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Aqui! Começa Uma Nova História

Metodologias Ativas na Educação

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Palavras Que Transformam Vidas: Aprendizado e Adaptação

Pensamento Computacional

O pensamento computacional é uma habilidade que permite resolver problemas de forma eficiente, utilizando conceitos da Ciência da Computação. É uma estratégia que envolve a decomposição de problemas em partes menores, a identificação de padrões, a abstração de informações e a criação de algoritmos. 

O pensamento computacional pode ser desenvolvido desde a infância e não precisa estar associado ao ensino de programação de computadores. É uma competência que pode ser valorizada no cenário profissional, contribuindo para a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento pessoal. 

Projeto Educatec vs Pensamento Computacional

PENSAMENTO COMPUTACIONAL 

Trabalhar Onde?

TRABALHOS COM POTENCIAL DE CRESCIMENTO 

Ensino Superior e Seus Desafios

A Qualidade da Universidade e Faculdade no Brasil 

Cidades Inteligentes

Objetivo Estratégico. Integrar a transformação digital nas políticas, programas e ações de desenvolvimento urbano sustentável, respeitando as diversidades e considerado as desigualdades presentes nas cidades brasileiras. 

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Projeto Educatec

Cidades Inteligentes. Educação Interativa Digital 

Gestão do Conhecimento

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Inteligência Empresarial 

Produtividade

** Ação Social Tradicional – Ação Social Afetiva – Ação Social Com Relação a Valores – Ação Social Com Relação a Fins. 

Mapa Mental

Intelectual Orgânico

Projeto Educatec. Nunca Foi Sorte – Sempre Foi Esforço e Dedicação Pela Educação Interativa 

É obrigação do poder público patrocinar através da educação. “Intelectualidade Orgânica”. 

Intelectual Orgânico é um conceito criado pelo filósofo marxista italiano Antonio Gramsci (1891-1937) para designar um tipo de intelectual que representa os interesses de uma classe social: 

  • Atua para criar uma consciência que corresponda aos interesses da classe que representa 
  • Organiza a cultura com base na realidade e no contexto ao qual pertence 
  • Mantém-se ligado à sua classe social de origem e atua como seu porta-voz 

Gramsci definiu duas categorias de intelectuais: o orgânico e o tradicional. O intelectual tradicional atua segundo os critérios da abstração e da teleologia, pensando no futuro como uma possibilidade utópica. 

Para Gramsci, o intelectual deve sentir as paixões elementares do povo, compreendê-las e explicá-las. O intelectual deve ter uma conexão sentimental com o povo – nação, pois sem ela as relações se tornam puramente burocráticas e formais. 

Projeto Educatec e a Equidade na Educação Interativa Digital

Equidade na Educação é um conceito que visa garantir que a educação de todos os estudantes seja considerada de igual importância e que as necessidades de cada um sejam atendidas. 

A equidade na educação busca:

  • Reconhecer que cada estudante é único e tem formas diferentes de aprender.
  • Proporcionar experiências diferentes para cada aluno, conforme as suas necessidades.
  • Respeitar os limites e o tempo de cada aluno.
  • Criar um ambiente justo para todos.  

A equidade na educação é diferente da igualdade, que consiste em tratar as pessoas como iguais, independentemente das suas diferenças. A equidade, por outro lado, consiste em tratar de forma diferente aqueles que não se encontram em situação de igualdade. 

Algumas formas de promover a equidade na educação são: reconhecer que a aprendizagem profissional é essencial, garantir tempo para planejamento e colaboração, revisão do currículo, envolver todos na conversa.

Segundo a Unesco (2019), a equidade educacional pressupõe a preocupação com a justiça ou com processos justos, de modo que a educação de todas(os) as(os) estudantes seja considerada como de igual importância.

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PNE. Plano Nacional da Educação

A Escola e a Educação Para o Mundo

PASSO 1

PASSO 2

PASSO 3

PASSO 4

Por que Devemos Desenvolver e Treinar Pessoas?

Objetivo do Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas é reduzir os gaps existentes nos profissionais da organização e fazer com que possa ser extraído o melhor do potencial de cada um. O intuito é obter um alto padrão de qualidade na equipe, com uma maior produtividade e resultados mais eficientes.

Vamos Aprender a Fazer um Currículo?

Currículo é um documento que resume a vida profissional de uma pessoa, sendo apresentado em processos de seleção de emprego. É muito comum você ver diversos tipos de profissionais, em todos os níveis, apresentando seus currículos de forma vergonhosa. Erros de português, sem estrutura técnica e qualidade de apresentação. Existem duas formas para você fazer seu currículo. 1 Modelo tradicional ou padrão – 2. Modelo digital. Saber elaborar um currículo de forma correta é fundamental. Ele pode abrir e/ou fechar uma porta de emprego. Você sabia que, de cada 10 executivos, apenas 1 sabe elaborar um currículo bem feito? Não se esqueça! Você tem 40 segundos para convencer uma pessoa a seguir em frente na leitura de seu currículo. 

Os Brasileiros e Suas Cidadanias

Cidadania Civil é a garantia de direitos relacionados à liberdade, sendo um dos tipos de cidadania, juntamente com a cidadania política e a cidadania social.

Cidadania Digital é o conjunto de direitos, responsabilidades e comportamentos que os cidadãos devem ter ao interagir com a internet e outras ferramentas digitais. 

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Terra Brasilis

Terra brasilis. É o termo utilizado para denominar o Brasil antes da chegada dos europeus, a terra dos índios. A expressão “terra brasilis” já aparecia em mapas dos séculos XVI e XVII, como, por exemplo, o mapa feito por Pedro Reinel e Lopo Homem em 1519. Infelizmente no século XXI ano 2024 ainda podemos chamar o Brasil de terra brasilis. O que é o IDH? O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida que avalia o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de um país, considerando três dimensões básicas: renda, educação e saúde. O IDH é calculado comparando indicadores como alfabetização, esperança de vida, natalidade e outros. Em 2022, o IDH do Brasil cresceu de 0,756 para 0,760, mas o país caiu duas posições no ranking da ONU.

Eras Organizacionais

Podcast - Salas de Aulas do Futuro

Um podcast é uma série de episódios de áudio ou vídeo que podem ser ouvidos online ou baixados para ouvir offline: 

O termo podcast é uma junção das palavras “iPod”, dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e “broadcast”, palavra em inglês que significa “transmissão”. O conceito foi criado pelo ex-VJ da MTV Adam Curry e pelo desenvolvedor de softwares Dave Winner.O podcast surgiu em 2004 a partir da junção de duas tecnologias: o MP3 e o RSS. O MP3 é a distribuição de arquivos sonoros pela internet, e o RSS é um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet. 

Diagrama da Técnica CHA

Educação & Suas Metodologias

Negócios Sociais

Negócios Sociais. “Os negócios sociais criam produtos e serviços para que segmentos como comunidades de baixa renda, pessoas excluídas socialmente (como drogados, ex-prisioneiros, prostitutas) e até segmentos que não são excluídos, mas não são amparados, como as pessoas com deficiência que não conseguem emprego, superem sua vulnerabilidade”. 

Processo de Construção do Ser Humano

O Processo de construção do ser humano. Parte da lógica de que somos seres inteligentes. 

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Transformando Saberes

Classe Social no Brasil

Classe Social. Classe social é um grupo em uma sociedade que se diferencia de outros em decorrência de características econômicas, políticas ou culturais.
 

Fazer Faculdade Ainda Vale a Pena?

Sim ou Não 

Conceito de Faculdade. A faculdade é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão. É um ambiente acadêmico onde os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em uma área específica de estudo e se preparar para uma carreira profissional.
Conceito de Universidade. Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica. As universidades oferecem atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas diversas áreas do saber.

Pedagogia das competências é uma abordagem educacional que visa estimular a combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os alunos possam resolver problemas e tarefas complexas.

Pedagogia sociotécnica é uma abordagem que considera a relação entre os aspectos sociais e técnicos de um ambiente de formação, como uma escola. A análise sociotécnica pode incluir a concepção dos recursos, os instrumentos técnicos, e os processos de aprendizagem dos estudantes para a vida social, familiar, politica e trabalho.

É o Fim das Faculdades e Universidades no Brasil? 

Por Que Educatec?

Enfoque da BNCC. Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. (Brasil, 2017, p. 13)
[…]
“No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. (Brasil, 2017, p. 14)

Cidadania Digital

Cidadania Digital é o conjunto de direitos, responsabilidades e comportamentos que os cidadãos devem ter para utilizar as tecnologias de forma ética e responsável. 

Economia Dominante

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver. Exemplos. Se você vive de pró-labore, você não é proletariado. Se você ganhar salário, você é proletariado. 

Reflexão. 1:40 Minutos Com Deus

O conceito de fé é a crença em algo ou alguém, mesmo sem evidências que comprovem a veracidade da ideia. A fé é como cada pessoa enxerga a verdade.
 
A palavra fé vem do latim fide. No âmbito religioso, a fé pode ser:
  • A crença em determinados princípios ou ideias religiosas.
  • Um sentimento de lealdade a um culto, que implica aceitar as regras, dogmas e pontos de vista da religião.
  • Uma virtude teológica.  
Na Bíblia, a fé é um princípio de ação e poder que se manifesta quando se trabalha para alcançar uma meta ou se espera algo que ainda não se pode ver. A fé pode também significar: Fidelidade, Prova, Testemunho autêntico dado por oficial de justiça. 

Economia Política

A Economia Política é a ciência que estuda a relação entre a economia e a política, analisando como as instituições políticas e o sistema econômico interagem.

O Que é Salário e Remuneração

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O Futuro Exige !

Enfoque da BNCC indica: que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” considerando a constituição de:  conhecimentos, habilidades, atitudes e valores e, sobretudo, do que devem “saber fazer” considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. (Brasil, 2017, p. 13). “No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. (Brasil, 2017, p. 14). 

Bases Pedagogicas do Projeto Educatec

Philippe Perrenoud 

Philippe Perrenoud (2 de junho de 1944) é um sociólogo suíço que é uma referência essencial para os educadores em virtude de suas ideias pioneiras sobre a profissionalização de professores e a avaliação de alunos. 

As 10 Novas Competências Para Ensinar. 

  1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem; 
  2. Administrar a progressão das aprendizagens;
  3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação;
  4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
  5. Trabalhar em equipe;
  6. Participar da administração escolar;
  7. Informar e envolver os pais;
  8. Utilizar novas tecnologias;
  9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
  10. Administrar a própria formação. 

BNCC. Base Nacional Comum Currícular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver na Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio:

  • Garante o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
  • Define as competências e habilidades que os estudantes devem adquirir.
  • Estabelece as diretrizes que determinam o que os estudantes devem aprender em cada etapa da Educação Básica.
  • Reduz as desigualdades educacionais existentes no Brasil.
  • Eleva a qualidade do ensino 
A BNCC é um documento fundamental que define os rumos do ensino no país. Ela serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. 
 
