fique calado. Conte aos seus pais, amigos e professores, busque ajuda o mais rápido possível. 

BULLYING / CYBERBULLYING É CRIME!

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a prática de agressão virtual, ou seja, de intimidação sistemática por meio de tecnologias digitais. Pode ocorrer em redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas de jogos e celulares. 

O cyberbullying pode manifestar-se de várias formas, como: 

  • Divulgação de imagens, vídeos ou mensagens ofensivas. 
  • Compartilhamento de fotos constrangedoras. 
  • Disseminação de mentiras para humilhar alguém. 
  • Envio de mensagens ameaçadoras ou humilhantes. 
  • Montagens constrangedoras. 
  • Divulgação de fotos íntimas. 
  • Utilização de figurinhas em aplicativos de trocas de mensagem com o rosto da pessoa. 

O cyberbullying pode ter efeitos devastadores na vida das vítimas, podendo durar até à idade adulta. 

Algumas consequências do cyberbullying: 

  • Depressão. 
  • Transtornos de ansiedade. 
  • Dificuldade em adaptar-se à escola. 
  • Desconfiança de outras pessoas. 
  • Isolamento social. 
  • Desânimo constante. 
  • Irritabilidade. 

Para identificar se uma criança ou um adolescente está sendo vítima de cyberbullying, é importante estar atento a sinais de alerta, como os mencionados. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

Educação Social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio da educação. Ela atua em comunidades, grupos e indivíduos que enfrentam vulnerabilidade, exclusão social, dificuldades de integração ou outras questões sociais complexas. 

A educação social é uma pedagogia dos direitos, que se volta para os fenômenos sociais. Ela constrói coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade. 

O educador social atua em diversos contextos, como: Escolas, Centros comunitários, Instituições de acolhimento, Prisões, Centros de reabilitação. 

EDUCAÇÃO SOCIAL  

SOCIAL

Sociabilidade Humana é a capacidade de uma pessoa ou grupo interagir com outras pessoas, estabelecendo relações sociais. É uma característica natural humana, que se desenvolve desde a infância. 

Características da sociabilidade 

  • Estar confortável em companhia de outras pessoas. 
  • Atender as pessoas com facilidade. 
  • Socializar livremente. 
  • Participar de atividades sociais e comunitárias. 
  • Estabelecer e manter relações sociais, como amizades, parcerias e colaborações. 

Importância da sociabilidade 

  • O contato social diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade. 
  • É capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares. 
  • Mantém os níveis de estresse sob controle e melhora a saúde mental. 

Sociabilidade na Sociologia

  • Na sociologia, o conceito de sociabilidade é discutido em relação à vida social nas cidades.  
  • A sociabilidade é uma característica ou particularidade do que é sociável.  
  • A sociabilidade é um instinto ou habilidade social. 

Curso: Social

IPS. ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL 

Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de uma região. Ele permite avaliar a qualidade de vida da população e identificar necessidades básicas não atendidas. 

Como é calculado? O IPS é baseado em indicadores selecionados em três dimensões: 

  1. Necessidades Humanas Básicas.
  2. Fundamentos do Bem-Estar.
  3. Oportunidades.

O IPS é uma ferramenta de gestão territorial que usa dados públicos.  

O IPS permite comparar municípios, estados e regiões.  

Para que serve? O IPS pode ser usado para:

  • Definir políticas públicas com base nas demandas de cada região.
  • Identificar as diferenças entre os territórios.
  • Corrigir o rumo das políticas públicas.
  • Identificar se as pessoas têm o que precisam para prosperar.

Alguns indicadores do IPS: 

  • Mortalidade infantil. 
  • Baixo peso ao nascer. 
  • Mortalidade materna. 
  • Internações infantis por crise respiratória aguda. 
  • Acesso à água canalizada. 
  • Acesso a esgotamento sanitário. 
  • Acesso a banheiro. 
  • Acesso à energia elétrica. 

IPS É O FUTURO DA NAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURA SOCIAL DO IPS.

ÍNDICADORES DO IPS

IPS BRASIL 2024 

IDH. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 

IDH é a sigla para Índice de Deenvolvimento Humano, um indicador socioeconômico criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq no ano de 1990 para avaliar o grau de desenvolvimento de determinada população com base em critérios de renda (padrão de vida), educação e saúde (qualidade de vida).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mede o progresso de um país em termos de renda, educação e saúde. É calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e divulgado anualmente. 

O IDH varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento do país. 

Como é calculado o IDH? 

  • São estabelecidos os valores máximo e mínimo para cada parâmetro. 
  • Calcula-se o quociente entre os valores máximo e mínimo para cada indicador. 
  • Faz-se a média entre os quocientes de cada indicador. 