A BNCC foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em três versões:
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental: 20 de dezembro de 2017
  • Ensino Médio: 14 de dezembro de 2018 
    A BNCC orienta não apenas na construção dos currículos, mas também na: elaboração e revisão das propostas pedagógicas, políticas para formação de professores, Materiais didáticos, Avaliações.
As 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são:
 
  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania. 

Educação Para Todos os Gêneros

Conheça a estrutura técnica da “Educação Para Todos os Gêneros”. Clique no Botão a Baixo. 

Ecossistema de Inovação Social

Ecossistema de Inovação Social é um ambiente que promove a colaboração entre diferentes entidades para criar, desenvolver e difundir novas ideias, tecnologias e modelos de negócio. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento social e econômico da sociedade de forma sustentável.

Do Iapoque ao Chuí

Educatec News

Educação Com Qualidade Tem!

Uma educação de qualidade é aquela que proporciona aos alunos as ferramentas necessárias para se desenvolverem e se tornarem cidadãos críticos, engajados e criativos. Para isso, ela deve ser: 

  • Acessível, equitativa e inclusiva: De modo que todos os estudantes tenham acesso à educação. 
     
  • Contextualizada e relevante: Utilizando materiais didáticos que atendam às necessidades dos alunos, considerando o contexto cultural e linguístico.
     
  • Holística: Promovendo o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicossocial dos alunos. 
     
  • Baseada em práticas pedagógicas inovadoras: Valorizando o protagonismo estudantil e a parceria escola-família. 
     
  • Multidisciplinar: Oferecendo programas de desenvolvimento que acompanhem o aluno de forma mais profunda, para que ele possa resolver dúvidas e problemas. 
     
  • Segura e não violenta: Construindo ambientes de aprendizagem que sejam inclusivos e eficazes para todos. 
     
    A educação de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. De acordo com esta perspectiva, a ‘educação de qualidade‘ consiste na formação certificada que oferece as ferramentas mais eficientes para adquirir os conhecimentos, as atitudes e os valores exigidos pelo sistema econômico, pelo regime político e pela convivência social numa determinada sociedade.

Saúde Mental. Responsabilidade das Empresas

Lei Determina Que Empresas Cuidem da Saúde Mental dos Seus Funcionários. NR.1 do MTB. 

Decisão tomada durante reunião com integrantes do governo, sindicatos de trabalhadores e confederações de empregadores alterou detalhes da Norma Regulamentadora n.º 1. Entenda – Clique no Link. A Partir de maio de 2025 começa a valer a lei. 

Sala de Aula 1. CFST

Centro de Formação Social Tecnológico 

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Estrutura de Aprendizagem

O Certo e o Errado das Reformas Educativas

O currículo prescrito inclui os documentos oficiais que orientam a política educacional, ao nível macro, e as propostas pedagógicas, elaboradas por meio de documentos tomados como diretrizes para o planejamento do trabalho pedagógico realizado na esfera local. Como exemplos de currículo prescrito, podemos citar os documentos produzidos por agências de abrangência nacional, além das normatizações produzidas pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação, pelos conselhos estaduais e municipais de educação, assim como as propostas pedagógicas elaboradas de forma sistemática pelas instituições de ensino. Tais documentos, por suprirem a necessidade de orientar as diretrizes do processo educacional, incluem um projeto de formação humana e um projeto de sociedade que nem sempre reflete a realidade local e/ou do país. 

Em Cada Casa e Empresa

A Alfabetização Digital

É Essencial Para o Mercado de Trabalho

O Futuro das Profissões

E o Mercado de Trabalho do Século XXI

CAPS

Conheça o CAPS da Sua Cidade

Inteligência Humana

Spacex e Seus Foguetes

A Importância da Educação & Cultura

Um homem ou mulher sem educação e sem cultura se torna um ser humano sem identidade social. 

Foto. Exposição Ancestral. FAAP 2024. 

A Educação é Transmissora da Cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.

Falências

Falência. É geralmente interpretada no meio empresarial como falta de dinheiro para honrar seus compromissos. Porém, engana-se quem acha que existe só esse conceito. Comprovadamente, no mundo, todas as empresas, igrejas, serviço público, escolas, faculdades e universidades, residências, etc. Sem exceção, têm entre seus colaboradores e departamentos uma ou mais pessoas falidas nesses três conceitos. Comportamental – Técnico – Financeiro. 

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Tendências & Costumes

Principais Causas do Fracasso Escolar no Brasil. Na opinião dos professores, o que nos chamou muita a atenção foi que 77 % deles concordam que os fatores que mais contribuem para o fracasso escolar sejam: indisciplina; desinteresse do aluno e falta de acompanhamento familiar, ou seja, esses fatores realmente contribuem para o fracasso.

Não Evoluímos Sem Visão Sistêmica

Visão sistêmica? A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam. Para entender melhor o conceito, imagine, por exemplo, uma grande empresa. Podemos dizer também que visão sistêmica é a capacidade de enxergar e entender situações em sua forma completa, o que possibilita a adequação da tomada de decisões para que a empresa chegue aos resultados planejados.

Visão Sistêmica 

Meu Deus! Cadê meu celular? 

Conceito Sobre Sociedade Conectada. A menor cidade do Brasil em população é Serra da Saudade–MG e a maior cidade é São Paulo–SP.

O que essas duas cidades têm em comum? Uma população conectada à rede mundial de computadores (Internet). Da criança ao idoso, todos buscam: imagens, vídeos e textos. O levantamento revela que 159 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil em 2024, representando 84% da população. A TIC Domicílios também inclui o “indicador ampliado,” que considera pessoas que, embora não tenham declarado uso da internet recentemente, utilizam aplicativos que exigem conexão. A IDC prevê que 1,23 bilhão de smartphones serão vendidos em 2024, o que representa um crescimento de 12% no primeiro trimestre e 9% no segundo trimestre. No Brasil, o número de smartphones é maior do que o número de pessoas. Em maio de 2024, a FGV estimou que o país tinha cerca de 1,2 smartphone para cada habitante, totalizando 258 milhões de aparelhos em uso. 

O Que é Uma Cidade Conectada? 

Geração de Pessoas

A Sociedade do Século XXI

Geração de Pessoas Conectadas 

Conceito a Sociedade do Século XXI. As classes sociais no Brasil têm uma coisa em comum: “uso da internet”. Atualmente, ricos e pobres buscam a rede de computadores para se manterem conectados em diversos temas. Selecionamos alguns temas que são muito pesquisados e visualizados entre as pessoas. Levamos em consideração pesquisas realizadas nas redes sociais e/ou vídeos.  assistidos. 

Geração de Pessoas Conectadas. Veja abaixo uma lista com exemplos de buscar em sites especializados e redes sociais. 

  • Smartphones;
  • Smart TV;
  • Energias Renováveis;
  • Veículos Elétricos e Híbridos;
  • Produtos Saudáveis;
  • Direito do Trabalho;
  • Pedagogia;
  • Pedagogia Social;
  • Trabalho Escravo;
  • Advocacia;
  • Emprego; 
  • Internet 5G;
  • Mobilidade Rápida
  • Transporte Público;
  • Uber;
  • Aplicativos de Mobilidade;
  • Marketing Digital;
  • Política Pública;
  • Esporte;
  • Turismo;
  • Viagens;
  • Hotéis;
  • Corrupção;
  • Streaming;
  • STF;
  • Senado da República;
  • Câmara dos Deputados;
  • YouTube;
  • Feiras e Eventos;
  • Sebrae;
  • Alimentação Saudável;
  • Finanças;
  • Honestidade;
  • Autenticidade;
  • Integridade;
  • Amor;
  • Falências;
  • Moeda Digital (Drex);
  • Moeda Digital (Bitcoin);
  • Conceito Pedagógico;
  • Profissionalização;
  • Cursos Profissionalizantes;
  • Curso Técnico;
  • Curso Superior;
  • COP 2030;
  • ECA;
  • Tecnologias;
  • Direito da Mulher;
  • Educação Tecnológica;
  • Saúde;
  • Informações Rápidas;
  • Redes Sociais;
  • Seguranças Patrimonial;
  • Segurança Pessoal;
  • Seguranças Pública;
  • WhatsApp;
  • Meio Ambiente;
  • Educação Básica;
  • Políticas Públicas;
  • Pesquisa Acadêmica e Científica;
  • 3 Setor;
  • Pobreza;
  • Games;
  • Tecnologia Didática;
  • Internet Via Satélite;
  • Internet 5G;
  • GPS;
  • Google;
  • Apple;
  • Metaverso;
  • IA Generativa;
  • Áudio, Vídeos e Imagens;
  • Comédia;
  • Netflix;
  • Filmes;
  • Músicas;
  • Sexo;
  • Teatro;
  • Lazer;
  • Religiosidade.

Esses exemplos são uma pequena parte realizadas na rede mundial de computadores. 

Investir Tempo e Dinheiro na Educação das Pessoas

É Um Grande Negócio

Conceito Sobre Investimento em Educação no Brasil. O investimento em educação no Brasil tem apresentado algumas características, como:
  • Entre 2015 e 2021, o Brasil foi o segundo país que mais reduziu o investimento em educação.
  • Em relação ao PIB, o investimento brasileiro em educação está acima da média dos países da OCDE. O investimento por aluno no Brasil é menor do que a média da OCDE.
  • O Brasil tem inúmeros jovens “nem-nem”, que não estudam nem trabalham.
  • O salário inicial dos professores do ensino médio no Brasil é 47% abaixo da média da OCDE.
  • O Brasil tem ampliado o atendimento na educação da primeira infância, mas apenas 57% das crianças nessa faixa etária estão na escola. 
Em 2023, o governo federal anunciou uma recomposição orçamentária de R$ 2,4 bilhões para universidades e institutos federais. Também foram reajustadas as bolsas de graduação, pós-graduação, iniciação científica e de permanência. O investimento público na educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade e para o bem-estar dos cidadãos. 

Investimento em Educação

"POA" Educação do Século XXI

Educação e Informação Compartilhada em Tempo Real 

Conceito Sobre Aula Compartilhada. É uma abordagem educacional que promove a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre os alunos. Essa prática oferece diversas vantagens, como o acesso a diferentes perspectivas e experiências, além de estimular a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Conceito Sobre Aula Padronizada. É um estilo de aula onde os professores usam padrões pedagógicos para criar e inovar. Aulas padronizadas incentivam a competição entre escolas e alunos, substituindo o aprendizado pela melhoria nos resultados em provas, gerando processos de ensinar para os testes, o que, no limite, substitui o aprendizado pela difusão de macetes que potencializam os resultados. 
Conceito Sobre Aula Otimizada. Consiste em figurar o aluno como principal responsável pelo seu processo de aprendizagem. Não existem prazos de conclusão para cada etapa do conteúdo; o próprio aluno decide sobre o seu ritmo de estudos.

Conceito Sobre Aula Ágil. Agilidade é a capacidade de se adaptar e responder rapidamente a mudanças, mantendo a eficiência e a eficácia. No âmbito físico, agilidade é a habilidade de alterar a direção do corpo de forma rápida e precisa. Em esportes coletivos, como futebol, basquetebol e handebol, a agilidade é essencial para mudar de direção constantemente em busca da bola.  No ambiente de trabalho, agilidade é a habilidade de organizar processos de forma inteligente para que a jornada diária seja produtiva, rápida e eficaz. Uma equipe ágil consegue ajustar suas prioridades e tarefas com facilidade quando surge uma nova demanda.

Alguns fatores que influenciam no desempenho da agilidade são. Tempo de reação – Coordenação – Velocidade – Equilíbrio – Força – Excesso de peso – Fadiga – Agilidade é diferente de rapidez. Priorizar apenas a velocidade pode levar à perda de benefícios e qualidade da aula.

O Profissional do Futuro 

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Unesco. Pilares da Educação

Conceito Sobre os Pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Esses pilares foram definidos pela UNESCO em 1999, no relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, pelo professor político e econômico francês Jacques Delors. Os pilares da educação são fundamentais para a transmissão de informação e comunicação, e para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. A ideia é que a educação não se limite à educação básica ou superior, mas que a pessoa continue a aprender ao longo da vida.

O primeiro pilar, “aprender a conhecer”, é importante porque:

  • O avanço científico é constante, e é preciso saber aprender novos conhecimentos
  • As mudanças sociais e econômicas são constantes, e é preciso ter as ferramentas para aprender o que for necessário no futuro.
  • A educação é uma jornada contínua, e é preciso alimentar a curiosidade e explorar novos horizontes 

Pilares da Educação 

Alfabetização em Mídia e Informação

Estimular Alfabetização em Mídia e Informação

É Por Todos Nós

Mídia – Inteligência – Linguagem 

Educação Empreendedora

Educação Empreendedora 

Conceito Sobre Educação Empreendedora.  Data do século XVII e tem origem na economia, com Jean-Baptiste Say (1767 – 1832). Esse tipo de educação busca inspirar nos alunos e  alunas a vontade de empreender. Para isso, busca desenvolver as qualidades e habilidades necessárias a um(a) empreendedor(a), como a capacidade de enxergar oportunidades, a proatividade e a confiança. A Educação Empreendedora pode estar presente em várias etapas do ensino, desde a escola até a formação profissional, inclusive com cursos voltados exclusivamente para o assunto. Investir em uma educação empreendedora significa investir no futuro sócio econômico de um país. Tento em vista as dificuldades econômicas encontradas no Brasil, empreender pode ser a solução para aqueles que não conseguem um local no mercado de trabalho.

Educação Empreendedora 

Mindset de Crescimento

Mindset de Crescimento. É a compreensão de que a inteligência e as habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas, ao contrário de talentos inatos engessados. A pessoa com essa forma de pensar sabe que, com esforço e dedicação, pode crescer e conquistar muitas coisas que agora não são possíveis.

Educação Interativa Para Todos

Caminho, Mas Curto Entre o Aprendizado e o Trabalho

Educação Interativa.  Promove a formação dos alunos por meio da tecnologia, tendo como proposta a interação com ferramentas tecnológicas. Nela, os alunos têm um papel mais ativo e ganham mais autonomia no processo de aprendizagem, participando, se engajando e se desenvolvendo em busca de soluções.

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Educação Interativa Digital 

Conheça o Brasil

O Turismo no Brasil é um setor crescente e importante para a economia do país. O turismo brasileiro é conhecido por sua diversidade cultural e belezas naturais, e oferece uma ampla variedade de opções para turistas nacionais e internacionais. 

 
Turismo no Brasil
Tipos de turismo
Lazer, cultural, ecoturismo, religioso, de saúde, de negócios
Principais destinos
São Paulo, Minas Gerais, Bahia
Principais regiões, receptoras
Sudeste e Nordeste
Principais visitantes estrangeiros
Argentina, Chile, Paraguai, Estados Unidos
Principais atrativos
Cristo Redentor e Corcovado, Parque Nacional da Tijuca
Impacto na economia
Geração de renda e empregos
Desafios
Infraestrutura de transporte terrestre subdesenvolvida

O Turismo Doméstico é o mais predominante no Brasil, com a visita a parentes e amigos e o lazer como principais motivos de viagem. O turismo internacional representa uma parcela pequena da atividade no país. 

O Turismo no Brasil foi impulsionado por eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A ascensão das redes sociais também transformou a forma como as pessoas planejam e compartilham suas viagens. 

ESTUDE NA EAD TURISMO

Educação Social. Educação especializada que está no campo da ressocialização, abarcando coletivos com especial vulnerabilidade ou excluídos (crianças e adolescentes em situação de risco, população abrigada, população carcerária etc.).

A Saúde Mental é importante porque influencia a qualidade de vida de uma pessoa, permitindo que ela se relacione bem com os outros, enfrente o estresse e alcance seus objetivos. 

Uma boa saúde mental é essencial para:
 
  • Tomar decisões informadas.
  • Manter relações saudáveis.
  • Gerir emoções positivas e negativas.
  • Realizar atividades do dia a dia, estudo e trabalho.
  • Passar por momentos de estresse de forma mais tranquila .
  • Exercer plenamente os direitos sociais e de cidadania.  
A Saúde Mental também está relacionada à saúde física, pois a negligência dela pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabete, doenças cardíacas e distúrbios gastrointestinais. 
 
Para cuidar da saúde mental, é possível:
  • Praticar a meditação ou mindfulness (atenção plena)
  • Dormir bem, pois uma noite mal dormida pode reduzir a capacidade de lidar com o estresse
  • Expor-se à luz solar no início do dia para regular o ciclo circadiano
  • O estigma e a discriminação são barreiras que dificultam a busca por apoio e tratamento para a saúde mental. 

Empreendedorismo Disruptivo

Conceito Sobre Empreendedorismo Disruptivo. É um modelo de negócio que inova em produtos e serviços, e que se caracteriza por mudar de forma abrupta e permanente o funcionamento de um setor. A inovação disruptiva é um processo que desafia as empresas estabelecidas, através de novos modelos de negócio ou tecnologias. O objetivo é criar algo mais eficiente, barato, prático e lucrativo, com a capacidade de ganhos exponenciais.

Uma empresa disruptiva pode:

  • Descobrir as deficiências de um setor.
  • Compreender as dores do público.
  • Trabalhar em soluções mais práticas, acessíveis, baratas e escaláveis.
  • Criar um novo mercado.
  • Desestabilizar os concorrentes que antes o dominavam.

Para prosperar em um cenário de inovação disruptiva, as empresas devem:

  • Adotar uma mentalidade ágil e aberta à mudança
  • Buscar constantemente novas oportunidades de negócios
  • Estar dispostas a correr riscos calculados
  • Colaborar com startups
  • Promover uma cultura de inovação dentro da organização 

Segregação Socioespacial

Conceito Sobre A Segregação Socioespacial. É a divisão de uma cidade em áreas específicas, conforme a classe social das pessoas que as habitam. Esse processo é marcado por diferenças socioeconômicas, que se manifestam na questão habitacional e no acesso a serviços públicos, como educação, saúde e transporte. 

A segregação socioespacial pode ter vários impactos, como:
 
  • Falta de oportunidades para as comunidades menos favorecidas.
  • Violência e insegurança nas comunidades menos favorecidas.  
  • Ausência de moradia digna e infraestrutura nas comunidades menos favorecidas.
  • Limitação dos recursos e serviços disponíveis para os pobres.
  • Diminuição dos ganhos das interações sociais no ambiente urbano 
A segregação socioespacial é um fenômeno que acontece com frequência nas grandes cidades. Alguns exemplos de segregação socioespacial são: 
 
  • A formação de comunidades irregulares em áreas próximas aos condomínios de luxo.
  • A criação de condomínios fechados.
  • A construção de muros em torno de áreas consideradas inseguras ou perigosas 
O Estado pode atenuar a segregação socioespacial através de investimentos em habitação, infraestrutura, transportes, segurança, educação, saúde, lazer e cultura. 

Pessoa Com Deficiência

Inclusão Social da Pessoa Com Deficiência 

Conceito Sobre A Inclusão de Pessoas Com Deficiência. É o processo de garantir o exercício de direitos e liberdades fundamentais por essas pessoas, em condições de igualdade. A inclusão social é importante para combater a segregação e proporcionar o acesso a espaços e serviços de forma democrática. No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146/2015, é a lei que visa a inclusão social e cidadania de pessoas com deficiência. Para facilitar o acesso a políticas públicas, o Governo Federal disponibiliza o Cadastro-Inclusão, um registro público eletrônico que armazena informações sobre pessoas com deficiência. O certificado emitido pelo Cadastro-Inclusão pode ser usado como comprovação da condição de deficiência em documentos oficiais. A inclusão de pessoas com deficiência pode ser feita de diversas formas, como:

  • Incluir pessoas com deficiência física ou atrasos cognitivos em escolas regulares.
  • Oferecer e gerir talentos no emprego.
  • Criar políticas de conscientização e aprendizagem para lidar com a diferença.
  • Fortalecer os laços na equipe e incentivar a cooperação.
  • Adaptar o ambiente de trabalho, como os instrumentos usados nas tarefas cotidianas 
A exclusão de pessoas com deficiência pode levar a um processo de degradação individual e social, impedindo o desenvolvimento não só das pessoas com deficiência, mas da sociedade na totalidade. 

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Pobreza Menstrual

Conceito Sobre a Pobreza Menstrual. A pobreza menstrual é um problema de saúde pública e socioeconômico que se caracteriza pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para cuidar da menstruação. No Brasil, a pobreza menstrual afeta principalmente mulheres em situação de vulnerabilidade e pobreza, tanto em áreas urbanas quanto rurais. 
 
Algumas das consequências da pobreza menstrual são:
 
  • Maior risco de perder dias de trabalho.
  • Uso de materiais impróprios, como jornais ou panos sujos, o que pode causar infecções, doenças e câncer de colo de útero.
  • Exposição a alergias, candidíase, infecções urinárias e vaginoses bacterianas.
  • Impacto no desenvolvimento socioemocional, autoestima e autoconfiança.
  • Evasão escolar 
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito humano e uma questão de saúde pública. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação.
 

Vamos Ajudar?