Categorias de IDH Baixo:

  • Médio: 0 a 0,554. 
  • Alto: 0,555 a 0,699. 
  • Muito Alto: 0,700 a 0,799. 
  • Altíssimo: 0,800 a 1. 

Importância do IDH. O IDH é um critério de referência para mensurar o desenvolvimento humano e as desigualdades entre as regiões. Ele permite aos governos compreender melhor suas opções de crescimento e às ajudas internacionais serem concedidas com critério. 

IDH. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 

DESIGUALDADE SOCIAL  NO BRASIL

Desigualdade Social no Brasil. O Brasil é um país com alta desigualdade social, onde o 1% mais rico da população detém a maioria da renda. A desigualdade social é um problema que tem raízes históricas, como a escravidão e a colonização. 

Causas da desigualdade social no Brasil: 

  • Concentração de renda. 
  • Falta de acesso à educação.
  • Baixos salários. 
  • Concentração de terra. 
  • Discriminação de gênero. 
  • Racismo estrutural. 
  • Alta tributação de impostos. 
  • Desequilíbrio da estrutura social. 
  • Corrupção e falta de transparência na gestão pública. 

Desigualdade social no Brasil: consequências Déficit habitacional, Insegurança alimentar, Falta de saneamento básico, Favelização, Aumento da pobreza. 

Desigualdade social no Brasil: iniciativas de combate

  • Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.  
  • Políticas públicas que visam universalizar a educação, saúde e assistência social. Apesar dos avanços, a desigualdade social no Brasil ainda é enorme. O país ainda enfrenta desafios e dívidas pendentes para reduzir as desigualdades. 

 

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Desigualdade Social no Brasil. O Brasil é um país com alta desigualdade social, onde o 1% mais rico da população detém a maioria da renda. A desigualdade social é um problema que tem raízes históricas, como a escravidão e a colonização. 

Causas da desigualdade social no Brasil: 

  • Concentração de renda. 
  • Falta de acesso à educação.
  • Baixos salários. 
  • Concentração de terra. 
  • Discriminação de gênero. 
  • Racismo estrutural. 
  • Alta tributação de impostos. 
  • Desequilíbrio da estrutura social. 
  • Corrupção e falta de transparência na gestão pública. 

Desigualdade social no Brasil: consequências Déficit habitacional, Insegurança alimentar, Falta de saneamento básico, Favelização, Aumento da pobreza. 

Desigualdade social no Brasil: iniciativas de combate

  • Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.  
  • Políticas públicas que visam universalizar a educação, saúde e assistência social. Apesar dos avanços, a desigualdade social no Brasil ainda é enorme. O país ainda enfrenta desafios e dívidas pendentes para reduzir as desigualdades. 

 

DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

POBREZA NO BRASIL

Pobreza no Brasil. Em 2023, a pobreza no Brasil atingiu o menor patamar desde 2012, conforme o IBGE. 

Dados sobre a pobreza em 2023

  • A taxa de pobreza caiu de 31,6% para 27,4% 
  • 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza.  
  • O número de pessoas em situação de pobreza passou de 67,7 milhões para 59 milhões.  

Desigualdades regionais

  • A pobreza é maior no Nordeste, com 47,2% da população em 2023.  
  • A taxa de extrema pobreza no Nordeste é de 9,1% em 2023.  
  • As regiões Norte e Nordeste têm as maiores proporções de pessoas pobres e extremamente pobres. 

Desigualdades de gênero e cor 

  • A pobreza atinge 28,4% das mulheres, enquanto a proporção entre os homens é de 26,3%. 
  • As pessoas pretas e pardas são as mais atingidas pela pobreza. 

Desigualdades de idade 

  • Entre as crianças com até 14 anos, 44,8% eram pobres em 2023. 
  • Entre as pessoas com 60 anos ou mais, 11,3% viviam em situação de pobreza em 2023. 

Programas sociais. O Bolsa Família é um dos programas sociais que ajuda a reduzir a pobreza. 

 

POBREZA NO BRASIL

FPM. FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 

O QUE É FPM

MAPA DA FORME NO BRASIL

1. Posição do Brasil no ranking da fome? No ano de 2023, a FAO divulgou uma pesquisa no dia 12 de julho, alegando que 21,1 milhões de pessoas se encontravam nesta condição. Segundo Dados do IBGE, 30% dos alimentos acabam sendo jogados fora. Também conforme o IBGE, o Brasil está em décimo lugar no Ranking de Países que mais desperdiçam comida no mundo.
 
2. O que o IBGE fala sobre a fome no Brasil? O cenário de insegurança alimentar grave foi mais expressivo nas áreas rurais do país. A proporção de domicílios particulares em insegurança alimentar moderada ou grave nessas regiões foi de 12,7%, contra 8,9% nas áreas urbanas. Ainda assim, o percentual nas áreas rurais foi o menor desde a PNAD 2004 (23,6%).
 