Conceito Sobre Pessoas Desaparecidas. Uma pessoa desaparecida é todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento, até que sua recuperação e identificação tenham sido confirmadas por vias físicas ou científicas, conforme a Lei brasileira n.º 13.812/2019. 

Importância da Profissionalização no Século XXI

Perfil do Profissional do Século XXI?
  • Mindset de Crescimento;
  • Soft Skills;
  • Hard Skills;
  • Saúde Mental;
  • Socioemocional;
  • Empreendedorismo Social;
  • Empreendedorismo Comercial;
  • Branding Social;
  • Branding Empresarial. 

Muito além de habilidades técnicas, as competências para o século XXI também exigem inteligência emocional, habilidades de comunicação, resiliência e boa adaptabilidade. E como você já percebeu, o futuro do trabalho envolve vários desafios.

Educação Profissional no Século XXI

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Pedras Pelo Caminho

Pedras Pelo Caminho

Pedras Pelo Caminho. Uma das decisões mais importantes da nossa vida é escolher um caminho para seguir. Esse caminho dirá muito do futuro que queremos, dos sonhos e objetivos que planejamos. Mas a verdade é que, um momento ou outro, todos encontraremos uma pedra no meio do caminho. É sabe? O problema não são as pedras que encontramos não! Para Moisés, as pedras foram um papel perfeito para Deus escrever os seus mandamentos. Para Davi, pedras foram a arma que derrubou o seu gigante. Para Gideão, foram requeridas pedras para reconstruir um altar. Para Jacó, uma pedra se tornou um travesseiro para o seu descanso. Para a mulher adultera, as pedras no chão foram o maior livramento recebido em sua vida. As pedras em nossa vida, mesmo que sejam montanhas, têm algum fundamento para um futuro escolhido por Deus em nossa vida. 

A Independência Humana, Também se Faz Com Pedras.

Independência Humana, também se faz com pedras. Independentemente de qualquer religião ou crença, a mensagem que recebemos em nossa vida ficará sempre clara. Precisamos perceber que temos o poder. Ou seja, nós já nascemos com ele, basta saber usar. Nascemos com o livre arbítrio, sendo o poder de decidir e escolher o que é melhor para nós. E essa escolha tem a ver com o tempo. Dizem que a mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo. Concordamos com isso? A vida é tão curta, tão curta e o tempo passa tão rápido, não é mesmo? Mário Quintana falou o seguinte: “Quando se vê, já são 6 horas, já é sexta-feira. Quando se vê, já é natal, já terminou o ano. Quando se vê, nossos filhos cresceram. Quando se vê, já se passaram 30, 40, 50 anos”. Ai, ficar tarde. O sol se põe, nas costas ficaram dias, o mês, o ano, os filhos, a vida. Qual o legado deixado? Não deus o tempo”.

Pode ser outro clichê, mas gosto muito da frase: “Quem mata o tempo não é assassino, mas sim um suicida” Mata sim mesmo e os sonhos de muitos que estão ao seu lado” A maturidade nos ensina algumas coisas. A primeira dela é construir todas as suas estradas no hoje, porque o futuro vencedor dependerá dessa sua decisão. Muitos dos que estão aqui têm a liberdade de usar o seu tempo da forma que lhe convêm. Por isso, são autodisciplinados e, assim sendo, procuram fazer escolhas certas dentro dos limites das regras, não é mesmo? Porque gerenciar a vida é uma questão de escolha.

Não se pode perder tempo, por exemplo, escolhendo reclamar e amaldiçoar sua sorte, ao invés de encarar o sol matinal no rosto e ver as oportunidades que aparecem. Os que assim fazem têm sorte na vida. São reconhecidos pelo aproveitamento do tempo. São os que deixam marcas, legados, esses homens e mulheres autônomos escolhem o sol que vemos pela frente para vencer. Porque o sol da tarde queima.

Autonomia é sinônimo de autoconsciência, autodeterminação em favor não somente do próprio crescimento, mas do crescimento da sua companhia, da sua consciência, da sua família. Prepare-se! Encha-se de sabedoria, faça um pacto com o tempo e usem-nos a seu favor. Vocês estão aqui hoje porque merecem.

Então! Vá em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões. Deixe sua marca, você é um milagre. Seja um milagre!

Você Sabe o Que é "UAU"

Juventude - Mulheres - Netizens

Coisas Impossíveis

Relíquias da Educação

Tempo

Tempo. É a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.

Filosofia do Tempo

Seja Uma Pessoa "Midas"

Midas. Diz-se que um indivíduo que possui o “toque de Midas” é aquele que têm a capacidade de fazer algo prosperar, que multiplica os lucros ou fazer algo brilhar, de forma mais subjetiva.

Reflexões Para Vida

Alienação

Pessoa alienada e não alienada. A maior diferença entre a pessoa alienada e o não alienada é algo igualmente disponível para ambos. É simplesmente a prerrogativa cerca de cada um usar a própria mente e pensar por si. 

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Alienação

Visão Sistêmica na Educação

Visão Sistêmica na Educação. É uma abordagem teórico-prática que analisa o sistema educacional na totalidade, considerando as interações e comunicações entre os seus componentes. 

A educação sistêmica visa promover o desenvolvimento do ser humano em todas as esferas da vida, mediante uma visão integral do aluno. Para isso, a educação sistêmica:
  • Incentiva os alunos a expandirem-se para além da sala de aula.
  • Promove alterações em diferentes níveis educacionais, desde a gestão escolar até a rotina em sala de aula .
  • Acolhe os desvios na aprendizagem, promovendo as potencialidades dos alunos.
  • Faz valer as consequências dos atos dos alunos, sabendo que sem consequências não há aprendizagem .
  • A visão sistêmica é a capacidade de enxergar e compreender o todo, analisando cada agente e situações que o formam. É uma aptidão de avaliação aprimorada que pode ser desenvolvida entre líderes.
No campo educacional, o enfoque sistêmico diz respeito a uma conceitualização do processo educativo como um sistema. Farinha (1990) defende que a educação, como fenômeno intrinsecamente humano, não pode ser concebida de forma isolada, pois é influenciada pelo desenvolvimento de outras ciências.

Produtividade Brasileira

A produtividade do trabalhador brasileiro é baixa e está em desvantagem em relação a outros países: 

  • A produtividade do brasileiro é cerca de 25% da produtividade do trabalhador americano.
  • Entre 2010 e 2023, a produtividade geral por hora trabalhada no Brasil cresceu a um ritmo de apenas 0,3% ao ano.
  • Em 2022, a produtividade no Brasil caiu 4,5%. 
A produtividade é calculada dividindo o Produto Interno Bruto (PIB) pelo número de horas trabalhadas. A produtividade no trabalho é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e o tempo e recursos necessários para essa determinada produção. 
 
Alguns fatores que podem contribuir para a baixa produtividade do trabalhador brasileiro são:
  • A complexidade da legislação tributária, que gera litígios e demanda muitos contadores.
  • A falta de melhoria da educação pública, com foco no ensino fundamental e médio.
  • A reforma tributária pode ser uma medida para melhorar o ambiente para as empresas brasileiras e aumentar a produtividade. 

Produtividade Brasileira

Indústria 4.0

Definição da Indústria 4.0 – A Indústria 4.0 permite a produção inteligente e a criação de fábricas inteligentes. Ela tem como objetivo aumentar a produtividade, a eficiência e a flexibilidade, possibilitando personalização e tomada de decisões mais inteligentes nas operações de produção e cadeia de suprimentos.

Saúde 4.0

O termo Hospital e Clínica 4.0 é usado para referir-se aos processos hospitalares mediados por soluções da tecnologia digital. O objetivo da modernização das operações, integrando novas ferramentas, é ter um aumento da eficiência, agilidade e segurança, ao mesmo tempo em que se obtém redução dos custos operacionais.

Comércio 4.0

Supermercado Inteligente? Este tipo de mercado utiliza a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), análise de dados e outras tecnologias digitais para automatizar processos e melhorar a experiência do consumidor. No núcleo do mercado inteligente está a coleta e análise de dados em tempo real.

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Escola 4.0

A Educação 4.0 é um conceito de ensino que utiliza tecnologias avançadas para tornar o processo de aprendizagem mais ativo e personalizado. O objetivo é que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, explorando recursos tecnológicos e metodologias ativas.

A Educação 4.0 surgiu como resposta à Indústria 4.0, caracterizada por avanços tecnológicos como a automação, a inteligência artificial e a interconexão de sistemas. A escola também precisou se adaptar a essas mudanças, que impactaram a economia, a política, as relações sociais e o mercado de trabalho.

A Educação 4.0 é baseada no conceito de learning by doing, ou seja, aprender fazendo. A ideia é que os alunos aprendam de forma experimental, por meio de vivências e projetos, e que eles possam aprender uns com os outros.

Inteligência Emocional

Conceito Sobre Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. É uma habilidade fundamental para lidar com situações desafiadoras e interagir de forma eficaz com os outros. 

A inteligência emocional é composta por um conjunto de competências, como:
  • Autoconhecimento emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer as próprias emoções.
  • Autorregulação, ou seja, o controle das emoções em momentos de tensão.
  • Automotivação, ou seja, o uso das emoções de forma adequada.
  • Empatia, ou seja, a habilidade de se colocar no lugar do outro.
  • Habilidades sociais 
Daniel Goleman é considerado o pai do conceito de inteligência emocional. Em seu livro, publicado em 1995, ele explica como a consciência das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência e como a incapacidade de lidar com elas pode prejudicar a vida. 

Alienação Pedagógica vs Métodos Ágeis

Conceito Sobre Educação Alienada é uma forma de educação que prioriza os interesses de um sistema desumanizador e imediatista, preparando a maioria dos alunos para o mercado de trabalho. 

A alienação pode ser identificada em diferentes aspectos da educação, como:
 
  • Mercantilização. A educação pode ser alienada por meio da mercantilização, como a proliferação de escolas particulares.
  • Formatação de mão-de-obra. A educação pública pode ser alienada quando é transformada em um instrumento para formar uma mão-de-obra barata e produtiva.
  • Alienação acadêmica. Os alunos podem estar alienados quando querem obter bons resultados sem se esforçar ou criar estratégias de aprendizagem. 
Para combater a alienação, a educação deve ser transformadora, permitindo o desenvolvimento da criticidade e a análise histórica das relações humanas. A pedagogia histórico-crítica é uma teoria pedagógica que visa instrumentalizar as classes trabalhadoras para que possam compreender as contradições da sociedade e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com a reprodução social e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo é fundamental.

Jan Amos Komenský

Pedagogo 

Conceito Sobre Didática. A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos. Comenius e sua metodologia de ensino. João Amos Comenius foi o maior educador e pedagogo do século XVII e um dos maiores da história de nosso tempo. Comenius chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.

Tecnologia Social & Inovação Social

Conceito de Tecnologia Social. Remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando uma abordagem construtivista na participação coletiva do processo de organização, desenvolvimento e implementação, aliando saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Inovação Social. É um termo que se refere a novas estratégiasconceitos e organizações que atendem a necessidades sociais de todos os tipos das condições de trabalho e educação até desenvolvimento de comunidades e saúde que desenvolvem e fortalecem a sociedade civil. Estas inovações sociais podem ser compreendidas como situações coletivas de pró-atividade que visam produzir soluções para problemas de interesse comum, baseadas em novas formas de interação social. Nas inovações sociais, a comunidade se encarrega de solucionar seus próprios problemas, muitas vezes produzindo novos modelos econômicos alternativos ao vigente e/ou sem necessariamente haver trocas de natureza financeira. 

Estabilidade Matar

Psicologia Social

Conceito Sobre Psicologia social. É um ramo da psicologia que estuda o indivíduo na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam, que surgiu no século XX como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologiaantropologiageografiahistóriaciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, como: a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, o capitalismo contra o socialismo, entre outros.

Psicologia Social 

Pedagogia Social

Conceito Sobre Pedagogia Social. O termo Pedagogia se origina do grego antigo: paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Constituindo o conceito paidagogós (pessoas incumbidas de cuidar e ensinar as crianças). Fazia menção ao escravo que levava os meninos à escola e era encarregado também de dar formação (Paidéia), intelectual e cultura. Social: é aquilo que se refere a relações, sociabilidade, viver e atuar no coletivo.

Pedagogia Social 

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Gestão de Pessoas

Conceito Sobre Gestão de Pessoas. Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas, administração de recursos humanos ou administração de pessoas é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

Gestão de Pessoas 

O Que Te Faz Parar?

Estudar é Único Caminho Para o Seu Sucesso!

Mais Esperto que o Diabo

Sinopse do Livro. Mais Experto Que o Diabo.  Conteúdo. No livro narra-se uma entrevista entre o Senhor Humano e o Diabo, autodenominado “Sua Majestade”. O livro ensina a superar medos e limitações e aproveitar a adversidade para descobrir um benefício equivalente.

Quem Disse Que EAD - Não Dar Certo?

Minerva School 

A Minerva School é uma universidade com uma proposta totalmente diferente das opções disponíveis no mundo atualmente. Nela, os jovens vivem em uma espécie de “campus itinerante”: o primeiro ano é realizado em São Francisco, onde a sede da Minerva School fica, e nos demais os estudantes mudam de país a cada semestre.

Como estudar na universidade Minerva? Podem se inscrever para a bolsa de graduação Minerva estudantes brasileiros que comprovem que não têm condições de arcar com o valor da anuidade da universidade. Se você tem um bom histórico acadêmico e atividades extracurriculares relevantes no currículo, você é um ótimo candidato.
 
Base Pedagógica da Minerva School. 
 
  • Pensar Criticamente;
  • Pensar Criativamente;
  • Comunicar Efetivamente;
  • Interagir Efetivamente. 

Qual é o Seu Valor Social?

O conceito de valor social pode ser entendido de diferentes formas, como:
  • O bem comum, sendo o conjunto de condições de vida que favorecem o desenvolvimento da personalidade humana.
  • Os valores fundamentais da vida social, como a verdade, a liberdade, a justiça e a caridade.
  • A capacidade de um produto ajudar as pessoas a interagir com outras.
  • Um padrão ou norma social geralmente aceito, ou mantido por uma sociedade, classe ou indivíduo. 
Os valores sociais são construídos coletivamente a partir das interações entre os indivíduos. Eles dependem da cultura do ambiente em que estamos inseridos. Os valores humanos são os princípios éticos e morais que orientam a vida de uma pessoa. Eles são parte da formação da consciência e da forma de agir e se relacionar em sociedade. Para desenvolver valores sociais, crianças e jovens podem participar de atividades colaborativas. Essas atividades ajudam a aprender a importância do trabalho em equipe, da comunicação eficaz e da resolução de conflitos. 

Educação Social

Educador social é um profissional que atua em instituições não formais de educação, visando promover o desenvolvimento social e humano de pessoas em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão. 

As suas principais funções são:
  • Planejar e executar projetos culturais, de lazer e de esporte.
  • Orientar e mediar conflitos.
  • Apoiar no acesso a serviços básicos de saúde.
  • Coordenar oficinas de arte, cultura e esporte.
  • Organizar atividades comunitárias.
  • Assegurar os direitos civis dos indivíduos.
  • Acompanhar a evolução dos educandos.
  • Elaborar relatórios de presença e de evolução dos alunos 
Para atuar como educador social, é necessário ter conhecimentos pedagógicos e educacionais, habilidades de comunicação, capacidade de escuta ativa e conhecimentos de direitos básicos. 
 
A formação mais comum para esta profissão é a Graduação em Pedagogia, que tem duração de 2 anos e meio. 

Educador Social 

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Projeto Família na Escola

Tecnologia & Inovação Social 

Para o Bem e Para o Mau?

Pontos Negativos da Inteligência Artificial (IA).  Os algoritmos de IA podem ser treinados com base em dados que refletem preconceitos existentes na sociedade. Isso pode levar a sistemas de IA que perpetuam estereótipos e discriminam grupos minoritários. Na educação e no mundo do trabalho, isso pode resultar em avaliações injustas e oportunidades desiguais para os alunos, alunas, trabalhadores e trabalhadoras.

Inteligência Artificial Para o Bem e Para o Mal

Conceito Sobre o PBL. É a sigla para Problem-Based Learning, que em português significa Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos. É um método de ensino e aprendizagem cujo objetivo é tornar os alunos protagonistas do seu próprio aprendizado. O PBL – Surgiu em 1965 na escola de medicina da Universidade de McMaster, no Canadá.

PBL – Projeto Educatec. 

  • 350 Salas de Aulas Interativas Digitais;
  • CFST (Centro de Formação Social Tecnológico);
  • Centro de Profissionalização com mais de 180 Cursos Profissionalizantes;
  • Tecnologia Social;
  • Inovação Social. 

PBL – Princípios da Tecnologia Social:

  • Gestão de Pessoas;
  • Psicologia Social;
  • Pedagogia Social. 

PBL. Princípios da Inovação Social:

  • Ser Especifico;
  • Capacidade de Desenvolver e Compartilhar ideias;
  • Pensamento Crítico. 

PBL – Foco Pedagógico. 

  • Criatividade;
  • Curiosidade;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Pensamento crítico;
  • Originalidade do pensamento;
  • HAIA (Honestidade – Autenticidade – Integridade – Amor). 

Conceito Sobre Gestão do Tempo. É um processo de priorização e organização de tarefas que envolve seu planejamento e execução voltados ao melhor aproveitamento do tempo investido nelas, o que resulta em maior produtividade e eficiência. Deixe o tempo ser dono da sua vida. Posso garantir que no tempo certo, com seus esforços, plantando para colher, o tempo na sua vida vai lhe devolver por meio de frutos o que você plantou, seja o bem ou mau. A lei do retorno é inevitável em nossas vidas e serve para os justos e injustos. 

Nem Sempre o Tempo Está no Tempo Que Queremos!

Qual é o Seu Tempo Hoje?

Padrão Social e Seus Ciclos

Olimpíadas da Consciência Sem Medalhas

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Seja Responsável

Conceito Sobre ESG. É a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). É um conjunto de padrões e boas práticas que avalia a sustentabilidade, a gestão e a consciência social de uma empresa. O ESG é uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização e tem ganhado cada vez mais importância na agenda corporativa. O ESG surgiu no mercado financeiro em 2004, como uma forma de medir o impacto das ações de sustentabilidade nos resultados das empresas. O termo foi criado para focar em questões relevantes para os investidores, que estão demandando que as empresas incorporem questões ESG em suas estratégias de longo prazo. 

Os três pilares do ESG são:
 
  • Environmental. Práticas de proteção e preservação ambiental, como a resolução de questões relacionadas ao aquecimento global, poluição, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética e gestão de resíduos
  • Social. Práticas relacionadas à diversidade, direitos humanos e trabalhistas, satisfação do cliente, valorização dos funcionários, combate ao preconceito, promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, entre outras.
  • Governance. Práticas relacionadas à gestão interna, conduta da empresa, ética, entre outras 

PBL. Programa Baseado em Projetos

Ajude a Mudar o Mundo!

Como Estudar no Projeto Educatec

Metodologia de Ensino 

Certificados 

Manual de Estudos 

Educação Conectada

Conceito Sobre Educação Conectada. O Programa de Inovação Educação Conectada pretende apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, em consonância com a estratégia 7.15 do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014.

Sociedade 5.0

Sociedade da Mudança Comportamental 

Conceito Sobre a Sociedade 5.0. É um termo que se refere a uma nova sociedade, em que o desenvolvimento tecnológico esteja centrado no ser humano e na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas, em todo o globo. Parece miragem ou utopia, sobretudo para uma cultura tão desconfiada como a brasileira.

Sociedade 5.0

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Humanização & Formação dos Valores

Conceito Sobre Educação Humanizada. É uma abordagem pedagógica que valoriza o ser humano na totalidade, considerando suas necessidades e potencialidades individuais

O objetivo é preparar os alunos para uma vida plena e significativa, e não apenas para o sucesso acadêmico.

A educação humanizada tem como características:

  • Colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem.
  • Valorizar as relações humanas e as emoções.
  • Promover o acolhimento do estudante.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Respeitar a diversidade.
  • Promover a autonomia do aluno 
A educação humanizada pode ser facilitada pela utilização de tecnologias, que podem ajudar a desenvolver habilidades importantes e facilitar a comunicação entre grupos. A educação humanizada é um desafio, principalmente na escola contemporânea, que enfrenta diversos problemas e entraves sociais. A escola precisa estar em sintonia com os pais ou responsáveis para ajudar a construir uma base para o futuro do jovem. 

Processos da Tecnologia Social

O Holocausto Brasileiro

Quando a Saúde Mental é Banalizada os Resultados São os Piores 

A Crueldade na mente da pessoa sã é muito mais doentia que a mente do doente mental 

Ele Só Queria Seus Direitos -

Era só preencher um simples formulário digitalizado!

A história de Daniel Blake é contada no filme Eu, Daniel Blake, de 2016, dirigido por Ken Loach. O filme retrata a luta de um carpinteiro de 59 anos para conseguir o auxílio da previdência social após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado a trabalhar:

  • Daniel enfrenta dificuldades de comunicação, como telefonemas que o deixam esperando por horas e formulários online que ele não consegue preencher.
  • Ele conhece Katie, uma jovem solteira e recém-chegada à cidade com dois filhos pequenos, e começa a ajudá-la.
  • Daniel se recusa a trabalhar em um centro de jardinagem porque seu médico ainda não permite que ele trabalhe.
  • Daniel ganha o apoio de transeuntes, mas é preso e advertido pela polícia.
  • No dia do apelo de Daniel, Katie o acompanha ao tribunal.
  • Daniel sofre um ataque cardíaco e morre. 
O filme faz uma crítica à precarização dos serviços públicos, à perda de emprego e de direitos sociais na globalização. O espírito do filme é refletir sobre o quanto ainda há de dignidade em nós. 