3. O Brasil saiu do Mapa da Fome? O Brasil está saindo do Mapa da Fome, segundo o ministro Wellington Dias, e deve sair definitivamente em 2025. O país saiu do Mapa da Fome em 2014, mas voltou entre 2019 e 2022. 
 

REALIDADE DA FOME NO BRASIL

FALTA DE MORADIA NO BRASIL

Falta de Moradia no Brasil. O Brasil tem um déficit habitacional de 6,2 milhões de domicílios, o que corresponde a 8,3% do total de habitações ocupadas no país, segundo a Fundação João Pinheiro (FJP) em 2024. Esse número representa um aumento de 4,2% em relação a 2019. 

Regiões Afetadas

  • O déficit habitacional está concentrado nas regiões Sudeste e Nordeste. 
  • O alto valor do aluguel é responsável por mais da metade do déficit habitacional. 

Consequências

  • A falta de moradia digna impacta diretamente na saúde da população. 
  • A falta de planejamento diante da expansão acelerada das cidades provocou uma ocupação caótica do espaço urbano. 
  • Surgiram assentamentos irregulares, como os loteamentos clandestinos às margens de mananciais ou em morros, que deram origem às favelas. 

Como ajudar? 

  • Acesso à moradia digna. 
  • Acesso à água, saneamento e higiene. 
  • Campanha Despejo Zero. 
  • Articulação e Trabalho em Rede. 

FALTA DE MORADIA NO BRASIL

MORADORES DE RUA NO BRASIL

Moradores de Rua no Brasil em 2024. Em dezembro de 2024, o número de pessoas em situação de rua no Brasil era de 327.925, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Esse número é 14 vezes maior do que o registrado em 2014.

A distribuição regional das pessoas em situação de rua no Brasil é a seguinte:

  • Região Sudeste: 63% da população, com 204.714 pessoas. 
  • Nordeste: 14% da população, com 47.419 pessoas. 
  • São Paulo: 43% da população em situação de rua no país. 
  • Rio de Janeiro: 30.801 pessoas. 
  • Minas Gerais: 30.244 pessoas.

O Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua divulgou esses dados. O aumento alarmante do número de pessoas em situação de rua no Brasil exige uma ação urgente por parte das autoridades. 

INVISÍVEIS

SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO(A)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social.  
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga.
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde. 

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

PROJETO AVANÇA BRASIL

Avança Brasil foi um programa federal de infraestrutura do governo Cardoso, que pretendia modernizar o país. O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento. 

Características do Programa

  • O programa envolvia vários projetos em áreas como economia, política e sociedade.  
  • O objetivo era modernizar o país.  
  • Os investimentos em infraestrutura eram considerados fundamentais para a expansão da economia.  
  • O programa tinha um orçamento estimado de US$ 43 bilhões.  
  • O programa foi planejado para ser implementado de 2000 a 2020.  

Impactos ambientais 

  • O programa gerou impactos ambientais, como o desmatamento e a perda de oportunidades de uso sustentável da floresta. 
  • O sistema de avaliação de impacto ambiental no Brasil não era capaz de atender ao desafio apresentado pelo Avança Brasil. 

Substituição do programa . O programa foi substituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento sob os governos Lula da Silva e Rousseff. 

Tecnologias Que Mudam Vidas

O QUE FAZEMOS NA VIDA ECOA NA ETERNIDADE

“O que fazemos na vida, ecoa na eternidade” é uma frase do filme Gladiador. Ela significa que as nossas escolhas, ações e esforços deixam marcas que vão além do tempo. 

A frase pode ser interpretada de várias formas, como:

  • As nossas ações inspiram e transformam as pessoas. 
  • As nossas escolhas são pedras preciosas que lançamos no mar da eternidade. 
  • As nossas atitudes são como gotas que definem o rumo da nossa jornada. 
  • As nossas ações têm um impacto eterno na nossa família, profissão ou sociedade. 
  • As nossas ações moldam a nossa história e a de muitas outras pessoas. 

A frase pode ser usada para motivar as pessoas a: 

  • Perseverar apesar das críticas.
  • Acreditar em si.
  • Construir um legado que ecoará na eternidade.
  • Deixar um rastro positivo no mundo.
  • Transformar o hoje e inspirar o amanhã. 

MOTIVACIONAL 

VEM COMIGO!

PARCERIA QUE DEU CERTO  

QUAL É A SUA GERAÇÃO? 

Gerações de Pessoas. São grupos de indivíduos que nasceram e viveram no mesmo período histórico. São influenciados por acontecimentos comuns e compartilham valores semelhantes. 