Direito de Ensinar e Aprender

Ciências Humanas

Modernidade Líquida

Conceito Sobre a Modernidade Líquida.  Conceito proposto por Zygmunt Bauman, descreve uma era de transitoriedade e fluidez nas relações sociais, identidades e instituições. Caracteriza-se pela erosão de laços comunitários estáveis, predominância do individualismo e um mercado de trabalho flexível, marcado pela precariedade.

Pedagogia do Século XXI

Conceito Sobre Educação

Polímata

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Projeto Educatec Educação

Pedagogias

Educação Social

Conceito Sobre a Educação Social. A educação social é uma área de atuação profissional que visa promover o bem-estar social por meio de ações educativas, de apoio e de intervenção em comunidades, grupos e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou outras questões sociais complexas. 

Estruturação Pedagógica

Você Sabia Que Foguete dá Ré?

Adaptabilidade a Chave das Oportunidades 

Dizem que a vida é curta e sem prosperidade, e eu vejo que fazemos esforço para a tornar assim. Sejamos motivados pelo espírito da vitória, prosperidade e conquista. Ócio criativo é o futuro! 

É apenas Conhecimento

Níveis de Falência

Mudanças

Um Pedacinho a Cada Dia

Educação Social

Sua Transformação Começa Aqui!

Conceito de Educação Social. Significa reconhecer a realidade e potencialidade de cada pessoa e da comunidade. As pessoas e as comunidades possuem recursos para concretizar seu processo de transformação.
Educador Social é um profissional que utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos. Este é responsável por atividades pedagógicas, que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social. Wikipédia
Campos de trabalho: Crianças, jovens, adultos e idosos em situação vulnerável, mediação, toxicodependências

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Biblioteca Social

Likes e Visualizações em Redes Sociais

Seu Futuro Não Está em Likes nem tão pouco em visualizações de redes sociais, seu futuro com certeza está na sua intelectualidade e capacidade de produzir. Isso você adquiriu ou aprendeu por meio de uma escola pública, ou privada através de seus professores e professoras. Então! Valorize.  Continue Estudando! 

Sacrifício Para Vitória

A expressão “sem sacrifício não há vitória” é usada para indicar que é necessário se sacrificar para ter sucesso na vida. A frase “não existe vitória sem sacrifício” também foi dita pelo atleta brasileiro Diego Hypolito após ganhar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio. Aos moços – à vitória pelo sacrifício é um livro de Frei Henrique G. Trindade que apresenta aos jovens um ideal cristão e a importância do sacrifício. O livro ensina como praticar o sacrifício, a virtude da pureza e como ter uma vida pura. 

Mudanças Exigem Sacrifícios

Carta Brasileira Para Cidades Inteligentes

Criatividade

O Que Realmente é o Ócio Criativo?

Conceito Sobre ócio Criativa. Pesquisas, os brasileiros estão passando, em média, 9h13 por dia navegando na internet. É o que mostra o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, realizado em uma parceria entre a We Are Social e a Meltwater. Pessoal! São muitas horas conectadas na internet. Mas a pergunta é: quantas dessas horas são ociosas (preguiça, descanso para não fazer nada, tempo de trabalho desperdiçado ou roubado de algum patrão que paga para trabalhar e não ficar em redes sociais, etc.) e quantas dessas horas são de ócio criativo? Tempo que você tirar para descansar de forma inteligente, tempo de descanso que possa elevar o seu nível profissional, espiritual ou intelectual. Ser ocioso não é ser preguiçoso ou ladrão do próprio tempo. Precisamos de um planejamento de tempo que possamos incluir nós mesmos para a dedicação em alguma coisa que possa nos diferenciar de nós mesmos. Alguns diretores de grandes empresas sempre tiram um tempo (ócio criativo) para meditar e descansar. Eles pensam: como serão os próximos passos na empresa, na vida familiar e profissional, cuidam do espiritual, etc. Gente! Jogar tênis, futebol, praticar esporte, academia, etc. Não é ócio criativo. Ninguém pode viver só para trabalhar, estudar e acumular riquezas, quem vive assim virou escravo da própria vida. Para se ter grandes ideias, você precisa do ócio criativo, sua mente precisa de descanso e paz. 

Responsabilidades Pública & ESG Social

Responsabilidades Pública & ESG Governança

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Filosofia, Saúde Mental & Equilíbrio Emocional

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O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes.

Mudando Histórias de Vida

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IBGE Cidades. Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas. Com 5.570 municípios (5.568) municípios de fato, mas o IBGE conta como “municípios-equivalentes” duas entidades a mais: Brasília- como cidade coextensiva ao Distrito Federal, e o distrito estadual de Fernando de Noronha, PE) em todo território nacional.

Conhecimentos + Saúde Mental.

Combinação Perfeita

Conceito Sobre Conhecimento. O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

Conhecimento Para Pensar

Diferente 

Conceito Sobre Pensamento. É um processo mental que envolve a representação de informações e a avaliação de circunstâncias. Ele é um elemento essencial no processo de aprendizagem e tem como objetivo desenvolver a percepção da realidade. O pensamento é formado por elementos sensoriais, como imagens perceptivas e representações, e é regido pela lógica formal. Ele se orienta pela realidade e pelos princípios de racionalidade da cultura em que o indivíduo está inserido. As formas mais comuns de pensamento são: Juízo, Raciocínio, Formação de conceitos, resolução de problemas, deliberação. O pensamento científico é um tipo de pensamento que busca o entendimento sobre algo através de questionamentos e hipóteses. Ele envolve um conjunto de conhecimentos e habilidades que abrange áreas como a Química, Biologia, Física e Ciências. Os pensamentos automáticos são pensamentos que ocorrem de forma rápida e espontânea, na fronteira da consciência. Eles são uma interpretação imediata de qualquer situação e são geralmente tomados como fatos. 

Como Utilizar a Filosofia

Os Três Pilares da Autoridade Humana

Atitudes

Conceito Sobre Atitude. É uma disposição pessoal que se refere a como uma pessoa enfrenta situações, age e se comporta. É uma experiência subjetiva que inclui uma dimensão avaliativa e que pode ser definida como uma tendência a julgar objetos como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Atitudes são importantes porque influenciam o comportamento e, por isso, é possível prever o comportamento de uma pessoa conhecendo suas atitudes. Atitudes são estudadas na psicologia social e em suas subdisciplinas, como a psicologia política, a psicologia da propaganda e a psicologia da saúde. Atitudes podem ser caracterizadas por três componentes:

  • Tendência de resposta manifesta
  • Componente ideacional, que inclui crenças
  • Componente afetiva, que se refere aos sentimentos da pessoa 
     
    Atitudes podem ser expressas de forma tímida e sutil ou de forma enorme e visível. 

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Um Bom Nome?

Não se constrói um bom nome muito rapidamente, é preciso estudar e trabalhar muito. 

Devemos Estudar Por quê?

Devemos Estudar Por quê? Em outras palavras, estudar ajuda a abrir a mente, a superar limitações e a desenvolver uma visão mais flexível. Além disso, é importante para aprimorar habilidades, como capacidade de resolução de problemas, disciplina e responsabilidade.

Metanoia

O Que é Uma Pessoa Metanoia? Metanoia significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida. 

Inteligência Artificial

Tipos de Inteligência Artificial (IA)

Laboratório nas Escolas Já!

Curiosidades

Conceito Sobre Curiosidade. A curiosidade é o interesse natural de um ser humano em descobrir e aprender mais sobre o mundo que o rodeia. É uma característica que está presente em seres humanos e em outros animais. A curiosidade é considerada um aspecto da inteligência humana e é essencial para o desenvolvimento pessoal. Ela pode ser manifesta de diversas formas, como: ler fofocas de famosos, Maratonar reality shows, ir a bibliotecas, pesquisar sobre um assunto de interesse. A curiosidade pode trazer vários benefícios, como:

  • Aumento do repertório de conhecimento.
  • Estimulação da flexibilidade cognitiva.
  • Capacidade de ver as coisas de diferentes ângulos.
  • Diminuição de erros na tomada de decisão.
  • Redução do viés de confirmação.
  • Redução da estereotipação de pessoas.
  • Base para a inovação e a criatividade.
  • Maior resiliência e capacidade de adaptação a mudanças

Vão Tentar Desmotivar Você "A Manada"

Investir Nos Seus Sonhos. Sai da Manada. 

Reflexão. “A MANADA” É muito comum quando na roça ou na fazenda todos os dias a gente ver a mesma cena: “um vaqueiro montado em cima do seu cavalo indo à frente e atrás um monte de bois e vacas o seguindo (nessa reflexão vamos chamar de manada). Toda manada balançando seus rabos, um atrás do(a) outro(a) e seguindo em uma única direção e com apenas três propósitos de vida “pasto, ração é água”, mas aquela manada não foi avisada pelo vaqueiro que eles ou elas precisam engordar, não percebem que eles e elas (bois e as vacas) só tem um único destino “matadouro” quando atingirem o peso ideal vão servir de alimentos para pessoas que eles nem conhecem, vão ser a proteína para que outros sobrevivam. Mas existe um fato muito incômodo nessa reflexão. Sempre existe no meio da manada um único animal que parece que percebe que seguir o vaqueiro está errado e resolve não o seguir esse animal chamado de rebelde, idealista, revolucionário, sonhador, mal-educado, direita – esquerda, centro e outros tantos adjetivos e forçado a voltar para o meio da manada. Esse boi ou vaca desgarrado(a) é chamado de boi, ou vaca manhosa e, com muitas leis, agressividade, racismo, falta de liberdade de expressão, injustiça, forme, prostituição, drogas, alcoolismo, esse boi ou essa vaca, desgarrada por parte do vaqueiro, ele é forçado a voltar para o meio da manada. 

Conceito da Reflexão. Muitos de nós trabalhamos anos infinitos, vivendo assim em uma grande manada. Acordamos todos os dias, alguns cedo demais, outros e outras um pouco mais tarde, por quê? Para estudar demais e produzir riquezas para um país e pessoas que nem sabemos quem são, é a única certeza que temos de que muitas dessas riquezas que produzimos jamais poderemos usufruir delas, isso chama-se desigualdade social e econômica. Como mudar esse cenário em nossa vida? Não seguir a manada, aprendendo a pensar e não saber em que pensar, estudando empreendedorismo, desenvolvendo habilidades comportamentais para o mundo dos negócios, estratégias de gestão de pessoas ao nosso favor. Buscar entender como nossos estudos podem nos levar a um estágio em que possamos usufruir dessas riquezas que produzimos todos os dias para milhares de pessoas. 

Motivacional

Diga Não! A Violência

  • Violência Contra Professore(a)s
  • Violência Contra Mulheres
  • Violência Contra Crianças
  • Violência Contra Idosos
  • Violência Contra LGBTQIA+
  • Racismo
  • Violência Contra Animais

Posição do Brasil em Relação a Taxa de Homicídios 

Intolerâncias. A importância de combater todo tipo de intolerância no Brasil e no mundo. Só um modelo de educação C.L.A. (Conhecimento – Liberdade para aprender e Adaptabilidade) pode mudar o cenário das intolerâncias, esses cenários. Em 2018, foram registradas 615 denúncias de intolerância religiosa no Brasil. O número saltou para 1.418 em 2023, um aumento de 140,3%. Já o número de violações passou, no mesmo período, de 624 para 2.124, um salto de 240,3%. Entre 2022 e 2023, o aumento das denúncias foi de 64,5% e, o de violações, de 80,7%. Nesse relatório não existe números dos opostos de intolerância: violência contra políticas e políticos e religião e religiosos.  

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O Cenário Atual

Quem Sou Eu No Mundo Das Tecnologias? Sou um nativo ou uma nativa digital? Será que sou um analfabeto(a) digital? Meu Deus! São tantas perguntas sem uma resposta. Mas, uma coisa, eu sei, o mundo mudou! Isso eu tenho certeza de que mudou, quer ver? Temos: Pix – Inteligência Artificial – Redes Sociais. WhatsApp já virou nossa segunda pele. A educação já é tecnológica, sistema financeiro, telemedicina e outras tantas coisas. É verdade, o mundo mudou.

O Projeto Educatec quer saber. Você com uma resposta verdadeira. Você é um nativo ou uma nativa digital? Sabe estudar pelo celular ou computador, tem a mínima ideia de como ganhar dinheiro no marketing digital, o que é inbound e outbound marketing? Nomofobia já ouviu falar. Quantas horas você passa nas redes sociais e/ou com o telefone nas mãos?

Caro amigo e amiga. Essas perguntas são apenas uma declaração de que, quanto mais rápido você começar a entender o mundo digital, mais rápido seu futuro estará garantido. Precisamos urgentemente, através do poder público e da iniciativa privada, acabar com o analfabetismo digital. Gerar inclusão digital, ou seja, colocar dentro de cada casa no Brasil uma escola de tecnologia social e profissionalização. Essa é a nossa proposta com o caderno digital tech social & Profissional.

Tecnologia Social

Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha. Sabemos das dificuldades das pessoas para conseguirem estudar. O Brasil, além de ser um país muito grande, é também um país desigual socialmente. Em cada município brasileiro existem limitações geográficas, políticas, sociais, econômicas, etc.Foi através desses conceitos e pensando principalmente em você e em todas as suas dificuldades para estudar que o Projeto Educatec surgiu com esse lema: “Cada Casa Uma Escola”. Vamos ajudar você a conhecer um pouco e/ou muito do mundo da tecnologia social (só depende de você). Vamos também preparar você através da nossa web rádio via YouTube e do nosso centro de educação profissional. O Projeto Educatec e nosso patrocinador, deseja muito que você tenha uma profissão, desenvolva conhecimentos; seja um diferencial no mercado de trabalho. 

Sociedade do Futuro?

Considera-se Sociedade do Futuro. Aquela que consiste na utilização de motivações sociais, ambientais e culturais para além dos propósitos econômicos, para a concepção e desenvolvimento de novas formas de trabalhar, educar, ensinar, adaptar-se, desenvolve novos produtos, serviços e processos no mercado.

Cidades Inteligentes

ESPECIALISTA OU GENERALISTA (1)

Conceitos de Cidades Inteligentes. São cidades que têm alta qualidade de vida; aquelas que buscam o desenvolvimento econômico sustentável por meio de investimentos em capital humano e social e em infraestrutura de comunicação moderna (transporte e tecnologia de comunicação da informação); educação, qualificação profissional e administrar os recursos naturais por meio de tecnologias

Quem Ama Cuida

Quem Protege os Jovens? É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo. 

Tecnologia Social

Como Seria o Mundo se Todas as Pessoas Fossem Iguais? 

Pensamento. No mundo que todas as pessoas são iguais, quem é empregado e quem é patrão?  Quem tem direito e quem não tem? Quem produziria meu Hambúrguer? Gente! Qual lanchonete eu trabalharia! Tenho essa dúvida sobre o mundo de pessoas iguais. Pelo visto não vai existir ninguém para fazer nada, nesse mundo todos nós somos iguais! Faça eu não! Faça você. Somos iguais filha(a)

Professores x Máquinas

Reflexão. Bill Gates – Elon Musk, Mark Zuckerb, profissionais gabaritados da Open AI Incorporated – Karen Lynch. CEO da CVS Health (CVS), uma das maiores empresas de saúde do mundo. Será que esses homens e mulheres poderosos do empreendedorismo tecnológico, gestão de pessoas, será que algum dia eles e elas tiveram em suas escolas, faculdade e/ou universidades professores e professoras e professoras? Com certeza que sim! Então, isso é mais que provável que mesmo aqueles que fazem os maiores programas de computadores do mundo um dia tiveram em suas vidas a presença de professores. É indiscutível que jamais a máquina em sala de aula conseguirá substituir um professor e uma professora. Porém, também é indiscutível que nossos mestres precisam das tecnologias para levar seus alunos e alunas para um mundo mais avançado. Ou seja, a interação homem máquina só vem agregar valores para humanidade.

C.L.A.

Conhecimento – Liberdade Para Aprender – Adaptabilidade

Meritocracia

Deus Não Olhou Para Mim!

Conceito Sobre Meritocracia. Ser digno, ser merecedor, força e poder, ou seja, trata-se do alcance dos objetivos através do merecimento, esforço e muita luta diária. Evita o vitimismo, opiniões contrarias e segue em direção as metas e sonhos.  Não ficar esperando misericórdia das pessoas, ações politicas e benção divina, muito menos caridade humana, a pessoas corre atrás dos seus sonhos através do seu esforço, capacidade, escolaridade, honestidade, competência. Seguindo essa linha de pensamento, os objetivos são atingidos por aqueles e aquelas que se dedicam e se esforçam em medida suficiente.

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Novas Formas de Ensinar e Aprender

Educação Básica

Educação Básica. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

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Motivacional

Águia ou Galinha 

Estimular Alfabetização Digital em Mídia e Informação 

Pilares da Sustentabilidade

Verdade Que Envergonha

Cheguei Para Ficar

Humanoides 

Humanoides podem ser seres que se assemelham a humanos, ou robôs projetados para imitar os movimentos e a aparência do corpo humano: 

Seres humanoides. Seres que se parecem com humanos, mas não são humanos. Geralmente são bípedes, com corpo ereto, dois olhos, um nariz e uma boca na mesma ordem que a face humana. 
 
Robôs humanoides. Robôs projetados para imitar os movimentos e a aparência do corpo humano, para interagirem de forma intuitiva com o ambiente humano. 
 
Os robôs humanoides podem ser usados em diversas aplicações, como:
 
  • Assistência pessoal
  • Serviço ao cliente
  • Educação
  • Entretenimento
  • Resgate em desastres
  • Exploração espacial 
     
    Alguns exemplos de robôs humanoides são: Valkyrie (Nasa), Asimo (Honda), Pepper (Softbank Robotics), Sophia (Hanson Robotics), Apollo (Apptronik). 
No entanto, criar robôs humanoides altamente funcionais e autônomos ainda é um grande desafio. 

Deixar Eu Pensar!

Em Cada Casa, Uma Escola

CFST. Centro de Formação Social Tecnólogico 

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Reflexão

Conceito Sobre o Uso do Celular. Sim, o uso excessivo do celular pode ser prejudicial à saúde, causando problemas físicos e mentais:

  • Problemas físicos: Dores de cabeça, pescoço, ombro, punho e mãos, problemas de coluna, tensão muscular, deformação e dificuldades motoras.
  • Problemas mentais: Transtornos psíquicos como ansiedade, depressão, transtornos obsessivos e de ansiedade, vício e nomofobia (medo de ficar sem o celular).
  • Problemas de sono: distúrbios do sono.
  • Problemas oculares: Olhos ressecados, visão embaçada, fadiga visual, dor de cabeça e nos olhos, infecção e inflamação.
  • Problemas de postura: Má postura e pressão excessiva na coluna.
  • Ganho de peso: O uso do celular durante as refeições pode aumentar em 15% o consumo de calorias 
O uso excessivo do celular pode ser especialmente prejudicial para crianças e adolescentes, afetando o desenvolvimento cognitivo. 

Acho Que Estou Exagerado! 

O Medo de Viver Sem o Celular (Nomofobia)

Quanto Tempo Você Ficar Sem Tocar no Celular? 

Preciso Transformar Minha Vida!

Mas, Como Começar? 

Estrutura da Mudanças Comportamental

Sociedade do Desempenho

A Sociedade do Desempenho. Ela estabelece modos de vida que se expressam por um excesso ou tirania da positividade, produzindo seres humanos que devem buscar sempre se superar com relação aos seus ganhos. Com isso, são engendradas subjetividades e sociabilidades agenciadas pela multitarefa e constante (auto)produção. Nesse processo entra em ação instantânea o cansaço físico e mental. O que é o cansaço? É uma resposta natural do organismo ao estresse do dia a dia. Mas quando ele se torna constante, é preciso avaliar a saúde de uma maneira mais ampla. O excesso de tarefas e os desafios do mundo moderno podem deixar qualquer um cansado, mas essa fadiga tende a ser pontual e melhora depois do descanso. Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional. É um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Empregabilidade. O Grande Desafio do Século XXI

Será que você consegue e tem paciência para ler e entender esse texto? 

Sociedade 5.0. A empregabilidade, grande desafio para o século XXI? Estão desaparecendo muitas profissões e atividades profissionais, por outro lado, milhões de outras oportunidades de empregos estão sendo criadas. O espaço no mundo do trabalho está sendo dividido entre o ser humano, tecnologias e máquinas inteligentes. Na atualidade, pessoas sem noção de tecnologia social, com baixa escolaridade, sem visão sistêmica, empreendedorismo e capacitação profissional serão um grande problema para a iniciativa pública e privada. Isso realmente vai gerar muito desemprego e agravar as questões de segurança pública, a final de contas as pessoas tem necessidades de: sobrevivência, social e consumo. 
 