Características das gerações

  • Cada geração tem características próprias, como forma de pensar, agir, aprender e se comportar.  
  • As gerações são moldadas pelo contexto histórico, como os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. 
  • As gerações podem ajudar a entender as mudanças de valores, visões de mundo e comportamentos.  

Algumas gerações 

  • Geração Lost (nascidos no final do século XIX). 
  • Geração Greatest (viveram a Grande Depressão e lutaram na Segunda Guerra Mundial). 
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964). 
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980).
  • Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996). 
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010). 
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2010). 

A definição de cada geração pode variar conforme a fonte e os estudos. 

APRENDIZAGEM COM IMAGENS (POST)

Ensinar com imagens (post) na Educação é uma estratégia de ensino que pode ajudar a motivar e dinamizar o aprendizado. As imagens podem ser usadas para despertar a atenção dos alunos, facilitar a memorização de conteúdos e contribuir para a formação de conceitos. 

Vantagens do uso de imagens (Post) no Processo Educativo 

  • Podem ajudar a compreender e organizar ideias. 
  • Podem ser uma forma de motivar os alunos, 
  • Podem contribuir para o desenvolvimento criativo. 
  • Podem ajudar a educar o olhar dos estudantes.
  • Podem ajudar a democratizar os meios de comunicação.
  • Podem ajudar a interpretar o mundo a sua volta. 
  • Podem ajudar a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade. 

Como usar imagens (post) no Processo Educativo

  • Podem ser usadas para abordar temas complexos. 
  • Podem ser usadas para estimular a criatividade e a conexão entre letras e palavras. 
  • Podem ser usadas para desenvolver a alfabetização visual. 
  • Podem ser usadas para mediar a aprendizagem. 
  • Podem ser usadas para construir, ler e interpretar ideias. 

MIDSET DE CRESCIMENTO 

O Mindset de Crescimento é o termo utilizado para associar a mentalidade positiva de quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. O indivíduo com essa mentalidade é capaz de enxergar os desafios e as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Pessoas Desaparecidas

Ajude a Encontrar 

De acordo com a Lei Federal nº 13.812/2019, pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas”.

Vamos Começar Uma Nova História?

INCUBADORA SOCIAL

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER 

NA CIDADE OU NA ROÇA ESTAREMOS LÁ!

APRESENTAÇÃO PROJETO EDUCATEC 

POR TODA UMA VIDA

Consciência Negra é um conceito que valoriza a cultura e a luta dos negros, que reconhece que a negritude é parte integrante da sociedade brasileira. 

Origem 

  • A ideia de Consciência Negra surgiu a partir dos movimentos sociais que lutavam contra o racismo e pela igualdade racial.
  • O termo ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, com o Movimento Negro Unido (MNU).

Símbolo 

  • O punho cerrado é um símbolo de solidariedade e apoio a causas relacionadas a conflitos sociais como o racismo.

Dia da Consciência Negra

  • O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 
  • A data é um dia de luta pela igualdade racial e para lembrar e combater o racismo no país. 

Importância 

  • A data coloca em evidência problemas estruturais da sociedade, muitos deles interligados com o racismo.
  • A reflexão proporcionada por essa data permite que muitas pessoas possam enxergar o problema do racismo na sociedade.

CONSCIÊNCIA NEGRA

CONHEÇA O CAPS DA SUA CIDADE

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de saúde mental que tratam e reintegram socialmente pessoas com problemas psiquiátricos. 

Função

  • Acolher pessoas com sofrimento mental grave, incluindo transtornos mentais e uso de álcool e drogas.  
  • Oferecer tratamento e reinserção social. 
  • Manter os pacientes próximos de suas famílias e comunidades.  
  • Ajudar os pacientes a recuperar a saúde mental e a integrar-se com a família e a comunidade.  

Modalidades CAPS.

  • Infantojuvenis e Adultos.
  • CAPS III.
  • CAPS IV.
  • CAPS Álcool e Droga
  • (CAPS AD). 

Atendimento

  • Funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio.  
  • O atendimento é interdisciplinar e inclui atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.  

Equipe 

  • Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. 

Origem

  • Surgiram no Brasil, no cenário de luta por justiça e redemocratização social na segunda metade do século XX.  
  • Foram formalizados em 19 de fevereiro de 2002, por meio da Portaria n.º 336 do Ministério da Saúde.  

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SABER CIENTÍFICO / SABER PEDAGÓGICO

Saber Científico é um tipo de conhecimento que se baseia em observações, estudos e experimentos sistemáticos. Ele é racional, exato, claro, verificável e passível de teste. 

Saberes Pedagógicos são conhecimentos e teorias que orientam a prática docente. Eles são produzidos a partir das ciências da educação e são fundamentais para a formação profissional do professor. 

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