Educação. Nossas escolas públicas e privadas precisam urgentemente de ajuda. Nosso modelo de educação básica ofertado aos nossos alunos e alunas precisa da educação interativa, ou seja, do uso das Tecnologias Sociais. Não é brincar de lego, criar laboratórios de robótica ou informática, gastar fortunas como muitos municípios brasileiros estão fazendo, desenvolvendo projetos para ensinar programação e desenvolvimento de softwares. Precisamos urgentemente acabar com a segregação social, a exclusão digital, pessoas morando e em situação de rua, a vadiagem, ociosidade.  Desenvolver um projeto municipal que atenda: crianças, jovens, adultos e idosos, todos os grupos com ou sem vulnerabilidade social, enfrentar o analfabetismo digital e ofertar alfabetização digital. 
 
Projetos. Implantar alfabetização digital com os princípios da carta brasileira para cidades inteligentes. A sala de aula precisa dessa ação conjunta entre o poder público e privado. Qualquer metodologia de ensino que despreze o uso da Tecnologia Social será pura perda de tempo e uma grande fake news. Nossos alunos e alunas precisam de empoderamento social e tecnológico social, menor potencial protetivo e mais empoderamento com responsabilidades na forma de pensar e agir. Precisamos urgentemente ensiná-los a pensar e não saber no que pensar.
 
Docentes. Nossos professores e professoras precisam de autonomia para ensinar e jamais! Serão substituídos por softwares pedagógicos e/ou máquinas.  Eles e elas precisam de muita humildade para entenderem que a terra é redonda e sem tecnologias principalmente tecnologias sociais em sala de aula qualquer coisa que eles ensinem sem uso: tecnologias sociais, empoderamento, conhecimento, liberdade para aprender e adaptabilidade (social, empreendedora e empregatícia) ficará sem significado prático, usual no dia a dia.
 
Tecnologia Social. É o caminho, estamos contratados profissionalmente pelos seus excelentes currículos e os demitidos pela sua falta de adaptabilidade social e profissional. Tecnologia Social gera o real significado e valores no mundo do trabalho e da empregabilidade profissional.
 
Urgência. Mediante esse quadro futurista, a iniciativa pública e privada devem agir em conjunto e rápido para encontrar soluções para esse caos social. Não basta apenas criar escolas com merenda de boa qualidade, postar fotos no Instagram, criar laboratórios de robótica e informática, escola de tempo integral, mudar currículo pedagógico, oferecer bons salários para professores e professoras, qualificar profissionalmente as pessoas desempregadas. Devemos empoderar pessoas, transformar sua forma de pensar, desenvolver nelas visão sistêmica, comportamento empreendedor, branding social e civilidade. Como podemos fazer isso? Implantado na sala de aula, cada casa e empresa uma escola de Tecnologia Social na modalidade (EAD). Ensinar a educação interativa através das metodologias ofertadas pela Tecnologia Social.
 
Ação Conjunta. A iniciativa pública e privada precisam urgentemente desenvolver e ofertar em cada sala de aula, casa e empresa uma escola interativa na modalidade digital (EAD) os chamados Centros de Formação Social Tecnológico. Essa será uma das alternativas primárias para uma solução imediata para uma geração chamada 5.0 onde o tempo, interatividade social, informação e ação são para ontem. 
 
Utopia. Será um grande tiro no pé de quem achar que o SENAI, Sebrae e SENAC ou qualquer outro projeto governamental na educação tecnológica, ou profissional vai conseguir resolver o problema da ociosidade, vadiagem, analfabetismo digital, alfabetização digital, exclusão digital e inclusão digital e social se não agirem na fonte e em conjunto com: empresas de negócios sociais, ONGs, Sindicatos, Associações, Institutos, etc. Precisamos urgentemente agir de forma conjunta e coordenada nas: empresas, residências, presídios e nas salas de aulas de ensino fundamental, médio, médio técnico e graduação superior. 

Mindset de Crescimento Público e Privado

Objetivo da Carta Brasileira de cidades inteligentes. A finalidade central desta Carta é apoiar a promoção de padrões de desenvolvimento urbano sustentável, que levam em conta o contexto brasileiro da transformação digital nas cidades. Para isso, assume o desafio de integrar as agendas do desenvolvimento urbano e da transformação digital.
 
O conceito de cidades inteligentes. Conforme a Carta brasileira para cidades inteligentes. No Brasil, “cidades inteligentes” são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas. 
 
Principal objetivo das cidades inteligentes. São desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis.

Empregabilidade do Século XXI

Sociedade 5.0

Tecnologia Social

Você Vale a Pena

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Propósito de Vida

O Brasil dos Brasileiro(a)s

O Brasil. É uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e por um distrito federal, divididos em 5.570 municípios.

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IBGE Cidades 

Ressocialização Carcerária

Ressocialização de Pressos e Pressas. Portanto, ressocializar é dar ao preso e/ou pressa o suporte necessário para reintegrá-lo(a) a sociedade, é buscar compreender os motivos que o levaram a praticar tais delitos, é dar a ele ou ela uma chance de mudar, de ter um futuro melhor independente daquilo que aconteceu no passado.

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Jovens Infratores

Expressão Menores Infratores. Se refere aos menores situados abaixo da idade penal, geralmente adolescentes, que praticam algum ato classificado como crime. No Brasil, o termo “menores infratores” é de origem jurídica, e acabou ganhando amplo uso nos meios de comunicação. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os crimes praticados por tais menores são chamados de infrações ou “atos infracionais”, e as penalidades de medidas socioeducativas. O ECA estabelece uma diferenciação entre crianças infratoras – definidas como indivíduos até os 12 anos incompletos – e adolescentes infratores, que são aqueles dos 12 aos 18 anos. Estes são julgados na Vara dos Juizados da Infância e Juventude.

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Beleza e Bem-Estar

Beleza e Bem-Estar. Mente sã e corpo são. É sentir bem e estar bem por completo. » Ser consciente é buscar o autoconhecimento. É ter consciência de seus princípios e valores, respeitando-os durante sua vida. » É uma nova tendência que defende o uso de cosméticos orgânicos, naturais e veganos.

Violência

Causas da Violência no Brasil. Está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos. Mulheres, Crianças, Idosos, Grupos LGBTQIA+, intolerância religiosa e de gênero contribuem para o aumento da violência física e verbal. Os animais sofrem também a violência.   

Redes Sociais

Redes Sociais. No ambiente online, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Saiba Mais 

Branding (Marca). É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

Social. Que diz respeito à sociedade ou às relações que se estabelecem entre os membros de uma sociedade (ex.: convívio social; afastamento social; ciências sociais). Relativo à empresa ou sociedade comercial (ex.: capital social).
 

ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável) são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que depois foi encurtado para Agenda 2030. As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fomesaúdeeducaçãoaquecimento globaligualdade de gêneroáguasaneamentoenergiaurbanizaçãomeio ambiente e justiça social.

ODS

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Educação: Alfabetização Digital

Rádio. Já teve papel importante na alfabetização. A alfabetização digital é a iniciação ao uso e à compreensão dos recursos da informática, sendo imprescindível aos programas de inclusão digital. Através da alfabetização digital a criança ou o adulto toma conhecimento das possibilidades fornecidas pelo mundo cibernético. A alfabetização visa capacitar o indivíduo ao uso de editores de textoplanilhas, navegação e pesquisa na Internet, educação interativa.  Aprende a encontrar e aplicar o que deseja ou precisa através da internet. 

Alfabetização Digital

Educação: Antroposofia

C.L.A. (Conhecimento – Liberdade Para Aprender – Adaptabilidade)

Antroposofia na Educação. Entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si e de fazer escolhas conscientes. É um sistema de tratamento integrativo, uma ampliação da medicina convencional. Ela compreende o ser humano de forma sistêmica ao considerá-lo em suas realidades física, emocional, psíquica, espiritual, individualizada e em interação com o meio ambiente, a sociedade e a cultura.

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Estrutura Educacional e a Tecnologia

Estrutura da Educação no Brasil. Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior. Educação básica: Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita, mas não obrigatória. É de competência dos municípios. A tecnologia na educação brasileira. Sempre esteve presente no processo tanto de aprendizagem quanto de ensino; desde aparelhos rudimentares como o ábaco aos computadores pessoais. Sobre a temática tecnologia e a aprendizagem, deve-se questionar as mudanças na forma de aprender em virtude do avanço da Tecnologia.

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social.  É um conceito que possibilita a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade. Ou seja, essas empresas existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis.

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Geração Z

Geração Z. É a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos hiper conectados, ágeis, individualistas, simples, tolerantes e ligados à diversidade. A geração Z expressa suas emoções em emojis e retrata suas críticas e ponderações da realidade com humor por meio de memes. A geração Z (abreviado gen-Z) (coloquialmente chamado em inglês zoomers, centennialsigeneration) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010 (1997-2010). Ou seja, é o perfil geracional sucessor da Geração Y, de 1980 (começo do Echo Boom); é a geração nativa digitalmente e nativa tecnologicamente, que corresponde à idealização e nascimento da World Wide Web (criada em 1990 por Tim Berners-Lee) e, na substancial intensificação da criação de aparelhos tecnológicos modernos. A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de televisãointernetvideojogos e smartphones. Muitos membros da geração Z são os filhos da geração X.

Geração Z

Pessoas em Situação de Rua

Pessoas em Situação de RuaPara fins deste Decreto, considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia.  Qual a diferença entre moradores de rua e pessoas em situação de rua?O termo apropriado para se referir às pessoas nesta condição é “pessoas em situação de rua”. A expressão “morador de rua” remete a uma característica definitiva. Estar na rua não é uma condição definitiva.
 

Indústria 4.0

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. É uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicosInternet das Coisas Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos. A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Fábricas Inteligentes” com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos, mas sem o enfoque adequado podem desperdiçar grandes investimentos, com poucos resultados.

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Comércio

Comércio 4.0. Incorpora tecnologias como inteligência artificial, big data, internet das coisas (IoT) e automação para criar uma experiência de compra mais personalizada, conveniente e eficiente. A ideia, portanto, é utilizar essas tecnologias para conectar o mundo físico e o digital. Gerar ao comprador todas as facilidades na comprar e na venda, acesso às tecnologias e experiências com produtos e serviços. 

Construção Civil

Construção 4.0. É o termo utilizado para se referir a uma abordagem inovadora na indústria da Construção Civil que incorpora tecnologias avançadas e práticas modernas para melhorar eficiência, produtividade e sustentabilidade em todo o ciclo de vida de um projeto de construção.

Proteção dos Animais

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1070/22, que obriga proprietários de animais domésticos a garantir o bem-estar físico e mental do bicho de estimação, incluindo cuidados com nutrição, higiene, saúde, acomodação. O crime de tráfico de animais silvestres está inserido no inciso III do artigo 29 da lei, que proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos, ou larvas, sem a devida autorização.

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